ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

É possível viver como Roteirista?

18.02.2016

 

A pergunta que não quer calar e que aflige muitos dos que sonham em ingressar em uma carreira na indústria do cinema mundial. E possível se sustentar sendo roteirista no Brasil? E no resto do mundo?

 

Apesar de parecer algo impossível e inalcansável, a incerteza é inerente a qualquer profissão. Dificilmente você vai engatar no emprego dos seus sonhos logo depois da formatura. Dos meus amigos que são médicos e advogados, todos eles tiveram, e ainda têm, que ralar muito nos primeiros anos de carreira. Noites mal dormidas, stress, frustração...

 

Tudo depende do que você enxerga como sucesso profissional. Se você sonha com a vida estável que seus pais tiveram, com emprego de 9 as 5, batendo ponto e recebendo o contracheque certinho no final do mês, provavelmente a vida artística não é para você. Se o seu sonho são é ganhar milhões de dolares , ficar rico e famoso, talvez essa não seja a profissão ideal para você.

 

Mas como assim? Todo mundo que trabalha com cinema é rico e bem sucedido. Engano seu. Asim como em todas as profissões, você têm o 1% que conseguem ficar milionários com o seu trabalho. O restante dos 99% são profissionais anônimos que ralam dia e noite para entregar textos no prazo e com qualidade.

 

Para cada filme que você vê no cinema, existiram no mínimo 100 roteiros competindo por aquele espaço. 100 roteiristas que tiveram seus sonhos frustrados e tiveram que voltar para o escritório para escrever o próximo texto.

 

Muita gente que é bem sucedida hoje, inclusive no Brasil, são pessoas que já nasceram na classe A, e tiveram todo o suporte financeiro para montar produtoras caríssimas e iniciar seus trabalhos logo cedo. Quando você vê um ator ou atriz da globo, você sabe que aquela pessoa dificilmente saiu de uma clase baixa e foi contratada pelo seu talento. São, em sua maioria, filhos e parentes de profissionais já consagrados, que conseguem emprego na base do QI. Isso não é ilegal, nem imoral quando se trata de iniciativa privada, mas não podemos dizer que é justo.

 

Por isso, se você não nasceu em berço de ouro, resta a árdua tarefa de provar a cada dia o seu potencial. Mas isso não é uma missão impossível, você só precisa ajustar suas expectativas. Tenha em mente que você não vai ficar rico nem famoso nos seus primeiros anos de profissão. Que aquele roteiro no qual você dedicou suor e lágrimas vai ter que ser deixado de lado para que você possa partir para o próximo projeto. E assim é a vida do roteirista. Um trabalho depois do outro.

 

Assim como em qualquer profissão, você vai ter que se dedicar 100% ao seu sonho se quiser realmente ter sucesso na carreira. Ninguém consegue ser um roteirista de sucesso trabalhando em uma repartição pública. Se você quer ser um roteirista profissional, Roteiro não pode ser seu segundo emprego, deve ser sua ocupação principal.

 

Parece arriscado não? E é. Largar o conforto e segurança do seu emprego genérico pelo risco incerto de uma carreira criativa não é pra qualquer um. É preciso ter a coragem que os outros não têm, é preciso ir aonde ninguém se atreve se você quiser chegar onde niguém mais chegou.

 

A dificuldade que você vai enfrentar é inversamente proporcional ao tamanho dos seus sonhos. Quanto mais você quer e se move para conseguir, mais fácil fica.

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com