ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Greve dos Roteiristas de Hollywood - Saiba o que Está Acontecendo.

12.04.2017

 

Você deve ter ouvido rumores falando sobre uma possível greve de roteirista na indústria americana esse ano e alguns leitores entraram em contato pedindo pra eu opinar sobre o assunto.

 

Nesse artigo eu vou olhar para os números que estão no centro das discordâncias entre roteiristas e estúdios.

 

Eu vou evitar politizar a discussão e lidar com fatos e números. Se você concorda, discorda ou quer deixar sua opinião, use os comentários no fim da página ou contribua para o debate na nossa fanpage ou no grupo Roteiristas Independentes.

 

Quais são as partes envolvidas em uma possível greve?

 

Os Roteiristas são representados pela WGA, Writer's Guild of America (Sindicato dos Roteiristas da América). Ao contrário do sindicato brasileiro, o sindicato dos roteiristas não tem nada a ver com operários ou patrões, portanto não existe bandeira política aqui. O que está em jogo é adaptar a forma como os roteiristas são pagos pelo seu trabalho ao mercado de TV, que mudou muito nos últimos anos. Existem cerca de 30 mil membros filiados ao sindicato.

 

Os Estúdios são representados pela AMPTP, Alliance of Motion Pictures and TV Producers (Associação de Produtores de Cinema e TV). É formada por cerca de 350 produtores, divididos entre presidentes de estúdio, TV Aberta e Cabo.

 

O que diz o acordo entre a WGA e a AMPTP?

 

São as normas que regem as relações de trabalho entre produtor e roteirista, incluindo como o roteirista deve ser pago, tratado e creditado, bem como assegurar ganhos sobre lucros futuros.

 

Roteiristas são pagos de duas formas. Através de Cachê fixo e Pagamentos relativos a performance.

 

- Os Cachês fixos são normalmente pagos antes ou durante a produção. Parte do acordo rege o que são os PISOS SALARIAIS MÍNIMOS, que os produtores devem pagar aos roteiristas.

 

- Pagamentos Relativos a Performance dizem respeito a pagamentos feitos baseado na performance financeira do produto final e podem ser divididos em dois tipos: compensação contingente ou pagamentos residuais. Compensação contingente é um percentual dos lucros do filme ou seriado de TV e são normalmente reservados para os maiores roteiristas dos maiores shows. a WGA não obriga os produtores a dar parte dos lucros para todos os roteiristas e nem se mete nessa negociação, que normalmente acontece bem no topo da cadeia alimentar. No entanto, a WGA dá direito a todos os roteiristas a receber pagamentos residuais, que são valores fixos e regulados baseados no lucro da produção.

 

Em trocados e miúdos, Contingente é porcentagem, e não existe limite. Residual é um valor fixo que o roteirista recebe caso o filme alcance a meta do estúdio.

 

Mas quanto ganha um membro da WGA hoje?

 

Em filmes com orçamento ABAIXO de 5 milhões de dólares, o piso salarial para o roteirista do longa é de U$ 71,236, o equivalente a 1.4% do orçamento de um filme de 5 milhões. Para filmes com orçamento acima de 5 milhões, o mesmo trabalho pode render o dobro do pagamento para o roteirista, U$ 133,739. 

 

 

 

O pagamento de um roteirista para um longa de baixo orçamento (abaixo de $5M) é similar ao pagamento de um roteirista de série da Netflix de alto orçamento (acima de $5M).

 

 

 

E finalmente os pagamentos de roteiristas para seriados do horário nobre da TV aberta (CBS, ABC, NBC ou FOX) são similares aos pagamentos de VOD.

 

Além dos cachês fixos, roteiristas têm direito a pagamentos residuais. Em Longas, os residuais são calculados da seguinte maneira.

 

Longa para Cinema: O roteirista não ganha residual por lançamento internacional, já que esse valor já está incluído no cachê fixo original.

 

TV Aberta: 1.2% dos ganhos brutos da produção internacionalmente e sobre reuso.

 

TV Fechada: 1.2% dos ganhos brutos da produção e reuso.

