ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Batman, de Ben Affleck sofre com problemas de roteiro.

05.11.2016

 

Um rumor surgiu na internet de que o filme solo do Batman estrelado e dirigido por Ben Affleck estaria tendo problemas de roteiro, e os executivos da Warner não estão nem aí.

 

A Warner ainda não conseguiu emplacar o seu universo cinematográfico no cinema. A rival, Marvel emplaca sucesso após sucesso, quebra todos os recordes enquanto os heróis da DC ainda não conseguiram se encontrar.

 

Depois do polêmico Batman v Superman e do patético Esquadrão Suicida, os fãs agora têm mais motivos para temer. Será que a Warner finalmente vai conseguir estragar o seu maior herói no cinema? Parece que sim.

 

o rumor veio de Easton Ellis, autor de Psicopata Americano. Ele diz que segundo algumas conversas que ele teve com executivos da warner, The Batman está sofrendo de graves problemas de roteiro, mas que isso parece não preocupar a Warner Bros. Eis o que ele disse:

 

"Eles me disseram que haviam grandes problemas de roteiro. Os executivos com os quais eu estava jantando estavam reclamando da equipe de The Batman. Eles disseram que foram ao estúdio e disseram 'Olhe, esse roteiro é uma... aqui estão 30 coisas erradas no texto que nós podemos consertar.' e os executivos disseram 'Eu não ligo, não ligo mesmo. Com a quantidade de dinheiro que vamos fazer mundialmente, quero dizer, 70% das pessoas que vão assistir isso não vão assistir em inglês. Então não me interessa essas coisas que você me fala sobre o roteiro.' Eu penso que preocupações globais têm um papel importante em como os filmes são feitos, e principalmente, quais os filmes que estão sendo feitos."

 

Essa situação é errada em tantos níveis que eu nem sei por onde começar. Que tal em um executivo que se recusa a escutar a sua equipe criativa? Ou um dos maiores e mais importantes estúdios do mundo não se preocupar com a qualidade dos filmes, e sim com o retorno financeiro. É tanta coisa errada...

 

Quem conhece o Roteirista Empreendedor sabe que eu sou todo mercado, porém, eu estou no mercado de vender bons filmes, e não apenas vender por vender. Qualidade vende, ganha prêmios e quem não consegue enxergar isso não deveria estar tomando decisões criativas dentro do Estúdio.

 

É cada um no seu quadrado mesmo. Se existe uma equipe criativa envolvida, o estúdio deve ouvir e seguir as orientações da equipe criativa, ao mesmo tempo em que a equipe criativa não vai se meter em decisões comerciais. De que adianta ter Ben Affleck, um produtor, diretor e roteirista vencedor do Oscar se você não vai dar ouvidos a ele?

 

Essa atitude, se é que é verdade, não representa a totalidade do mercado norte americano, mas infelizmente, existem os velhos executivos que têm dinheiro mas não tem criatividade, que pensam em retorno, mas não na qualidade. São ossos do ofício.

 

E qual seria a postura do roteirista nessa situação? Abrir mão do pagamento milionário? Nem pensar. As vezes é melhor, entregar o que o studio quer e seguir em frente. No fim das contas, ter um filme da warner no currículo conta muito, mesmo que o filme não tenha ido tão bem na crítica. É a prática mais pura do desapego e levanta uma questão que vale para todos que sonham em se tornar roteiristas. O que você escreve não é seu. A menos que você mesmo vá produzir, a partir do momento que você assina um contrato para desenvolver um filme para um estúdio, o filme é do estúdio, e como qualquer funcionário, no fim das contas vai ter que fazer o que o patrão mandar.

 

O lado "bom" é que todos que trabalham na indústria têm plena consciência do que acontece e de como as coisas funcionam. As histórias correm soltas no boca a boca de Hollywood, e no fim das contas todos concordam que o grande problema da indústria é que as decisões estão nas mãos das pessoas erradas.

 

E você? o que acha que vai acontecer com esse filme? Está ansioso para The Batman ou está preocupado. Deixe seu comentário na nossa fanpage.

 

ATUALIZAÇÃO:

http://uproxx.com/movies/bret-easton-ellis-batman-ben-affleck/

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com