ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Os Personagens de Pulp Fiction

02.02.2016

 

Pulp Fiction, um dos grandes sucessos de Quentin Tarantino nos apresenta alguns personagens memoráveis que continuam vivos na cultura pop nos dias de hoje. Hoje, nós vamos analisar um pouco dos personagens criados por Tarantino e entender qual a função de cada um dentro da trama.

 

Se assistirmos Pulp Fiction em ordem cronológica, nós vamos ver a história de JULES WINNFIELD, um gangster que tem um momento de revelação ao sobreviver a um tiroteio. Agora ele está certo de que isso foi um sinal, e que ele deve buscar a sua própria redenção. Por esse motivo, eu vou começar pelo protagonista da história, Jules.

 

 

JULES WINNFIELD é o nosso protagonista, porque é ele quem sofre a maior mudança no decorrer da trama. O filme começa e termina com ele. Depois de presenciar um “milagre”, Jules decide deixar a vida do crime e buscar redenção. Ele e seu aliado, Vincent, são os que nos conduzem através da história.

 

 

VINCENT VEGA é o ALIADO de Jules. Ele acabou de voltar para Los Angeles depois de 3 anos em Amsterdam. Vincent e Jules tem uma relação de respeito mútuo e genuína amizade. A função dramática de Vincent é apresentar o contraponto as crenças de Jules. Vincent age como um cético, aquele que, como nós, vai questionar a decisão de Jules e colocá-la a prova. O tema de Vincent no decorrer do filme é Lealdade. Mais a frente eu falo mais sobre isso.

 

 

MIA WALLACE é a esposa do chefão do crime Marcellus Wallace. Ela representa, para Vincent, um TESTE DE LEALDADE. Na primeira cena dos dois, Vincent esta falando para Jules da importância da lealdade enquanto conta a história de um homem que foi atirado da janela por massagear os pés de Mia. Porém, além dessa função dramática, Mia tem um arco próprio que pode ser ilustrado pelo seu SET UP e PAY OFF. No restaurante, Vincent pede que Mia conte a piada que ela contou no piloto de TV. Ela recusa, com medo que ele ache sem graça. Mia é uma aspirante a atriz e esposa troféu. Ela representa uma pessoa que vive de sua aparência. Ao final, depois que Vincent a traz de volta a vida e a deixa em casa, ela conta a piada. Ela finalmente deixa a mascara cair e se expõe. Pela primeira vez vemos além da sua aparência e dentro da sua alma. Não por acaso, ela está com uma aparência horrível.

 

 

MARCELLUS WALLACE é o PODER. Mesmo não sendo um antagonista contra Jules, ele é a principal força maligna por trás de tudo. É ele quem manda Jules e Vincent matar os garotos e recuperar os diamantes. Ele paga para Butch perder a luta, e depois manda Vincent matar Butch. Seu ponto fraco é ilustrado perfeitamente em uma de suas falas no filme. Quando ele diz a Butch para entregar a luta, ele entrega a seguinte fala: “Na noite da luta, você pode sentir uma pontada. Isso é o orgulho fodendo com a sua cabeça. FODA-SE O ORGULHO.”. E orgulho é justamente o que o Zed tira de Marcellus no porão da loja de penhores.

 

 

BUTCH é um lutador que já está no fim da carreira. Ninguém espera que ele venha a se tornar campeão um dia. Por isso ele aceita o dinheiro de Marcellus Wallace para cair no quinto round. Mas ele não cai. Na verdade, Butch nocauteou e MATOU ou outro lutador. Mas tudo fazia parte de um plano. Butch apostou todo o dinheiro nele mesmo, contra todas as estatísticas, e ganhou uma bolada. Tudo o que ele tem que fazer agora é ir embora e nunca mais voltar, mas o destino o coloca cara a cara com Marcellus mais uma vez, para amarrar todas as pontas soltas. Butch representa PERDÃO e COMPAIXÃO. O seu exterior forte de lutador, esconde um interior sensível e amoroso. Isso é refletido pela sua namorada Fabbienne.

 

 

FABBIENNE é o coração e a inocência de Butch. Ela é quase o seu oposto, e se não fosse por ela nós nunca veríamos o interior verdadeiro de Butch. Quando conhecemos Fabbienne, percebemos que Butch tem um coração de ouro no fim das contas. E ele prova isso, salvando o que sobrou do cú do Marcellus Wallace.

 

 

O jovem casal, também conhecido como PUMPKIN e HONEY BUNNY são os protagonistas de sua própria “mini-história”. Um casal de criminosos que não são malvados. Eles sequer pensam em matar ou ferir outras pessoas. Assim como Bonnye e Clyde, é a emoção que os motiva. É mais como uma fantasia, do que um ato de maldade. Eles fecham a história em um circulo perfeito quando têm o azar de tentar assaltar o restaurante onde Jules e Vincent estão tomando café da manhã. Eles representam o desafio final na jornada de redençãod e Jules. É nesse momento em que Jules escolhe se ele quer ser o Pastor dos Fracos, ou o Homem Mau. Dramaticamente falando, Pumpkin e Honey Bunny representam o tema do filme, onde criminosos são apenas pessoas normais que não são definidas pela sua noção de certo e errado. É exatamente por isso, que o filme começa e termina com essa mesma nota, com esses mesmos personagens.

 

O que faz de Quentin Tarantino um gênio, é sua capacidade criativa, de trabahar com cuidado cada peça individualmente e ao mesmo tempo fazê-las funcionar perfeitamente com um todo. Quando mais esforço, trabalho e atenção você dedica aos seus personagens, mais camadas de significados você adiciona ao seu filme.

 

Gostou? Deixa um like na nossa Fanpage e não deixe de adquirir o livro Roteirista Empreendedor.

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com