ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Bill Labonia recebe Menção Honrosa no Canada International Film Festival / Screenplay Contest

18.05.2016

 

Obscurity, piloto de animação recebe menção honrosa no Festival Internacional do Canada (Canada International Film Festival / Screenplay Contest).

 

Quando tive uma cadeira de Animação na Vancouver Film School, meu coração de nerd insistiu que eu escrevesse um Science Fantasy, Uma mistura de Ficção Científica e Fantasia a lá Star Wars.

 

Aliás, um detalhe importante, é que Star Wars é o motivo pelo qual eu fui desbravar o mercado Norte Americano. Meu sonho, desde quando eu decidi perseguir minha carreira, sempre foi trabalhar em Star Wars, seja do que fosse. Como cabo man, roteirista, faxineiro, não importa. Eu queria poder ter meu nome atrelado a Star Wars de alguma forma. Hoje, eu continuo perseguindo esse sonho. e quando eu conseguir chegar lá, vocês serão os primeiros a saber.

 

Mas, voltando ao assunto, Obscurity foi pensada para ser um spec de Star Wars. Um Fanfic roteirizado, se preferir. Mas quando percebi que havia algo a mais ali além da minha paixão e nostalgia, foi quando resolvi trazer aquela história para o meu próprio universo. Queria criar algo reconhecível, porém, diferente. E essa foi uma das decisões mais inteligentes que eu já tomei.

 

Meu professor de animação, na época, era Victor Nicolle, um roteirista de animação veterano na indústria canadense. Sob a mentoria dele, comecei a traçar os meus atos. Queria um piloto para a grade de 30 minutos, mas Victor, sabiamente me aconselhou a encaixar Obscurity na grade de 15 minutos, formato usado nos grandes canais de animação, como Cartoon Network, Nickelodeon e Disney Channel. Outro sábio conselho. Como os canais estavam aproveitando a sua grade com animações diversificada, os pequenos episódios de 15 minutos acompanhavam melhor o déficit de atenção da criançada de hoje. O piloto foi reestruturado para ficar comercialmente mais viável. E ficou.

 

Victor me guiou pelos fundamentos do roteiro de animação. Comece GRANDE, mostre a que chegou logo nas primeiras páginas. Apresente os personagens de forma rápida e eficiente. Não gaste diálogos e mantenha as vozes dos personagens claras e únicas, e principalmente, mantenha o RITMO. Como Obscurity é uma aventura espacial, coisas devem acontecer o tempo todo para manter a roda girando, do contrário a criança ou adolescente perde o foco.

 

Ele também me mostrou como comercializar essa animação e me mostrou o que os estúdios de animação querem. Uma coisa importantíssima que aprendi, foi em como CLASSIFICAR minha animação.

 

Animação, é um nicho bem diversificado. Temos a gigante Disney/Pixar que consegue, magistralmente, fazer animações de quatro quadrantes, que agradam homens, mulheres, crianças e adultos. Porém, a grande maioria do mercado é voltada para animações de público específico. A Nickelodeon, por exemplo, aposta em produzir para a faixa etária até 12 anos, ou seja, o público infantil. Existe também a faixa de público popularmente conhecida como "tweens", ou seja, 'twelve and teens", de 12 a 18 anos. A Warner/DC produz animações adultas, algumas com censura 18 anos, outras, 16. Existe mercado para animações puramente adultas, como os animés Akira, Ghost in the Shell, ou seja, existe mercado para todo mundo, é só escolher o seu alvo e mirar.

 

Mas vamos falar em quadrantes. Quando falamos do mercado de animação, dividimos ele em quatro partes. Homens, Mulheres, Crianças e Adultos. Colocamos isso em um gráfico e acabamos com quatro quadrantes.

Se sua animação dialoga com meninos de até 18 anos, ela é uma animação de dois quadrantes, ou seja, Homens e Crianças. Um exemplo disso é Ben 10.

 

Se sua animação dialoga com meninas de até 18 anos, como em Meninas Superpoderosas, também são dois quadrantes.

 

Para ser uma animação de quatro quadrantes, ela deve dialogar diretamente com homens, mulheres, adultos e crianças, como é o caso de Os Simpsons.

 

Isso influi diretamente no potencial comercial do seu roteiro de animação e com essa simples informação eles são capazes de pesar o custo da produção e seu potencial de lucro. Mas não basta só DIZER, você tem que MOSTRAR.

 

Seu roteiro deve REFLETIR os quatro quadrantes para qualquer um que o ler. Deve ser claramente atrativo para meninos, meninas, homens e mulheres, de todas as idades. 

 

No meu caso, Obscurity tem uma protagonista feminina forte. Uma garota adolescente alienígena diferente, que quer, mais do que tudo, fazer parte de algo maior. Ponto para as Meninas.

 

O Anti-Herói, é um "Cowboy do Espaço", um caçador de recompensa que nunca deixa sua presa escapar. O cenário permite muitas aventuras e batalhas espaciais com naves e robôs. Ponto para os Meninos.

 

O TEMA, é universal. A batalha do certo contra o errado, o bem contra o mal. Porém, a forma como o tema é abordado, deixa espaço para a apreciação adulta. Os personagens e o espetáculo são para as crianças, mas o tema e os conflitos, são para os adultos.

 

Dessa forma, Obscurity conseguiu se encaixar nos quatro quadrantes, e teoricamente, estava pronto para ser distribuído aos studios. Só faltava uma coisa. Eu tinha que submeter Obscurity para uma temporada de festivais. Só assim eu saberia com certeza se o piloto estava pronto para o mercado. 

 

Foi assim que Obscurity começou a andar com as próprias pernas. Depois de inscrevê-lo em uma temporada de festivais, eu podia partir pra outro projeto e deixar que esse seguisse seu caminho e torcer pra que voltasse pra casa com um prêmio. E assim foi. Depois de algumas rejeições e tropeços, Obscurity ganhou como melhor piloto de TV no Digitalmation Awards, em Vancouver em abril de 2015. Eu lembro como se fosse hoje, trabalhava como lavador de pratos em um restaurante de Vancouver quando recebi a notícia que Obscurity havia sido premiado. Comentei com o meu chefe, "recebi meu primeiro prêmio de roteiro internacional". Ele disse "Parabéns. Volte ao trabalho".

 

Mesmo se a sua situação não for ideal, é importante que você mantenha o foco no seu objetivo e o olho no prêmio o tempo todo. Não deixe que o seu emprego fique no caminho de sua profissão (sim, são duas coisas distintas). 

 

Por enquanto, Obscurity está no circuito de Festivais, por isso não posso compartilhá-lo, quando acabar, ele vai ser distribuído para os estúdios, com alguns prêmios e laurels estampados na capa. Isso multiplica as chances do roteiro ser bem recebido.

 

Quer saber o que vai acontecer? Curta nossa página, assine o canal, assine o podcast que assim que mais um prêmio ou novidade surgir, eu conto pra vocês.

 

Lembrando que as últimas vagas do Workshop do Roteirista empreendedor de Recife estão acabando. Corre lá no site da REDHOOK pra conferir a agenda completa e reservar o seu lugar.

 

http://www.redhookschool.com/workshops/roteirista-empreendedor-recifepe.html

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com