ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Sundance tem Inscrições Prorrogadas!

01.05.2016

 

Quer fazer seu nome? Essa é sua chance. O Sundance Institute, casa de um dos mais renomados festivais de cinema do mundo prorrogou o prazo de inscrições para roteiros de séries para o dia 25 de maio.

 

O Sundance Institute prorrogou as inscrições do Episodic Story Lab, que acontece entre 26 de setembro e 1 de outubro de 2016. Trata-se de um laboratório de desenvolvimento de obras seriadas para o mais renomado instituto de cinema do mundo. Se você leva a sério a sua profissão e quer dar o próximo passo em sua carreira, LEIA COM ATENÇÃO.

 

Podem participar roteiristas e diretores de todas as mídias e backgrounds, TV, Cinema, teatro, documentários, longas, contanto que estejam desenvolvendo uma obra seriada. Os Candidatos deverão ter o ROTEIRO COMPLETO DO EPISÓDIO PILOTO e um resumo entre 2 e 3 páginas do restante da série, que inclua a descrição da premissa, gênero, personagens principais e o cenário da trama, além de um pequeno resumo do arco dramático de cada personagem ao longo da temporada. Tudo isso deve estar nessas 2-3 páginas!

 

O piloto e o seriado NÃO PODEM, EM NENHUM MOMENTO, terem sido vendidas, negociadas ou optadas por empresas produtoras e exibidoras. Esse é um edital para obras NOVAS E INÉDITAS. E o principal, o aplicante principal NÃO PODE ter vendido nenhum piloto ou filme para nenhuma empresa. Esse edital, é também para ROTEIRISTAS ESTREANTES. Por isso, você vai estar competindo entre outros candidatos, que assim como você, são amadores buscando a profissionalização. E onde seria o melhor lugar para começar senão em Sundance? O Piloto pode ser original ou adaptado de um material fonte, desde que o roteirista TENHA PARA SI, OS DIREITOS DO MATERIAL ORIGINAL. Por isso, só adapte coisas que você possui direitos patrimoniais sobre. 

 

Um outro ponto importantíssimo, é que o Instituto vai dar prioridade para roteiristas estreantes, de preferência de zonas e mercados com pouca expressão no mercado norte-americano. Eles querem sangue novo e estão procurando coisas novas. Essa é uma oportunidade de ouro para os roteiristas brasileiros mostrarem do que são capazes.

 

Para participar, o aplicante deve enviar os dados de contato do roteirista. O Laboratório aceita até dois roteiristas por projeto, mas apenas um deve ser o contato principal. A biografia do(s) roteirista(s), não mais de 250 palavras por pessoa. A Logline da série, com não mais do que 4 sentenças (1 parágrafo), que descreva o plot, o gênero, cenário e personagens centrais do piloto. Uma Sinopse Estendida do Piloto, com não mais do que 500 palavras, descrevendo o cenário, a história e os personagens centrais do piloto. Finalmente, um pequeno texto dissertativo, respondendo as seguintes perguntas:

 

- Por que você está interessado em desenvolver essa história como série e por que razões esse material se encaixa perfeitamente nesse formato?

 

- Existe uma abordagem específica em tom, produção, narrativa ou estética que é essencial para a execução dessa série?

 

Seja específico e deixe claro qual é o SEU diferencial criativo e por que VOCÊ é a pessoa perfeita para transformar esse projeto em realidade.

 

Você também deve enviar as 5 primeiras páginas do seu piloto e pagar a taxa não reembolsável de 40 dólares, que deve ser pago via cartão de crédito no momento da aplicação online.

 

Agora, essa é a parte mais importante e é aonde você deve ler com muita atenção. O que eles estão procurando?

 

O Concurso vai considerar tanto Dramas de 1 hora, quanto Comédias de meia hora gravadas com uma única câmera (single camera). Eles estão procurando histórias centradas em personagens (character driven), que possuam uma visão única. Eles estão abertos para todos os gêneros e tipos de material, mas deixam bem claro que estão procurando por conteúdo que um espectador comum espera encontrar em um serviço de TV a CABO, como HBO, Netflix, A&E e Sundance TV. ISSO É MUITO IMPORTANTE. Isso quer dizer que o seu material deve estar dentro dos padrões narrativos e de qualidade do mercado de TV a cabo norte-americano. 

 

A quantidade de episódios, também deve estar dentro dos padrões da TV a Cabo Norte Americana, entre 10 e 13 episódios. Os Candidatos poderão fazer uma minissérie, com menos episódios, mas devem notificar previamente, antes de fazer a inscrição, para ver se existe o real interesse do instituto em levar o seu projeto adiante. O objetivo desse festival não é arrecadar dinheiro, é encontrar novos talentos capazes de gerar milhões de dólares em audiência para a sua emissora. O mesmo vale para séries de animação, que deverão incluir no processo de aplicação, a ARTE CONCEITUAL do mundo e dos personagens.

 

Esse ano, Não serão aceitas séries de documentários

 

O Sundance Institute Não retém os direitos autorais nem patrimoniais da obra. Tudo é feito com autorização prévia e assinada do autor da obra, no caso, VOCÊ. O Sundance ainda deixa claro que é uma organização sem fins lucrativos.

 

O Sundance vai arcar com todas as despesas de passagens aéreas (locais), hospedagem, transporte e alimentação. O Concurso é aberto para roteiristas de todas as partes do mundo, porém, cabe ao APLICANTE, se morar fora dos Estados Unidos, arcar com a passagem do seu país até lá. Todos os trechos nacionais americanos, o Sundance vai cobrir. Por isso, fora os 40 dólares, as despesas de visto e a passagem aérea (se for o caso), você não paga absolutamente nada para participar do laboratório ao vivo, no coração da indústria americana, para desenvolver conteúdo original para o maior público consumidor do planeta. Os laboratórios serão realizados no Youtube Space, em Los Angeles, Califórnia.

 

Atenção para a lista de exigências.

 

- O Aplicante deve ser capaz de viver legalmente nos Estados Unidos durante a duração do laboratório.

- Devem ser maiores de 18 anos.

- O projeto deve ser de autoria do aplicante.

- O projeto deverá estar escrito em inglês.

- O projeto deve ser novo, nunca produzido, vendido ou optado por empresa produtora ou exibidora.

- O Projeto Não pode infringir direitos autorais e patrimoniais de terceiros.

- Cada episódio deve ter entre 22 e 25 páginas.

 

Para fazer sua inscrição, CLIQUE AQUI. Não esqueça de ler as instruções de aplicação.

 

Ou visite 

 

http://applications6.sundance.org/

 

Boa sorte.

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com