ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

5 Dicas para Vender seu Roteiro.

13.02.2016

 

1- Escreva, reescreva e busque feedback profissional. Você não pode nem pensar em vender um roteiro se ele não estiver em nível profisisonal. Grande parte do motivo que leva roteiristas iniciantes a não vender o seu roteiro é porque ele simplesmente não está pronto para ser sequer oferecido para as produtoras. Lembre-se, a primeira impressão é a que fica, portanto não estrague-a. Não se precipite enquanto o seu roteiro não esteja 100% pronto.

 

2- Crie uma Carta de Apresentação e uma Outline de uma página. Na outline, descreva o seu projeto. Logline, sinopse qual o diferencial do projeto, etc. Na carta, também de uma página, você fala sobre o seu involvimento pessoal com o projeto e por que você é a pessoa certa para desenvolvê-lo. Se você não tiver uma outline e uma carta de apresentação, qualquer roteiro que você mande vai acabar quase que certamente no lixo. Lembre-se que a função da carta e da outline é vender o projeto. Você deve conquistar o produtor assim como conquista o leitor nas páginas. Conhecer profundamente o seu material é a chave para um grande pitch.

 

3- Cinema Independente. E não estou falando de “idéia na cabeça e câmera na mão”. Estou falando de filmes de qualidade feito por profissionais apaixonados sem a participação de grandes empresas ou patrocinadores. Esse pode não ser o caminho mais fácil, mas é um caminho, com certeza. Ao invés de vender o roteiro, você se junta com outros profissionais e produzem o filme vocês mesmos. Um filme finalizado é mais fácil de conseguir distribuição. Um filme independente bem produzido, mostra que você entende de cinema e de orçamento e sabe como balançear os dois. No mercado do cinema isso vale ouro. O Cinema Independente vai COM CERTEZA te transformar em um roteirista melhor.

 

4- Encontre os 6 graus de separação. Todos nós estamos conectados por 6 graus de separação. Pessoas que você jamais sonha em conhecer, podem estar a 6 apertos de mãos de distância. Converse com seus colegas, amigos, use as redes sociais ao seu favor. Encontrar a ligação entre você e o seu alvo pode ser mais fácil do que você imagina. Assista o documentário “Meu Encontro com Drew Barrymore” para ver como funcionam os 6 graus de separação e como aplicar para atingir o seu alvo.

 

5- Frequente cursos, palestras, eventos de mídia e scriptfests. Esse é o caminho mais fácil de ter um momento de tete a tete com um produtor ou executivo que pode se associar ao seu projeto. Existem centenas de eventos de pitch ao redor do mundo, porém os mais conhecidos são o Script Fest, de Hollywood, que acontece todos os anos em Santa Monica, CA. O Festival de BANFF, no Canadá e o Rio Content Market, no Brasil.

 

Lembre-se, a vida do roteirista empreendedor é criar e vender. Lembre-se dessa frase: “Qualquer idiota é capaz de pintar um quadro, mas só um gênio é capaz de vendê-lo.”

 

Bom fim de semana.

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com