ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Como Funciona O mercado Norte Americano?

28.12.2015

Muita gente tem vontade de escrever uma serie de sucesso, de se mudar para hollywood e se tornar um roteirista. Ja escrevi sobre como funcionam as agencias de talento, agora e hora de expandir um pouco mais o tema e dar uma visao geral de como funciona o mercado norte-americano.

Primeiramente, como todos devem imaginar, o domínio do inglês é imprescindível. Deve ser fluente na gramática, escrita e verbalmente. Você estará competindo com roteiristas americanos e pra se destacar, terá que ser MELHOR do que eles.

Antes de iniciar qualquer busca por emprego e oportunidades na indústria, o roteirista deve se armar de roteiros diversos que mostrem suas diferentes habilidades como escritor e o domínio dos gêneros e formatos narrativos. Isso significa ter a mão pelo menos 1 longa metragem, 1 piloto de série original e 2 Spec Scripts. Esse é o seu portifólio que você terá que atualizar todos os anos.

O início da busca por um contrato começa com a pesquisa de mercado. Quais os studios e produtoras da cidade que aceitam o pitch de idéias originais? Depois procure quais dessas produtoras produzem ou já produziram conteúdo similar ao que você está propondo? Você pode atirar pra todos os lados, mas eu prefiro ir direto nos alvos mais “certos” primeiro.

A produtora vai pedir que você assine um release form. Pode assinar sem medo. É apenas um documento que protege tanto você quanto a produtora no caso de eles já estarem desenvolvendo algo similar. A produtora normalmente tem um tempo para análise que pode variar entre 4 e 8 semanas. Depois desse período, se não houve resposta, siga em frente.

Você vai ouvir muitos nãos e nem todo mundo vai lhe dar a cortesia de dar uma resposta mesmo que negativa. Cabe a você analisar seu trabalho, identificar possíveis falhas e corrigir sempre que possível. O importante aqui é seguir em frente. Desistir não é uma opção.

Digamos que uma produtora se interessou no seu conceito. O próximo passo e te chamar para uma reunião onde você vai fazer o pitch verbal do seu roteiro. Normalmente para os diretores de desenvolvimento da casa. O Pitch deve estar na ponta da língua, cada pergunta antecipada e cada resposta ensaiada. É aqui que o roteirista usa de suas habilidades para vender o seu peixe. Você não está simplesmente vendendo sua idéia, está vendendo você como profissional. Se sua idéia for genial, mas você for uma pessoa orgulhosa e imbecil, ninguém vai querer trabalhar com você. Esse é ummercado de pessoas e pessoas gostam de se cercar de gente bacana, com os mesmos valores.

Ao fim da reunião, eles vão discutir o seu projeto e se tudo der certo, dentro de dois dias você vai receber um contrato.

Que maravilha! Seu primeiro contrato como roteirista. Antes de assinar, essa é a hora de procurar um Agente. Se você quer um agente, vá a agência com um contrato na mão e diga que você precisa de ajuda na negociação. O Agente querganhar dinheiro, se ele ver que pode ganhar pelo menos um pouco com você, ele vai te representar.

E o pagamento? Bem, normalmente o roteirista recebe em cinco vezes.
- Na assinatura do contrato (20%)
- Na entrega da Beat Sheet (20%)
- No final do Primeiro Tratamento (20%)
- No final do Segundo Tratamento (20%)
- No roteiro final (20%)

Mas não comece a gastar o dinheiro ainda. Como esse foi seu primeiro roteiro, você vai receber o mínimo. Para um episódio de 30 minutos de seriado, você vai receber entre três e cinco mil dolares por episódio.

Em compensação, agora você é um roteirista profissional e já pode fazer parte da Guilda de Roteiristas. Nos Estados Unidos é a WGA (Writers Guild of America), no Canadá a WGC (Writers Guild of Canada). Ser membro da uniao faz toda a diferença. Primeiro, você agora faz parte do circulo de profissionais e se separou dos amadores. Voce vai ser compensado de acordo com as normas da uniao e vai ser protegido pelo seu regulamento.

E depois disso tudo, você finalmente vai poder escrever o seu seriado sabendo que vai ser pago por isso, finalmente. Mas se foi difícil chegar até aqui, mais difícil ainda é se manter entre os melhores. Você deve cumprir os prazos, fazer as correções necessárias sem discutir e fazer com que as pessoas QUEIRAM trabalhar com você novamente. Se sua primeira experiência for problemática, tudo vai ser mais difícil ainda.

E enquanto escreve esse job, ja tenha em mente o próximo. Afinal, depois que esse contrato terminar, você volta para o “fim da fila” e começa o processo todo de novo. Essa é a vida do roteirista norte americano. Não é tão glamurosa, mas é a vida que escolhemos.

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com