ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Sabe por que tantos roteiristas falham?

14.02.2016

 

Se você é um artista, ou um empresário criativo, você consequentemente é um sonhador. Mas não um sonhador qualquer. Você tem sonhos grandes e ambiciosos. Aquele tipo de sonho que faz você praticar o discurso no chuveiro. Você sabe do que eu estou falando.

 

Porém, dia após dia eu vejo pessoas abandonando seus objetivos, frustrados, deprimidos, porque alimentaram uma ilusão muito comum entre os roteiristas iniciantes. Uma ilusão que anda de mãos dadas com sonhos ambiciosos.

 

A linha de raciocínio é a seguinte: “Se eu conseguir colocar meu filme em Sundance, ele vai ser vendido por muito dinheiro. Então Hollywood vai bater na minha porta. Eu vou conseguir contratar um agente, pegar trabalhos melhores. Aí é só uma questão de tempo até eu estar escrevendo um blockbuster.  Aí sim, minha carreira vai deslanchar naturalmente. Como deve ser. “

 

Consegue identificar a falha no raciocínio? Se sim, parabéns, se não, atenção redobrada a partir de agora.

 

A criadora da “Teoria do Principe Encantado”, Shawn Tolleson, compara o roteirista a uma Princesa de conto de fadas.

 

A lenda diz que a Princesa deve esperar pelo Príncipe Encantado.

Ela deve estar perfeita e pronta para quando ele chegar.

Mesmo não sabendo quem ele é, ou quando ele vem.

Ela é impotente, indefesa na história.

A mercê de um estranho que pode ser que nunca chegue.

Ela deve ser escolhida, não tem como escolher.

Ela não tem poder.

 

E assim como uma princesa, os roteiristas acham que tudo o que eles precisam fazer é ter uma história linda e pronta para quando o Príncipe Hollywood chegar. E isso só não é suficiente.

 

Você vai passar sua vida, sua carreira, sendo a donzela em apuros? Ou vai assumir as rédeas e se tornar protagonista? De quem é essa história afinal?

 

Sabe por que isso acontece?

 

Porque é muito mais fácil esperar e rezar do que sair e fazer acontecer.

 

É mais fácil reclamar que o mercado é fechado do que sair para conhecer as pessoas certas. É mais fácil reclamar que ninguém te da uma oportunidade do que criar a sua própria. É muito mais fácil sonhar com dinheiro do que sair e fazê-lo.

 

E depois de esperar e esperar, rezando e torcendo para que algo bom aconteça, você olha a sua volta e fica puto. Você não tem um roteiro brilhante, muito menos um agente literário. Você nem sabe como abordar um produtor, e mesmo que consiga, não saberia o que falar. Você não tem dinheiro nem pra viajar pro interior, quanto mais pra ir pra Sundance. Voce se sente frustrado, desperdiçou todo esse tempo rezando e esperando, evitando correr riscos, e isso foi acumulando, acumulando, até que você desiste.

 

Agora faça um favor a você mesmo e jogue esse mito na privada e dê descarga. Tome para si a responsabilidade pelo seu sucesso e pela sua carreira. Trace seus objetivos e saia para buscá-los. Claro, você vai ser rejeitado, vai ouvir muitos nãos. Claro que você vai se frustrar e pensar em desistir, vai estar em constante risco, se equilibrando na beira do abismo. Mas sabe de uma coisa? É tudo seu! Os seus erros são as suas lições, o seu aprendizado e o seu triunfo.

 

Então, nada de coitadismo. Não seja uma donzela. Se você quer, saia de casa e corra atrás, porque ninguém vai correr por você.  Não pense que você vai enviar seu roteiro para o JJ Abrams e ele vai ler, gostar e cuidar de tudo pra você. Se você não fizer acontecer, ninguém vai. 

 

Esse texto faz parte do artigo “Você está esperando pelo Príncipe Encantado” (Are you wating for Prince Charming?) escrito por Shawn Tolleson.

 

Você pode conhecer Shawn, ela é especialista em pitch e vai te ensinar os segredos para sair da reunião com um negócio fechado com sua técnica “Ace your 5 minute pitch” entre 29 e 31 de Maio de 2016 no evento ScriptFest, em Los Angeles, CA.

 

Mais informações. Scriptfest.com

 

E como sempre, se você gostou do conteúdo, clique Curti na nossa Fanpage e não deixe de adquirir o meu livro Roteirista Empreendedor – Guia Prático de Roteiro de Cinema. A venda em formato digital pela Amazon e pela nossa Loja Virtual.

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com