ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

ABRA divulga tabela salarial para roteiros de cinema e TV.

18.10.2016

 

A Associação Brasileira de Autores Roteiristas divulgou na última semana a tabela atualizada de valores e salários para roteiristas de cinema e TV. A tabela serve como base para os roteiristas associados e busca uma união forte entre os roteiristas brasileiros.

 

Muita gente me pergunta quanto ganha um roteirista, e eu gostaria que a resposta fosse tão simples. Embora, associações e sindicatos como a ABRA definam suas tabelas salariais, é importante para o roteirista entender que esses valores são para roteiristas PROFISSIONAIS, não para iniciantes. Você não vai ganhar 30 mil pelo roteiro do seu primeiro longa, provavelmente não ganhará nenhum tostão por ele. Por isso, quando um iniciante me pergunta quanto ganha um roteirista, é preciso muito cuidado ao responder.

 

É importante para o roteirista iniciante saber que para chegar até o piso salarial determinado pela tabela, existe um longo caminho e acredite, não tem atalho. Seus primeiros roteiros podem valer desde 20 até 1000 reais, dependendo do seu talento. 20 reais? Tá maluco? Calma, é só um exemplo de como os seus primeiros roteiros, terão apenas um valor simbólico.

 

A indústria americana funciona tão bem, porque lá existem uniões fortes, que protegem os seus membros e regem os contratos entre eles. Lembram da grande greve de roteiristas de 2008 que resultou na "morte" de vários filmes e seriados? O choque foi tão grande, que os studios que sempre acharam que qualquer um podia ser roteirista, passaram a respeitar mais a profissão. Sentiram na pele que sem roteiro, não tem indústria. 

 

Mas não pense que um sindicato e associação serve apenas para te dar direitos, assim como a Ordem dos Advogados, você, como membro e profissional passa a ter deveres para com a classe. Um desses deveres é acatar o código de ética, que entre outras coisas, te proíbe de trabalhar por menos que o piso salarial. Quanto mais roteiristas adotarem esse padrão no mercado brasileiro, mais perto da indústria nós chegamos. 

 

O roteirista profissional, para fins de aceitação como associado da ABRA, é definido como o autor, isoladamente ou em parceria, de pelo menos um roteiro para televisão, rádio, cinema ou internet, desde que esse roteiro cumpra ao menos uma das seguintes condições:

  • Corresponda a uma obra já exibida na televisão, no cinema ou na internet;

  • Corresponda a uma obra que, embora ainda não tenha sido exibida, já tenha concluído seu processo de produção;

  • Corresponda a uma obra que ainda esteja em fase de produção para posterior exibição;

  • Tenha sido premiado ou recebido menção honrosa em concurso de reconhecida importância;

  • Tenha sido publicado em livro, numa edição profissional, com o devido registro na Biblioteca Nacional e número de ISBN.

 

O site da ABRA é www.abra.art.br e a tabela de valores pode ser vista AQUI.

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com