ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Parceria ou Exploração. Você sabe a diferença?

31.03.2017

 

Com certeza você já propôs ou recebeu uma proposta de parceria e embora seja uma coisa muito comum, pouca gente entende realmente o significado dessa palavra. Afinal, o que significa a palavra "parceria"?

 

A palavra é usada solta, como se fosse algo simples, "vamos fazer uma parceria" e muitas vezes, a pessoa que fala não tem más intenções, mas ela realmente não entende o que parceria significa. 

 

Parceria é um contrato que não envolve dinheiro.

 

Não tem nada a ver com ajuda ou favor. Parceria são duas - ou mais - pessoas unindo esforços com um objetivo comum. Uma parceria é feita para SOMAR, nunca para dividir. Mas antes de mais nada é preciso se fazer uma pergunta séria: você realmente precisa de um parceiro?

 

A menos que você seja integrante de uma sala, ou fixo de uma produtora, escrever é uma tarefa solitária, e não depende de ninguém exceto o próprio roteirista.

 

Eu vejo muitos roteiristas iniciantes desesperados querendo propor parcerias, mas se esquecem de que parceria é a última coisa que ele precisa.

 

Primeira coisa: Parceria não faz de você um roteirista melhor. Se você é iniciante, gaste seu tempo e energia estudando e se aperfeiçoando. Ninguém pode fazer isso por você. Aprender o ofício que você escolheu é SUA responsabilidade e de mais ninguém.

 

Vamos considerar o seguinte. Você é iniciante e procura uma parceria com alguém mais experiente, na esperança de aprender com ele. Só que se a outra pessoa escreve melhor, por que ela precisaria de você? E se a outra pessoa já sabe escrever, por que ela estaria disposta a dividir seu pagamento ou prêmio com um parceiro que não acrescenta em nada? Lembra o que eu disse ali em cima? A parceria deve vir para SOMAR, nunca para dividir. Quando dois roteiristas se juntam para escrever o mesmo roteiro, cada um está concordando em receber apenas METADE do prêmio ou pagamento.

 

Segundo ponto: a parceria deve ter um objetivo em comum. Vamos nos juntar para escrever esse roteiro e participar de tal festival. O festival, nesse caso é o objetivo final, no caso a parceria só acaba com o cumprimento desse objetivo. Se você se compromete com uma parceria, você é OBRIGADO a seguir até o final, pelo menos é o que a ética diz.

 

Terceiro ponto e MAIS IMPORTANTE: Só existe parceria quando nenhum dos dois está ganhando dinheiro. Se você tem um projeto e chama alguém para ajudar na base da parceria, é melhor você ter algo para oferecer em troca, pois se você receber um centavo e não dividir com o seu parceiro, você está aberto a todos os tipos de processos, e acredite, nenhum dos dois quer que isso aconteça. Você não pode pedir para alguém trabalhar de graça em um projeto que tenha fins lucrativos. Por que você faria isso? Além de anti-ético é canalhice.

 

Parceria existe quando uma parte quer realizar um projeto, precisa de ajuda, e oferece em troca parte de eventuais prêmios ou rendimentos, que pode ser em porcentagem ou em valor fixo. O principal é que se um ganha o outro tem que ganhar. Ou ganha todo mundo ou não ganha ninguém, do contrário não é parceria, é trabalho escravo.

 

E finalmente, Parcerias devem ser feitas para alcançar algo que nenhum dos dois consegue alcançar sozinho. Um roteirista e um produtor, por exemplo, um roteirista e um diretor. Profissionais que se complementam e não que dividem o mesmo espaço.

 

Esse post não é contra parcerias, mas a favor de parcerias feitas do jeito certo. A união faz a força, mas se não for pra somar, melhor nem ter.

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com