ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Os Elementos do Drama

03.02.2016

 

Este post é o início de um Estudo de Gêneros que estou fazendo. Quero abordar os elementos e a estrutura de cada gênero para que possa me tornar mais eficiente em cada um deles. Resolvi começar pelo que considero o gênero básico. O Drama.

 

Drama é um ótimo ponto de partida para o roteirista iniciante. São normalmente histórias pequenas, centradas em personagens e conflitos pessoais. Um bom filme de drama é aquele que leva consigo o espectador na montanha russa de emoções. Um bom drama nos faz chorar, rir e explorar sentimentos que nem sabíamos que existiam.

 

Aristóteles falava nos 6 elementos do drama para garantir uma grande história. São dicas que parecem simples, mas que ao aplicadas trazem grandes resultados. Vamos aprender um pouco como aplicar os elementos de Aristóteles em nossos roteiros.

 

1- PLOT. Você precisa de um bom Plot para manter sua audiência engajada. Plot é a sequência de incidentes do seu roteiro. Isso significa que uma cena provoca inevitavelmente a cena seguinte, e ao mesmo tempo depende totalmente da cena anterior. Sem um plot interessante, você não vai conseguir manter a atenção do público por muito tempo.

 

2- PERSONAGEM. Tendo um bom plot, você agora precisa de Personagens interessantes. Cada um retratado como uma pessoa real, com seus conflitos e seu arco dramático próprio. Cada personagem deve ser essencial e inevtável a trama. Bons personagens refletem qualidades ou defeitos que vemos em nós mesmos. Os personagens existem para SERVIR AO PLOT. Por isso, segundo Aristóteles, você deve criar o seu plot primeiro, e os personagens necessários para a realização daquele plot vão simplesmente emergir do mesmo.

 

3- DICÇÃO. Os seus personagens falam palavras, e essas palavras têm um significado, algumas têm mais de um. Dicção é a forma como seus personagens se expressam. Se você não sabe quem eles são, você não sabe como eles falam. É preciso entender a fundo cada personagem para entendar suas vozes.

 

4- TEMA. O tema é a mensagem que o filme está tentando pasar. O Tema é resultado da escolha das palavras, da DICÇÃO dos seus personagens. O tema está presente na forma como os personagens falam e agem e o que eles realmente querem dizer com isso. O Tema é aquilo que você escreve nas entrelinhas.

 

5- ESPETÁCULO. Além de um bom tema, bons personagens, plot interessante, as pessoas vão ao cinema pelo espetáculo. Isso se traduz na forma como o seu filme é apresentado visualmente. O Espetáculo dialoga diretamente com o TEMA, já que cada frame, cada imagem do filme reflete a mensagem que está por trás. Imagine que você escreva um filme sobre ESCOLA, e que o TEMA seja “A Escola é como uma prisão”. Você pode ter no seu filme, cenários e locações que refletem esse tema. Como por exemplo, as salas de aula podem ter persuanas, cujas sombras parecam barras de ferro projetadas nos estudantes.

 

6- MUSICA. A música traz o elemento emocional que amarra todos os outros elementos juntos. A Musica fala com o tema, com os personagens e faz parte do espetáculo. Através da Trilha sonora, você vai guiar o público através da sua montanha russa emocional.

 

Aplique os ensinamentos de Aristóteles em seus roteiros de drama e vejam o valor dramático de seus textos subirem drasticamente. Os 6 Elementos, quando bem aplicados, resultam em prêmios quase certos para o roteiro.

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com