OFICINA DE ROTEIRO DE LONGA

com Bill Labonia

Da Ideia ao Roteiro em 12 Aulas

A oficina de roteiro de longa é um desenvolvimento guiado onde cada aluno vai desenvolver seu próprio roteiro de longa, partindo da ideia, passando pela fase de planejamento e estruturação até a escrita do roteiro em si. Ao final do curso o aluno terá seu primeiro tratamento pronto.

Ideal para roteiristas iniciantes ou experientes que sofrem de procrastinação ou que têm dificuldades em cumprir metas sem prazos estipulados, além de contar com feedback constante do professor e dos colegas.

As turmas são ULTRA reduzidas, apenas 5 vagas. é um curso super exclusivo que já resultou em alunos com obras premiadas no Brasil e no mundo.

Quer ajuda para desenvolver seu roteiro em uma experiência colaborativa de sala de roteiristas? Essa oficina é pra você.

sala de roteiro.jpeg
59834193_532287167300550_3727269956312629248_o (1).jpg

AULA 1 - TEMA

Sobre o que é a sua história. Por que você quer conta-la? Qual a mensagem que você quer passar? Saber que história contar é o primeiro passo para poder escrever um roteiro.

AULA 2 - PERSONAGEM

Quem é o seu protagonista? Por que ele é do jeito que é? O que ele quer? Entender como o seu personagem principal personifica o seu tema é essencial para entender a história.

AULA 3 - TRANSFORMAÇÃO

Toda história é sobre transformação. Qual é a transformação que acontece na sua história?

AULA 4 - JORNADA

Uma vez que você entende o tema, o personagem e a transformação, a jornada se revela diante dos seus olhos. Uma vez que o roteirista entende a jornada, ele está apto para montar o passo-a-passo do início ao fim da história.

AULA 5 - BEAT SHEET

É hora de organizar a ideia em uma beat sheet. Esse documento se assemelha a uma escaleta e é o último passo antes de você começar a escrever seu roteiro. você vai aprender como se certificar que o plot funciona e que as cenas se completam antes de começar a escrever.

AULA 6 - INTRODUÇÃO

Chegou a hora de digitar o "Fade In:" e começar a escrever. Nessa aula vamos avaliar as primeiras 15 páginas do roteiro que são as mais importantes. Você vai aprender as informações que devem ser apresentadas aqui, bem como criar uma linguagem que engaje o leitor desde as primeiras linhas.

AULA 7 - PRIMEIRO PONTO DE VIRADA

O final do primeiro ato marca o primeiro ponto de virada e aqui você vai criar uma virada eficiente que deixe o leitor com vontade de continuar lendo.

AULA 8 - JOGOS E DIVERSÃO

Vamos trabalhar o início do segundo ato aprendendo a conduzir o protagonista através de complicações progressivas que desafiam seus valores.

AULA 9 - MIDPOINT

Vamos criar um plot twist que muda os rumos da história, invertendo expectativas e colocando nosso protagonista a prova.

AULA 10 - VILÕES FECHAM O CERCO

Vamos criar situações que coloquem nosso protagonista em cheque, levando ele em uma decrescente dramática onde ele perde o controle da situação. 

AULA 11 - SEGUNDO PONTO DE VIRADA

Vamos aprender como criar um momento de falsa derrota onde o protagonista expõe seus medos e quase desiste.

AULA 12 - CLÍMAX E RESOLUÇÃO

Toda a história nos leva até esse ponto, o grande clímax emocional da história e a transformação final do protagonista para fechar o roteiro com chave de ouro.

A%20man%20looking%20at%20a%20contract%20on%20DocuSign%20from%20a%20laptop_edited.jpg
douglas.jpeg

Douglas Jansen

Super recomendo! Fiz o curso de longas e o de séries com o Bill, e durante as aulas aprendi a ter a disciplina e persistência necessárias pra conseguir finalizar um projeto mais longo. Meu piloto de TV foi finalista no WIS 2020 em no Núcleo de Desenvolvimento da Tocantins Filmes em 2021. O longa tá prontinho e vai pra provação dos festivais esse ano.

livia.jpeg

Lívia Sudare

A oficina de longas do roteirista empreendedor foi fundamental para que eu vencesse o medo de me dedicar à um longa. Graças às aulas e feedbacks consegui consolidar minha escrita e tive meu trabalho selecionado para o Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba - 2021. Atualmente estou desenvolvendo tratamento deste trabalho para uma produtora

dianaleal.jpeg

Diana Leal

Eu tive uma experiência incrível com o development, eu não tinha nenhuma experiência com escrita de roteiros e em dez semanas, eu aprendi tudo o que eu precisa para desenvolver minhas ideias. Obrigada Bill Labonia, sem você eu jamais teria conseguido.

INVESTIMENTO

R$ 1250

 

a vista

via boleto ou pix

3X R$ 420

 parcelado no cartão de crédito 

Tem dúvidas? Quer conversar? mande um email para:

roteiristaempreendedor@gmail.com