ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

O Portfolio do Roteirista Independente.

29.03.2017

 

Essa semana eu recebi mais mensagens e perguntas, e duas delas perguntavam a mesma coisa, algo que eu também estava devendo há algum tempo. Uma conversa sobre Portfolio.

 

Até hoje, muita gente tem dúvidas do que é e pra que serve um portfolio e não têm idéia da importância de um. Por isso, vamos começar do começo.

 

O que é Portfolio?

 

Você quer um logo para a sua empresa, contrata um designer e pede pra ele mostrar trabalhos anteriores, coisas que ele já tenha feito. 

 

Você vai escalar um ator para seu filme, e pede para ele mostrar um reel, ou videobook. Cenas de seus trabalhos anteriores.

 

Você quer contratar um roteirista, você pede pra ver o portfolio, trabalhos passados e coisas que ele já escreveu.

 

O Portfolio é o seu cartão de visitas. É o que você vai mostrar para potenciais clientes e dizer de queixo erguido: "Esse sou eu e isso é o que eu sou capaz de fazer."

 

Seu Portfolio reflete o seu MELHOR TRABALHO. Se você quer ser um roteirista de TV, é melhor que você tenha o seu MELHOR PILOTO DE TV no portfolio. Se você quer ser roteirista de cinema, tenha o seu melhor longa no seu portfolio. Você deve ter orgulho desses roteiros e eles devem ser renovados todos os anos.

 

Para que serve o Portfolio?

 

Para lhe arrumar trabalho. Ter um longa no portfolio não significa que você vá vender aquele roteiro. É mais provável que aquele longa lhe renda uma oportunidade para escrever OUTRO longa e é exatamente isso que você quer.

 

O Portfolio serve para vender o roteirista. Quais são os seus melhores atributos como storyteller? Você é exigente com estrutura? Seu forte é escrever diálogos? Você gosta de escrever comédia? Seja qual for o seu ponto forte, é isso que o seu portfolio deve refletir.

 

Além de reforçar suas qualidades como roteirista, o roteiro do seu portfolio deve também esconder as suas fraquezas.

 

Esses roteiros do meu portfolio precisam ter sido produzidos?

 

Não. Ninguém liga se seus roteiros foram produzidos ou não, se ele for bom, se ele mostrar que você sabe escrever, isso já é o suficiente. O mercado está carente de bons profissionais e aqueles que conseguem PROVAR que são profissionais diferenciados passam a ser disputados pelo mercado.

 

Os roteiros do meu portfolio precisam ter ganhado prêmios?

 

Prêmios não são obrigatórios, mas que ajudam, ajudam e MUITO, mas o motivo é diferente. Produtoras, agentes, empresários, leitores, diretores, atores, etc. Essa galera recebe centenas, milhares de roteiros todos os meses e é impossível ler tudo o que lhe é oferecido. Eu sou um mero ninguém e já recebo por mês mais pedidos de leitura de roteiros e feedback do que consigo dar conta, imagine só um grande produtor ou presidente de estúdio? Não é porque eles não gostam de ler, e sim que eles gostam de ler roteiros BONS e infelizmente, 95% de todos os roteiros que circulam o mercado são medíocres ou ruins.

 

Portanto, quando um cara desses escuta que esse roteiro foi o vencedor de Cannes, Sundance, Los Angeles ou Toronto, com certeza é algo que vai chamar a atenção. Um roteiro premiado PEDE para ser lido, e todo mundo gosta de ler um roteiro premiado. É a garantia que aquele roteiro já foi julgado por profissionais e a chance dele ser horrível é quase nula. Vale a pena investir tempo lendo isso.

 

E finalmente, Do que consiste o meu Portfolio?

 

Depende do tipo de roteirista você quer ser. isso é o mesmo que perguntar: "Quero ser médico, que livro eu devo ler, o de orelha ou o de pé?

 

Que tipo de roteirista você quer ser? Quer escrever cinema? TV? documentários? Reality Shows? Terror? Comédia? Seu portfolio deve ter o que você escrever melhor e aquilo que você quer escrever mais.

 

Quer escrever filmes de comédia? Tenha um longa de comédia no portfólio.

 

Quer escrever séries de drama? Tenha um piloto de drama no seu portfolio. é assim que funciona.

 

Se você é um roteirista versátil, deixe que seu portfolio reflita isso. Tenha um longa, um piloto de comédia, um piloto de drama e um documentário. isso mostra que você é capaz de escrever qualquer coisa.

 

basicamente é isso. dê uma olhada nas postagens mais antigas, leia o livro do Roteirista Empreendedor, faça um Script Doctor. nós temos soluções para todos os estágios da escrita. pode contar com a gente.

 

Abraços!

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com