ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

O Cineasta "Vitimão" - Eles estão em todos os lugares.

17.12.2016

Você com certeza conhece esse cara: Ele passa o dia reclamando do mercado audioviausal, diz que não tem oportunidade, fala das panelinhas e distila ódio contra a forma de produção audiovisual. Reclama da burocracia, das leis de incentivo, mas não move uma palha para perseguir os próprios objetivos. Quer mudar o mercado de fora pra dentro e acha que a melhr forma de fazer isso é criticando quem está dentro.

 

Já deu pra visualizar ou precisa escrever mais? Esse é o cineasta “vitimão”, aquele que está sempre procurando alguém para culpar pela sua falta de sucesso.

 

“A culpa é do sistema”, “A culpa é da sociedade”, “A culpa é da Ancine”, “A culpa é da Globo”, a culpa é sempre de alguém, mas nunca dele. Acha que o mundo lhe deve oportunidade e se considera um gênio injustiçado.

 

Deixa eu contar um segredo: não existem gênios injustiçados. Se você fosse um gênio, provavelmente já teria chegado lá. Quem sabe, faz, quem não sabe, reclama.

 

Sei que vão ter muitas pessoas irritadas com esse post, mas é algo que precisa ser dito. Todos os dias vejo alguém reclamando da “falta de oportunidade” e nunca vejo ninguém se esforçando para ser alguém. Você com certeza já escutou essa frase:

 

“Eles querem que o roteirista tenha produtora, que ele saiba produzir, que ele tenha experiência, mas ninguém dá oportunidade pro iniciante.”

 

A primeira vista parece até uma observação justa, mas basta você ter um pouquinho de bom senso para perceber o erro nessa falácia. Você acha mesmo que o mercado audiovisual, que movimenta milhões de reais todos os anos vai ser deixado nas mãos dos amadores? Daqueles que nem sequer se dão ao trabalho de estudar os mecanismos e modos de produção do mercado onde querem atuar?

 

É preciso entender como o mercado funciona, de onde surgem as idéias, qual o caminho que o dinheiro faz, mas o vitimão não se dá ao trabalho, ao contrário, ter trabalho é justamente o que ele não quer. Ele acha que isso é obrigação dos outros – SEMPRE DOS OUTROS – e nunca dele. Ele acha que as produtoras devem usar seus anos de expertise apenas para apostar em um amador que fez um cursinho e agora exige uma oportunidade.

 

Não seja um vitimão. Se mova, se posicione, mostre a que veio. Se ninguém te dá oportunidade, crie suas oportunidades, seja empreendedor, não dependa de outras pessoas, porque no fundo, ninguém liga se você alcança o sucesso ou não, só você. Você é o único interessado na sua carreira e ninguém vai te pegar pela mão e te levar a lugar algum.

 

Esse foi meu breve desabafo sobre o vitimão. Você conhece algum? Deixe seu comentário e vamos fomentar esse debate. Curta e compartilhe esse vídeo com o seu amigo vitimão e não deixe de assinar o canal para mais ponderações sobre roteiro e mercado.

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com