ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Que Tipo de Roteirista você é?

25.01.2016

 

Se você gosta de escrever, tem idéias boas mas não sabe por onde começar, esse post foi feito especialmente pra você.

 

O começo é sempre difícil para o roteirista. Muitos tem várias ideias, mas não sabem por onde começar. As vezes, você começa a escrever um roteiro, escreve freneticamente por talvez 20 páginas e depois se encontra em um beco sem saída sem saber como prosseguir. Soa familiar?

 

Pois é, meu amigo, minha amiga. Vocês não estão sozinhos. Demora um tempo até o roteirista se descobrir e encontrar a sua voz, mas quando isso acontece, é o nascimento de um storyteller profissional.

 

Como já conversamos em outro post, o primeiro passo para quem quer se tornar um roteirista é criar um PORTIFÓLIO. Mas são tantas as opções, tantas variáveis que mesmo sabendo o que deve ser feito, o iniciante tem problemas para achar o viés certo para suas ideias.

 

Primeiro, que tipo de roteirista você é? Qual é o seu sonho maior nessa profissão? Você quer ser roteiristas de longas, trabalhar em Hollywood e ganhar Oscars? Você quer ser roteirista de TV e escrever seriados para a HBO ou Netflix? Você quer ser roteirista da cena independente, ganhar festivais e ser reconhecido? Cada caminho é diferente, o roteirista pode muito bem se aventurar por todos eles, mas suas chances são definitivamente maiores se ele se focar em um só. Esse é o primeiro passo: escolha sua mídia.

 

Segundo, escreva sobre o que sabe, sobre o que gosta. Não tente escrever um drama policial a menos que você tenha conhecimento vasto da vida de um policial de verdade. Busque na sua vida, em suas experiências e na sua história os elementos que são ÚNICAMENTE SEUS. Busque personagens, sentimentos e situações que você vivenciou ou acompanhou de perto. Quanto mais você entender sobre o que está escrevendo, mais crível será o seu roteiro.

 

Terceiro, escreva barato. Ninguém vai investir milhões de dólares em um filme de um roteirista estreante. Para os seus primeiros roteiros, foque em histórias menores, focada em personagens. Escreva uma história que possa ser produzida com baixo orçamento. Eis algumas dicas para manter o seu roteiro barato.

 

    • Administre a quantidade de personagens. Elimine os que não forem essenciais a trama principal. Atores custam caro.

    • Limite a quantidade de locações e cenários. Sempre que você escreve uma cena que se passa no alto da Torre Eiffel, você está encarecendo o seu filme. Escreva simples.

    • Evite histórias com crianças ou animais. Isso pode parecer um tanto mutilador, mas na prática, trabalhar com atores mirins e cães treinados sai muito caro para a produção. Crianças só podem gravar 4 horas por dia, assim como os cães. Isso acarreta em mais diárias de gravação, logo, filme mais caro.

       

Quarto, ao escrever um piloto de TV, pense qual seria o cliente ideal para esse produto. Netflix? Warner? Fox? Multishow? Seja qual for o exibidor dos seus sonhos, assista os seriados desse distribuidor, veja quais foram cancelados e quais foram renovados para novas temporadas. Isso te dá uma ideia do mercado atual. Escolha o seu exibidor dos sonhos e escreva o roteiro especialmente para eles. Estude a linha editorial do canal e escolha a que mais se adequa ao estilo que você quer escrever.

 

E finalmente, você quer escrever histórias originais ou prefere ser contratado por uma produtora para escrever para outras pessoas? Essa hora você deve pesar o que é mais importante para você. O contracheque certo no fim do mês, ou o risco de investir no próprio trabalho? Escolha sabiamente.

 

Lembre-se, o seu caminho é você quem traça. Não espero que os outros descubram você. Dê a cara a tapa e coloque o seu trabalho no mundo. Só faz sucesso quem é reconhecido pelo seu trabalho.

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com