ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Já pensou em ter seu seriado na Netflix? Eles pensaram e FIZERAM.

14.06.2016

 

Quem sonha em escrever um seriado de TV, sonha em, um dia, ver sua história nas telas da Netflix. Não é a toa. A Netflix, têm em seu catálogo, hoje, mais de 60 produtos exclusivos entre Filmes, Documentários, Seriados e Especiais de comédia. Além disso, a empresa está expandindo esse ano para Taiwan, Singapura, Coréia do Sul e Hong Kong. Em 2017, a Netflix pretende estar presente em todo o mundo. É esse potencial de atingir audiências em massa que faz da Netflix um parceiro tão cobiçado para qualquer profissional da área.

 

Mas como, você, um simples roteirista independente vai conseguir chamar a atenção da gigante Netflix? É exatamente isso que vamos ver aqui hoje. 

 

Essa é a história do ator e roteirista Ahmad Saadaldin e o caminho que ele encontrou para ter sua voz ouvida pela gigante do audiovisual mundial.

 

Ahmad, um jovem ator de origem muçulmana, família oriunda do Oriente Médio. Foi para Hollywood tentar a carreira de ator, mas acabou encontrando um dos maiores obstáculos existentes no mercado norte-americano hoje, O TYPECASTING. Você já deve ter ouvido a expressão "Whitewashing", muito comentado durante a campanha do Oscar 2016 através da hashtag "whysowhite?" (porque tão branco?). Se refere a imensa dificuldade que atores não caucasianos encontram para conseguir papel de destaque nas produções hollyoodianas. Negros, asiáticos, indianos, todos acabam sendo estereotipados pela sua raça, ao invés de tratados como pessoas. Para Ahmad, o papel que Hollywood tinha para oferecer a ele era o de terrorista ou traficante.

 

Foi quando Ahmad resolveu que não queria contribuir para a cultura do estereótipo de sua raça. e se deu conta que se não existiam papéis para atores não brancos, era sua responsabilidade criar esses papéis. Foi assim que Ahmad se tornou roteirista.

 

Ahmad fundou sua própria empresa, a Peace House, para produzir a série Salahadin, um drama de época que mostra o líder muçulmano que derrotou os cruzados e retomou Jerusalém no século XII.

 

 

mas Ahmad sabia que sozinho, não conseguiria levar Salahadin para o público. Ele precisava de uma empresa ou estúdio sólido para dar a estrutura necessária para contar essa história. Foi quando ele resolveu formatar seu projeto e focar em um cliente em potencial. Um que ele sabia que teria interesse e recursos para fazer a série acontecer. A Netflix.

 

Depois de arrecadar cerca de 85 mil dólares em sua campanha de kickstarter, A equipe da Peace House bolou uma estratégia de três fases, para chegar ao topo da cadeia alimentar da Netflix. Eles queriam ir direto pra quem assina o cheque, e essas pessoas são Reed hastings, CEO da Netflix, e o Diretor de Conteúdo Ted Sarandos.

 

 

O primeiro passo foi criar uma audiência. Uma das grandes lições de empreendedorismo, é: se não existe demanda para o seu produto, CRIE a demanda." Ahmad sabia que precisaria de pessoas interessadas, fãs e seguidores para criar o buzz necessário para levar o seu plano para a segunda fase, o financiamento coletivo.

 

Em sua campanha de kickstarter, Ahmad arrecadou cerca de 85 mil dólares. e assim deu início a fase três de sua campanha.

 

Depois de muitas reuniões com produtores, agentes e empresários, Ahmad notou que muitos estavam mais preocupados em quanto iriam ganhar, do que em produzir um produto de qualidade. Assim, a Peace House bolou uma estratégia de marketing online, com o único objetivo de levar Salahadin até os olhos dos executivos da netflix.

 

"me falaram que eu teria que aceitar o meu tipo de perfil se eu quisesse trabalhar na indústria de hollywood. Foi naquele momento que eu me dei conta que eu tinha que aprender roteiro. Assim, poderíamos criar papéis para atores de etnia, como eu e evitar que eles caiam sempre nos papéis de terroristas ou criminosos violentos."

 

A estratégia era inundar as redes sociais com promos de Salahadin. A Peace House pediu para que os fãs e seguidores da série utilizassem das redes sociais com a hashtag #NetflixListen (NetflixEscute) e adivinha só o que aconteceu? A netflix escutou! Não apenas Reed Hastings compartilhou o video promo de Sahaladin em sua página do facebook, como também twitou que Salahadin está na agenda para a reunião dos acionistas.

Como se não fosse o suficiente chamar a atenção da Netflix, Muitas estrelas abraçaram a causa e passaram a twitar o projeto com a hashtag #NetflixListen.

   

Ahmad, sua equipe e seus parceiros conseguiram o que ninguém consegue, fazendo o que ninguém mais faz. Além de uma estratégia de marketing em massa através das redes sociais, eles possuíam um projeto sólido, com dados de público, potencial comercial e previsão de rendimentos, tudo explicado com gráficos e dados reais. Em outras palavras, antes de sair para o mercado, eles primeiro fizeram o dever de casa. Conheceram o mercado que queriam atingir e formularam uma estratégia específica para alcançar esse objetivo.

 

O nome disso é empreendedorismo, e é assim que você o usa para alavancar sua carreira de roteirista. Há de se admirar a coragem e a audácia da Peace House em cortar os intermediários e ir direto para a Netflix, sem agentes, empresários ou qualquer outro contato.

 

O Futuro de Ahmad e Salahadin está nas mãos da Netflix agora. Quer saber mais sobre o desenvolvimento do projeto? Curta a página e acompanhe o desenrolar da produção em peacehouse.us

 

E se inspire, o que você está esperando? Qual é a desculpa que você usa para justificar não estar correndo atrás dos seus sonhos? Seja qual for, saiba que enquanto você dá desculpas, outros estão criando as próprias oportunidades e isso é o caminho para o sucesso.

 

Quer começar a escrever? Quer conhecer o mercado? Adquira já o livro Roteirista empreendedor e dê seus primeiros passos em direção a sua carreira como roteirista profissional. A venda na Amazon, no Clube de Autores e no Roteiristaempreendedor.com.

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com