ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Consegue rodar um longa com 7 Mil dólares? Então esse concurso é pra você.

17.08.2016

 

7 Mil dólares. No câmbio de hoje, cerca de 22 mil reais. Você é capaz de produzir um longa metragem com esse orçamento? Esse festival parece que foi feito para nós, brasileiros que querem romper as fronteiras do mercado para atingir a indústria norte-americana.

 

Nossa cultura cinematográfica e nossas restrições orçamentárias nos ensinaram a fazer muito com pouco. Nós, brasileiros possuímos uma qualidade que é invejável no resto do mundo. talvez o único ponto positivo do famoso "jeitinho brasileiro": nossa habilidade de resolver problemas, de criar gambiarras e soluções criativas rápidas para contornar problemas corriqueiros de produção. Acredite, isso que para nós que trabalhamos com cinema no Brasil parece natural, para os gringos é uma qualidade valiosíssima. Isso se aplica também aos roteiristas. O mercado brasileiro nos ensina desde cedo, que precisamos aprender a "escrever barato", ou seja, fazer um cinema mais focado em personagens e histórias mais contidas.

 

Por isso, se você se identifica nesse perfil, se você é um cineasta capaz de encarar um desafio e entregar um trabalho de qualidade exemplar, então você não pode perder essa chance.

 

A 7K Film Grant é uma competição de roteiro como nenhuma outra. O vencedor ganha 7 Mil Dólares para produzir o seu longa com o suporte de uma banca de consultores composta por produtores diretores e roteiristas com vasta experiência no circuito independente.

 

Algumas carreiras impressionantes foram lançadas com filmes de orçamento baixíssimo. Shane Carruth, com Primer, que ganhou o grande prêmio do júri em Sundance, ou o clássico El Mariachi de Robert Rodriguez? Ambos custaram apenas 7 mil dólares e isso em uma época onde eles tinham que filmar com película.

 

Para cineastas independentes que estão começando, a melhor coisa a se fazer é ir pra rua e filmar, produzir, colocar a mão na massa. E quando for filmar, filme com os recursos que tem a disposição. Não espere por financiamento, muito menos ser "descoberto", e o pior, não adie e adie esperando por condições perfeitas.

 

Cineastas independentes hoje, tem uma condição jamais vista na indústria. Equipamentos com qualidade profissional nunca foram tão baratos e acessíveis. Por outro lado, isso deixa o cineasta sozinho, para produzir, arrecadar dinheiro, fazer o marketing, conseguir distribuição, isso sem falar na tarefa de escrever, produzir e dirigir um longa metragem. Como é que uma única pessoa vai ser capaz de cuidar de tudo?

 

é aí que entra a 7K Films. Eles vão dar 7 Mil dólares para o melhor roteiro baseado em três critérios.

 

- Qualidade Artística do Roteiro (Deve ser "produzível" com 7 Mil dólares) - 50%

- Capacidade demonstrada de produção de baixo orçamento (Curtas, cenas produzidas, portifólio, vídeos, etc - 40%

- Potencial comercial do projeto de acordo com o júri - 10%

 

Além do dinheiro, o vencedor vai receber apoio e suporte durante a produção, divulgação e distribuição do filme. Eles entram com o dinheiro, você com o filme.

 

Como Participar?

 

Eles estão procurando por três coisas: 

- Um currículo de filmes, videos e curtas de baixo orçamento e alta qualidade. Envie links para vídeos, curtas ou qualquer coisa que mostre sua capacidade de fazer muito com pouco.

- Um Excelente roteiro para um longa metragem. entre 80 e 100 páginas (por razões orçamentárias)

- Uma carta ou vídeo explicando como você vai usar os 7 mil dólares para produzir o filme. Mostre que você sabe o que está fazendo e que tem confiança que é capaz de produzir sob restrições.

 

Quanto aos direitos patrimoniais, O vencedor que tiver seu roteiro produzido, os lucros serão divididos 70/30, isso é, 70% para o cineasta e 30% para a 7K.

 

Depois de selecionado, o roteiro vencedor terá exatamente 1 ano para entregar o filme completo e finalizado para iniciar o processo de distribuição.

 

Os consultores estarão disponíveis para auxiliar nas questões de roteiro, produção e marketing. E por falar nisso, 10% do seu orçamento, ou seja, 700 dólares deve ser separado para o marketing e divulgação do seu filme.

 

Para participar, precisa ser maior de 18 anos, de qualquer parte do mundo, porém, os roteiros devem ser em inglês e direcionado para o mercado norte-americano.

 

O prazo de inscrição termina no dia 11 de outubro de 2016. As inscrições são feitas online através do Film Freeway. basta clicar no link abaixo.

 

https://filmfreeway.com/festival/7kFilmGrants

 

E se você ainda precisa de um incentivo a mais, assista o vídeo abaixo chamado 10 Minutes Film School, onde o cineasta Robert Rodriguez fala sobre como produziu seu primeiro filme com pouquíssimo dinheiro.

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com