ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Visualizando seu Roteiro - O Quadro.

28.01.2016

 

Desde a primeira vez que ouvi falar no “QUADRO”, sempre o achei algo supérfulo, desnecessário. Foi só quando eu comecei a trabalhar de fato, que descobri a importância dessa ferramenta.

 

O Quadro é a representação visual do seu roteiro. Existem Quadros de todos os tipos. Quadros negors rabiscados de giz, quadros brancos com canetas coloridas, quadros de cortiça com tachinhas para segurar as cenas, ou os velhos cartões de index colados na parede com durex. Seja qual for o seu tipo de quadro, ele tem a mesma função e vamos falar um pouco sobre ela aqui.

 

O Objetivo do quadro é te dar uma visão geral do roteiro e uma referência visual de todo o processo. Com ele você consegue identificar as falhas e os méritos do seu roteiro sem ter que ir página por página. É sem dúvida, a ferramente mais útil para o roteirista, depois do computador, do papel e da caneta.

 

Eu vou compartilhar aqui como eu trabalho o MEU quadro, mas qualquer um pode e deve trabalhar com o sistema que mais lhe agrada. A ideia é que você tenha o seu próprio sistema, que funcione para a sua forma de raciocinar.

 

1- Bom, começamos com o quadro vazio

 

 

 

2- Dividimos o quadro em 4 partes horizontais, representando cada quebra de ato. Indique o numero de paginas de cada ato. Perceba que cada quebra de ato fica posicionada no final de cada linha, O Primeiro Ponto d Virada, O Midpoint e o Segundo Ponto de Virada

 

 

 

3- O próximo paso é criar os cartoes que representam cada cena e posicionar no quadro as suas cenas pilares. Mas antes eu quero mostrar como representar cada cena em cada cartão.

 

 

 

Comece com o cabeçalho da cena no topo do cartão. Abaixo, descreva a função da cena, tudoo que deve ser falado ou mostrado e qual a função de cada personagem.

 

O símbilo “+/-” representa o arco dramático da cena. Nesse caso, o “Mais para Menos” significa que a cena começca com uma carga dramatica positiva e termina com uma carga negativa. Nesse exemplo, João quer descobrir o segredo de Maria, mas Maria não pode revelar de jeito nenhum. Ele começa a cena esperançoso e termina decepcionado. A cena pode ter qualquer inflexão dramática e você representa como “+/-” ou “-/+”.

 

O símbolo >< significa conflito. Sao duas flechas apontadas uma contra a outra. Significa conflito direto. Joao quer saber o segredo, Maria não quer contar. O lado desse simbolo, identifique os personagens e o conflito entre eles.

 

4- Com as cenas chave posicionadas, é hora de separar as seções do roteiro. Eu sei que vou usar o primeiro ato para apresentar o protagonista, o mundo dele, o incidente inicial e o conflito. Sei que na segunda metade do segundo ato, colocarei a parte mais leve da jornada, na segunda metade do segundo ato, os viloes ficam mais fortes e o heroi mais fraco, e o terceiro ato eu guardo para o gran finale do filme.

 

 

 

5- Outra coisa que eu faço, é colocar no quadro qualquer material de suportq que eu tenha a disposição. Fotos de lugares, locações, atores, figurinos, estilos, enfim. Tudo que lhe ajude a ter uma visão mais ampla do geral.

 

No fim das contas, seu quadro é uma bagunça que só você entende, e esse é exatamente o objetivo. Como roteirista, ninguém nunca ira ver o seu quadro. É algo que faz parte do seu processo criativo, por isso faça com achar melhor e como funcionar melhor para você.

 

Tenha o quadro em um lugar no seu quarto ou escritório, onde você possa olhá-lo semprem rabiscar, apagar, reorganizar cenas, colar fotos e ilustrações, artes conceituais, etc. 

 

Os cartoes podem ser substituidos e reorganizados, por isso, quando vc quiser reescrever ou alterar uma cena, pode fazer isso na cena individual,sem alterar o resto do roteiro.

 

Esse é um trabalho pré-páginas, ou seja, Quando o roteiro está pronto no quadro, significa que está pronto para ir para as páginas.

 

Segue abaixo uma CHECKLIST para te ajudar a organizar seu proceso criativo.

 

- Você tem uma idéia FANTÁSTICA, você criou uma logline e uma sinopse excelente, contou para os seus amigos e colegas e todos estão ansiosos pelo seu filme!

 

- Você fez seu dever de casa e estudou o seu GÊNERO. sabe a estrutura e os elementos que compõe o gênero que escolheu. Você sabe onde os filmes do gênero acertaram e erraram e está certo de que pode criar um produto DIFERENCIADO, diferente de tudo o que já foi visto antes.

 

- Voce criou o protagonista perfeito para traçar a jornada, seus aliados, adversários. Você deu a seu herpoi um motivo maior e ao vilão, razões para impedí-lo de conseguir.

 

- E finalmente, voce estruturou e aplicou as teorias narrativas, dividiu sua história em atos, atos em beats, beats em cenas e posicionou as cenas em seu Quadro. Você trabalhou e chegou as 40 cenas finais que irão para as páginas do roteiro. Em casa cena, você vai especificar a sua função, a carga dramática (através do símbolo "+/-") e o conflito de cada personagem (através do símbolo ><).

 

Você está pronto? Ta esperando o que para colocar tudo isso em prática?

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com