ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

A Nova Era das Séries Brasileiras.

14.10.2016

 

O Brasil vive um novo momento do audiovisual. Hoje não podemos dizer que a TV brasileira é feita só de novela. O mercado brasileiro está se expandindo e esse é o melhor momento pra pegar carona. Acredito que nunca existiu uma época melhor do que hoje, para quem quer trabalhar com cinema e TV.

 

A Lei ta TV Paga, que obrigou as emissoras de TV fechada a incluir 30% de programação nacional em sua grade abriu as portas para novos realizadores e aqueceu o mercado, trazendo ótimos produtos para o público. O Negócio, série de Rodrigo Castilho e Lucas Paiva Mello já vai na sua terceira temporada da HBO. 3%, a primeira série brasileira da Netflix deve estrear nos próximos meses, sem falar nas novas apostas da globo, como Nada Será como Antes e Supermax.

 

Mas é injusto dizer que o Brasil nunca investiu em séries, a TV Brasileira, principalmente a Rede Globo, que todos amam odiar, trouxe para a tela várias séries de TV ao longo dos anos, só pra citar alguns exemplos, Os Normais, Sai de Baixo, Armação Ilimitada, Presença de Anita, Cidade dos Homens, tivemos grandes séries de sucesso ao longo dos anos.

 

A diferença, é que antes tudo era produzido em um mercado fechado, As séries da globo eram feitas por gente da globo, apenas com atores globais. Como detentores da "máquina", a emissora não dependia de ninguém para criar, produzir e exibir seus conteúdos. O lado ruim, é que quando um mercado fechado produz demais, acaba se repetindo. Acabamos vendo os mesmos atores, os mesmos roteiristas, os mesmos diretores se repetindo nas novelas e nas séries, isso deixou o mercado cansado. O público quer sangue novo, ninguém aguenta mais ver ator de novela no cinema, Aquela pessoa que você vê de graça todos os dias em casa, mas que agora tem que pagar para vê-la no cinema.

 

Isso está mudando, o cenário hoje é muito favorável ao surgimento de novos nomes no mercado brasileiro. A Expansão do mercado permite que novos talentos sejam revelados e muita gente está aproveitando essa oportunidade.

 

Porém, existem sempre aquelas pessoas que gostam de reclamar ao invés de agir. Reclamam do mercado, reclamam da globo, reclamam das panelinhas, reclamam tanto que acabam não percebendo que as portas estão se abrindo e que muita gente está entrando no mercado.

 

As opções são muitas. Eventos de Mídia, como o Rio Market e o Rio Content Market (dois eventos diferentes) servem exatamente para isso, para buscar novos talentos e novos produtos fora das tão faladas "panelinhas". Festivais de roteiro e cinema servem para introduzir novos players ao mercado, a internet é uma vitrine grátis e uma poderosa ferramenta de marketing. Mostrar o seu trabalho nunca foi tão fácil quanto hoje.

 

Mas isso não quer dizer que é fácil. Com a expansão do mercado, aumenta também a concorrência, e se antes, ser bom era o diferencial, agora ser bom é a regra. para se destacar no mercado, é preciso ser excelente. E o que define a excelência são resultados. e resultados se obtém com trabalho duro e dedicação.

 

Para quem sonha em escrever para o mercado de TV brasileiro, é ESSENCIAL consumir esse mercado, saber o que está no ar, o que foi cancelado, o que está para estrear. É preciso pesquisar os nomes dos novos profissionais, ver o que eles fizeram de diferente, resumindo, é preciso estudar e conhecer o seu próprio mercado.

 

É como eu sempre falo, pra conseguir o que ninguém consegue é preciso fazer o que ninguém faz.

 

Que sua mente se encha com idéias fantásticas, e que você transforme essas idéias em produtos, e que o mercado consuma o seu produto assim como você consome o mercado. É assim que a indústria se alimenta.

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com