ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

O Sonho de Trabalhar em "Hollywood".

26.02.2016

 

Desde pequeno, quando comecei a me interessar por cinema, meu sonho sempre foi viver e trabalhar em Hollywood, ser rico, famoso e reconhecido. Caminhar pelos tapetes vermelhos e dar um discurso no Oscar. Quem nunca?

 

O problema, é que quando eu decidi sair do Brasil para estudar e tentar a sorte em Los Angeles, Eu não tinha a menor ideia da real situação do mercado de cinema. Não se trata de um country club de gente rica, jogando jogos caros e ganhando rios de dinheiro com os resultados. Trata-se de uma indústria multimilionária, que só perde para a indústria bélica americana.

 

Saí de Los Angeles porque claramente ainda não estava pronto para aquela realidade brutal. Milhões de candidatos do mundo todo, gente competente e criativa, disputando umas poucas centenas de vagas. Vi que ali o negócio é sério. Não existe espaço para amadorismo e muito menos para “jeitinho”. Se você for qualquer coisa abaixo de “Excelente” vai ser muito difícil conseguir trabalho.

 

Eu falo isso para desestimular? Para acabar com os sonhos dos iniciantes? Muito pelo contrário. Eu não quero que você desista ao se deparar com a cruel realidade do mercado norte-americano. Eu não quero que você se deixe abater pelas dificuldades (que vão ser muitas). Eu quero que você chegue lá pronto e preparado para aguentar as porradas, as portas fechadas, as críticas, os insultos e qualquer coisa que posam jogar em você. Como disse Rocky Balboa, "Não importa o quão forte você bate, mas o quanto você aguenta apanhar e continuar lutando.”

 

Eu não sou a pessoa que vai produzir os seus roteiros, nem a que vai vendê-los pra você. Mas o que eu espero ser, é alguém que te ajude a ter uma visão mais ampla, mais realista do mercado, e que te ofereça as ferramentas para que você mesmo possa construir sua história.

 

O ebook, Roteirista Empreendedor, representa o primeiro passo de uma jornada de mil quilômetros. O primeiro passo que eu gostaria de ter tido antes de me desbravar pela indústria sem estar pronto pra ela. É a voz que eu gostaria de ter ouvido, que me mostrasse como as coisas funcionam na prática.

 

Hoje eu vivo em Vancouver, pois a indústria norte americana vai além de Los Angeles. Além de ter sido contemplado com uma bolsa para me especializar em Roteiro na Vancouver Film School, descobri que muita coisa que eu assisto é produzida aqui.

 

A Grande Vancouver, hoje, conta com centenas de produtoras. O mercado de produção de cinema, TV, Games e animação aqui é gigante. Longe do polo de produção de Los Angeles, Vancouver se beneficia de impostos baixos que incentivam as produções americanas a virem produzir seu conteúdo no Canadá.

 

Arrow, Flash, Legends of Tomorrow, Supernatural, Arquivo-X, Once Upon a Time. Essas são só algumas das séries que são filmadas em Vancouver. A cidade também serve de cenário para Deadpool, X-Men e atualmente é o lar dos Power Rangers.

 

Além disso, o Canada tem a sua própria produção de cinema e TV. Os Festivais de Vancouver e Toronto já estão entre os mais prestigiados do mundo. O Canadá produz muita TV, documentários e Reality shows. Um dos grandes mercados de produção canadense são os M.O.W. (Filmes feitos para a TV). Normalmente produções de baixo orçamento, estilo “sessão da tarde”.

 

E foi quando eu cheguei em Vancouver que eu aprendi mais um pouco sobre o que realmente significa ser um roteirista. Esqueça as festas, a fama, o dinheiro e as mulheres. O roteirista é reconhecido dentro do mercado, pelos outros profissionais, mas é ignorado pela massa, pelo grande público. Isso porque, 90% de tudo o que os roteiristas escrevem jamais chegam em fase de produção. Você pode literalmente, passar a vida escrevendo, sendo pago e ganhando bem pra isso, e mesmo assim não ter um filme para mostrar. Esse é o nível de concorrência que estamos lidando no mercado norte-americano. Por isso é importante você definir desde já o que significa sucesso pra você? Sucesso pra você é ganhar um oscar e desfilar na calçada da fama ou ter uma vida confortável, com sua família, sendo pago para escrever? Pra mim, sempre foi a segunda opção.

 

Muitas produtoras têm uma equipe de roteiristas, que ganham salário fixo para criar e desenvolver conteúdo para a casa, independente de demanda. A produtora então, passa a ter a sua disposição um catálogo de propriedades intelectuais, esperando o momento certo para ser produzido. Para muitos roteiros, esse momento nunca chega.

 

Outros roteiristas investem seu tempo desenvolvendo seus Specs, sabendo que estes nunca verão a luz do dia. O abismo que existe entre tudo o que é escrito e tudo o que é produzido, é enorme.

 

E é por isso que para ser roteirista, você deve gostar MUITO de escrever. Porque é isso que você vai fazer 80% do seu tempo. Se pra você, escrever é só uma obrigação ou um trabalho, o caminho vai ser muito mais difícil.

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com