ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Spec Script. O que é e por que escrever?

28.12.2015

 

Hoje quero falar um pouco sobre um mercado que é totalmente desconhecido no brasil, mas que na América do Norte é responsável pelo sucesso de muitos escritores e roteiristas. Os Spec Scripts.

Spec vem de Speculative (Especulativo) e Script vem de… bom, você sabe. Um Spec nada mais é do que um roteiro especulativo. Um roteiro que você escreve apenas para provar suas habilidades específicas como roteirista, sem ser contratado nem remunerado por ninguém.

Mas não basta ser qualquer script, o SPEC é um termo vindo do mercado da TV e significa você criar e desenvolver um EPISÓDIO DE SERIADO e formatá-lo no padrão do show original. Seu Spec pode ser um episódio de Breaking Bad que você sempre quis ver, mas nunca passou, ou até uma idéia que voce teve que daria um ótimo episódio de Friends. Escolha um seriado e escreva um episódio.

Você deve estar se perguntando, “Mas e os Direitos Autorais? Eu posso escrever um roteiro usando personagens criados por outras pessoas?” Sua pergunta tem lógica e fundamento, mas a resposta é Sim e Não.

Você não pode comercializar um Spec por razões óbvias, mas você pode usá-lo como portifólio. Você pode escrever, existem até festivais específicos para Specs que voce pode participar. Você pode mandar esse spec para produtoras e emissoras como portiufólio, mas existe uma única regra:

Você NÃO PODE mandar seu spec para o mesmo show que escolheu escrever. Se você escreve um episódio de Arrow, você NÃO PODE enviar seu spec para a produção de Arrow. Isso porque eles são judicialmente proibidos de ler specs sobre o show. Isso serve para evitar possiveis processos de plágio de ambos os lados

Mas o que fazer com o fantástico episódio de Arrow que voce criou se você não pode mandar para a produção de Arrow? Você pode mandar para TODAS as outras produtoras e studios que produzem conteúdo similar. O seu roteiro de Arrow pode ser enviado, por exemplo, para a Netflix, que hoje produz DareDevil e tem planos para expandir o universo dos super herois da Marvel no streaming. Você pode enviar para a Fox, que produz Gotham, outra série de super heróis na TV. 

As possibilidades são muitas. Um Spec bem escrito pode lhe abrir portas no mercado de TV norte-americano. Infelizmente no Brasil não existe mercado de séries de TV. QUem quer se aventurar nesse mercado, além de dominar o inglês deve estar disposto a competir diretamente com os gringos.

Um roteirista deve estar armado com pelo menos 2 specs scripts. De preferência com gêneros diferentes. Como a indústria muda a cada ano, o roteirista deve se programar para escrever 2 novos specs todo ano para se manter atualizado.

O Spec serve para mostrar o quanto você domina um gênero ou formato específico. Como você escreve com personagens já criados e cenários limitados. Como você é capaz de deixar de lado sua própria voz e reproduzir a voz de outros escritores.

Até mesmo quando você quer vender o seu próprio filme ou piloto original, um Spec é muito útil. Você quer mostrar do que é capaz, mas não pode mandar o roteiro para a produtora. A solução é mandar um spec de gênero similar que mostre suas habilidades como escritor e seu domínio do gênero. Lembre-se, não é a sua idéia que importa, é a sua capacidade de executá-la que é o mais importante.

Então, arregaçe as mangas, escolha aquele seriado que você mais gosta e escreva um episódio que se encaixe na temporada mais recente do seriado. Além de ser um excelente exercício, um spec é a arma que voce já deve ter engatilhada assim que um alvo aparecer.

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com