ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

10 Roteiristas que, se você não conhece, precisa conhecer.

03.05.2017

 

Quem é seu roteirista favorito? Se você é da área, provavelmente você tem uma resposta, mas a grande maioria do público não sabe quem escreveu seus filmes favoritos e muitos acham inclusive que o diretor é quem escreve o filme - o que acontece em alguns casos mas nem sempre. Basta saber que as grandes frases do cinema são comumente atribuídas a seus interpretes, quando deveriam ser atribuídas a seus roteiristas. 

 

Pois bem, depois desse post você não vai ter mais desculpa. Segue uma lista de roteiristas que valem a pena serem seguidos e estudados segundo este que vos escreve.

 

Essa é a primeira de uma série de lista, amanhã teremos o top 10 roteiristas brasileiros.

 

 

1. Spike Jonze

Vencedor do Oscar de melhor roteiro em 2013 com a ficção científica "Her". Escreveu coisas inusitadas, como a adaptação de "Onde Vivem os Monstros" e os filmes do "Jackass". Aposto que você nunca achou que Jackass e oscar de melhor roteiro teriam algo em comum, certo? A resposta é Spike Jonze. mas quando não está escrevendo cenas onde Johnny Knoxville tem seu escroto dilacerado por um touro raivoso, Spike Jonze é um roteirista intimista, que cria uma narrativa centrada em emoções e relacionamentos. Seus filmes são como um abraço de conforto de alguém querido, só lendo para entender. 

 

2. Alan Ball

 Outro vencedor do Oscar. Alan Ball venceu o Oscar em 1999 com o belíssimo Beleza Americana. De lá pra cá ele tem se dedicado a TV, produzindo e escrevendo séries como true Blood e Six Feet under. Como é roteirista, diretor e produtor, os textos dele são repletos de indicações de câmera, essas porém, possuem função dramática. Um grande exemplo é o plano clássico de Beleza Americana, com Mena Suvari no teto, coberta de rosas, descrito com exatidão no roteiro do filme. Um dos primeiros roteiros que eu li e até hoje tenho o monólogo de encerramento memorizado.

 

3. Michael Ardnt

 Esse é o cara que escreveu seus filmes favoritos e você não sabia. O currículo de Ardnt como roteirista começa com o sensacional "Pequena Miss Sunshine". Não satisfeito, ele ainda escreveu "Toy Story 3"," Oblivion", "The Hunger Games - Catching Fire", "Divertidamente" e um filminho independente chamado "Star Wars - O Despertar da Força".

 

4. Brad Bird

 Talvez você o conheça, pelo fato dele também ser diretor, mas muita gente esquece que Brad Bird escreveu mais de um clássico da animação contemporânea. "Os Incríveis" e "Ratatuille". Ele têm uma parceria muito longa e lucrativa com a Disney. Escreveu também "Tomorrowland" e atualmente está trabalhando na sequência tão esperada "Os Incríveis 2".

 

5. Dan Gilroy

 Talvez você, assim como eu, não tenha prestado atenção em Dan Gilroy quando ele escreveu a aventura de boxe com robôs "Gigantes de Aço". Talvez você não tenha prestado atenção nele quando ele escreveu "O Legado Bourne", mas com certeza prestou atenção quando ele escreveu o magnífico "Nightcrawler", ou "O Abutre".

 

6. Joel e Ethan Coen

Mundialmente conhecidos, os Irmãos Coen são, sem sombra de dúvidas, um dos meus roteiristas favoritos. Tão favoritos que eu duvido que tenha a capacidade de um dia chegar nesse nível de storytelling, mas isso não me impede de tentar. Eles escreveram e dirigiram alguns dos maiores filmes do cinema moderno. "Fargo", "O Grande Lebowski", "Onde os Fracos Não têm Vez", "Bravura Indômita"... eu poderia ficar aqui o dia todo citando roteiros excelentes que saíram das mentes prodigiosas dos Irmãos Coen.

 

7. David S. Goyer

 Se você gosta de grandes filmes e blockbusters, então você vai tem que acompanhar a carreira de David S. Goyer. Ele é atualmente o roteirista número 1 da Warner quando se trata do Universo Cinematográfico da DC Comics. Ele escreveu "Dark City", "Bade 2" e "Blade Trinity". Sabe a famosa trilogia do Batman de Christopher Nolan? Pois devia se chamar a trilogia batman de David S. Goyer porque foi ele quem escreveu essas histórias -- foi ele quem escreveu o coringa de Heath Ledger.  Além de escrever "Homem de Aço", "Batman v Superman" e atualmente trabalha no roteiro de "Green Lantern Corps".

 

8. Edgar Wright

 Outro que ficou famoso como diretor, mas que é um dos storytellers mais criativos da atualidade. Seu estilo é rápido, moderno e jovem, basta ver seu trabalho na trilogia Cornetto -- "Shaun of the Dead", "Hot Fuzz" e "World's End". Escreveu "Scott Pilgrim Contra o Mundo" e embora tenha abandonado a direção do projeto, ainda escreveu o roteiro inicial de "Homem Formiga", da Marvel.

 

9. Jim Rash

Você o conhece como o Dean Pelton, de Community, mas talvez não saiba que ele é roteirista e escreveu um dos episódios da série. Ele não é qualquer roteirista, Rash também tem o seu Oscar na estante, o que ele ganhou pelo melhor roteiro adaptado de "Os Decendentes". Jim também escreveu um dos meus filmes favoritios, "The Way Way Back".

 

10. Aaron Sorkin

Não pode faltar em nenhuma lista que fale sobre roteiro, seja de cinema ou de TV. Sorkin escreveu alguns dos grandes filmes e séries da história, sempre com um estilo preciso e cheio de entrelinhas. "The West Wing", "Newsroom", "Studio 60"... no cinema escreveu "Steve Jobs", "A Rede Social" e "Moneyball".

 

Gostou da lista? Tem um roteirista favorito que não está listado? Deixe um comentário, curta nossa página e compartilhe com os coleguinhas.

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com