 

 

 

Direct to DVD/BluRay: 1.5% até o primeiro milhão de dólares de lucro da empresa produtora. Depois disso, 1.8% do total. Roteiristas também têm direito a receber um pagamento de U$10 mil caso o roteiro termine como bônus em DVD's e Blu Rays.

 

Esses cálculos tomam como base apenas um roteirista pro projeto. Caso um roteirista receba um crédito de "Story By" e outro recebe um crédito de "Screenplay by", os residuais serão divididos na razão de 75% - 25% em favor do roteirista (screenplay)

 

Por que a WGA quer fazer uma greve?

 

O lucro das produtoras só aumenta enquanto o salário dos roteiristas só diminui. na verdade não é o salário que diminui, mas sim o mercado que está mudando e a WGA exige que a compensação dos roteiristas mude de acordo.

 

O que acontece é que hoje em dia os produtos de TV possuem menos episódios. 10-13 episódios estão se tornando o padrão da indústria, enquanto as temporadas de 22-24 episódios que empregavam um roteirista por meses e meses do ano caíram em desuso. Quem escreve menos, ganha menos e é aí que mora o problema.

 

A WGA quer reajustar a tabela para compensar essa mudança de formato do mercado. O contrato atual entre a WGA e a AMPTP dura três anos e vence agora em maio de 2017. Caso as duas partes não entrem em um acordo, a WGA deve paralisar suas atividades como fez em 2008, com repercussões catastróficas para a indústria.

 

Em comunicado oficial, a WGA diz o seguinte:

 

"A indústria do entretenimento nunca foi tão lucrativa... em 2016 as seis grandes produtoras que dominam o mercado do cinema e TV e empregam a maior parte dos roteiristas da WGA (CBS, Comcast, Disney, Fox, Time Warner e Viacom) registraram mais de U$51 BILHÕES em lucros internacionais. Esses lucros dobraram na última década e continuam crescendo.... a indústria do entretenimento está florescendo graças ao conteúdo criado pelos membros da WGA. Esses conteúdos abasteceram o mercado e o crescimento astronômico em distribuição de conteúdo. Essas empresas têm podado os lucros dos roteiristas por muito tempo. Roteiristas merecem uma fatia justa dos lucros e dessa prosperidade sem precedentes."

 

A quantidade de roteiristas recebendo o mínimo cresceu exponencialmente nos últimos anos. Unindo isso a crise do plano de saúde do sindicato, que a menos que mais dinheiro seja ejetado, irá entrar em colapso até 2021. E finalmente, pelo fim da exploração e do trabalho grátis.. Muitos produtores abusam de sua posição, principalmente com novos profissionais, se recusando a pagar o piso na justificativa que está dando oportunidade no mercado. A WGA é muito ativa nesse ponto e ajuda roteiristas, mesmo os não membros a se defenderem desse tipo de prática.

 

Quais as consequências de uma possível greve?

 

  • Os estúdios não terão novos conteúdos para lançar. Isso machuca seus bolsos diretamente (Pela perda de anunciantes, e pelo fato de menos filmes serem lançados) e indiretamente ( Roteiros sem polimento terão que avançar para produção, resultando em produtos finais de baixa qualidade).

  • Os roteiristas ficam sem pagamento durante a duração da greve.

  • A greve afeta mais do que apenas roteiristas. Equipe, elenco e profissionais de produções canceladas ou afetadas pela greve perdem seus empregos.

  • Os Estúdios podem aproveitar a oportunidade para cancelar outros acordos vigentes.

 

E agora?

 

Agora nos resta esperar o final dessa novela, prevista para maio. A WGA está decidida a entrar em greve porém a decisão pode custar caro para todas as partes envolvidas.

 

Conclusão:

 

para muitos, esse é um assunto muito polêmico. O documento que rege as novas exig6encias da WGA tem mais de 40 páginas e é bem provável que a grande maioria das pessoas não entenda realmente os fatores da greve a menos que se disponibilizem a estudar todo o contexto social, politico e econômico da situação.

 

De um lado, roteiristas acham que são explorados e querem receber mais dinheiro.

 

De outro lado, Produtores alegam que roteiristas gananciosos colocam toda a indústria em riso por dinheiro.

 

E você? De que lado está? Deixe seu comentário e opinião nos comentários, no Facebook ou no nosso Grupo.

 

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com