ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Curso de Roteiro para Cinema e TV da VFS

09.01.2016

 

A Vancouver Film School é uma das grandes escolas de cinema do Canadá, com campus em vários países, ela abriga a cada ano milhares de estudantes de cinema do mundo todo que vem para a VFS para tentar ingressar na indústria de cinema ou TV. A escola oferece vários cursos relacionados a cinema, como Produção, Direção, Fotografia, Edição, Efeitos Visuais, Animação, Game Design, Arte conceitual e muito mais. Hoje, vamos focar no curso de Roteiro para Cinema e TV, curso esse que tive o prazer de fazer e tenho mais prazer ainda em recomendar.

 

O Curso de roteiro tem duração de um ano, aulas todos os dias, de segunda a sexta, normalmente das nove da manhã até as quatro da tarde em um dos vários campus da escola espalhados por Downtown Vancouver.

 

Vamos falar um pouco do conteúdo em si. O curso foi feito para dar as ferramentas necessárias que o roteirista precisa para se tornar um bom storyteller. O foco da escola é ensinar o aluno a estruturar e contar uma história para que eles possam atuar na indústria de cinema comercial. Não que você não possa aplicar o conhecimento usado lá para seus filmes de arte, mas a escola é bem clara em relação ao foco, que é formar profissionais. Cinema aqui é tratado de forma séria, como business. Nesse ponto, a VFS é muito mais uma escola de business do que de arte.

 

Durante o curso, você vai ter a oportunidade de criar o conteúdo que vai ser o seu portifólio inicial que você vai usar assim que sair da VFS. Ao final do programa você pode esperar ter pelo menos dois longas metragens, um curta, um piloto de TV, um piloto de animação e um spec script, tudo isso sob a mentoria dos professores da VFS, que são profissionais já carimbados da indústria.

 

Os professores são com certeza o ponto mais forte da VFS. Todos eles são ótimos profissionais, com bagagem e histórias pra contar e estão sempre dispostos a te ajudar. Eu tive a oportunidade de aprender com Rick Drew, roteiristas de seriados como McGyver, Stargate e muitos outros. Rodger Cove, Victor Nicole, todo o corpo docente da escola tem experiência e vontade de ensinar e isso é muito importante.

 

No meio do curso você é convidado a escolher uma especialização: Cinema ou TV. Os que escolhem cinema, desenvolvem um segundo roteiro de longa, os que escolhem TV, desenvolvem mais um piloto de TV.

 

Gente boa e famosa já passou pela VFS. Kevin Smith teve uma breve passagem pela escola, mas sem dúvida nenhuma, o queridinho da VFS é Neil Bloomkamp, diretor de filmes como Distrito 9 e Elysium que se formou na VFS. A escola é repleta de posters autografados de Distrito 9, o que mostra como a escola se orgulha do sucesso dos seus formandos.

 

Sem contar que durante o curso, você tem a oportunidade de colaborar em projetos com alunos de outros cursos. Film Colaboration é um projeto onde os roteiristas criam uma websérie de três episódios, que vai ser rodada pelos alunos de Film Production e exibida em uma mostra. A escola também promove espetáculos de Sketch Comedy, onde os alunos podem participar, escrevendo sketchs para os shows semestrais que a escola oferece, aberto ao público.

 

O ambiente em si é muito propício para se fazer contatos e amizade. Aproveite o seu tempo na VFS e conheça de verdade as pessoas, crie amizades verdadeiras e seja cordial com todo mundo. Você nunca sabe, nesse meio, quem vai estourar amanhã, por isso é melhor cultivar as amizades e manter as portas abertas.

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com