ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Bons Motivos para Escrever um Longa de Terror.

22.05.2017

 

 Se você é um roteirista iniciante tentando meter o seu pé na porta do mercado, permita que eu lhe dê uma sugestão: Considere escrever um filme de terror. 

 

Embora você nunca deva escrever aquilo que não se sente confortável assistindo, se eu tivesse que dar um conselho para os meus colegas roteiristas que estão começando agora, seria "escreva um filme de terror". Eu tenho algumas boas razões pra isso.

 

Se você pensa nos filmes mais lucrativos do mundo, imediatamente sua mente te leva para os grandes blockbusters de centenas de milhões de dólares, No entanto não podemos confundir arrecadação bruta com lucratividade. Um filme que custa 200 milhões e lucra 1 bilhão, teve um lucro de "apenas" 5X o valor do investimento.

 

Os filmes mais LUCRATIVOS do mundo são, sem sombra de dúvidas, filmes de terror. Veja uma lista de 10 filmes de terror que estão entre os mais lucrativos da última década.

 

10. The Last Exorcism, custou U$1.8 milhão e arrecadou mais de 70 milhões.

 

9. Anabelle, custou U$6.5 milhões e arrecadou U$250 milhões.

 

8. Chernobyl Diaries, custou U$1 milhão e arrecadou 38 milhões.

 

7. Insidious 2, custou U$5 milhões e arrecadou U$162 milhões.

 

6. The Purge, custou U$3 milhões e arrecadou U$91 milhões.

 

5. Paranormal Activity 3, custou U$5 milhões e arrecadou U$202 milhões.

 

4. Unfriended, custou U$1 milhão e arrecadou U$48 milhões.

 

3. Paranormal Activity 2, custou U$3 milhões e arrecadou U$177 milhões.

 

2. Insidious, custou U$1.5 milhão e arrecadou U$100 milhões.

 

1. The Devil Inside, custou U$1 milhão e arrecadou U$101 milhões.

 

 

Quer mais um bom motivo? O filme mais caro dessa lista custou U$6.5 milhões. Filmes de terror já tem uma audiência estabelecida. Eles tem um potencial gigantesco e são consideradas produções de baixo risco. Até mesmo um filme medíocre como o primeiro da lista, The Devil inside teve um faturamento de 101X o seu custo. Entendeu por que o risco é baixo? Porque mesmo que o filme seja uma bosta, ele não precisa de muita coisa para multiplicar o investimento.

 

Agora veja bem, não vá sair por aí dizendo que "o Roteirista Empreendedor me mandou escrever um filme bosta", não é isso. O que eu estou mostrando, é que se você se esforçar para entregar um roteiro sólido de terror, é bem capaz de você vendê-lo rapidamente.

 

De acordo com o Acordo para Roteiros de Filmes de Baixo Orçamento da WGA, em filmes com orçamento entre U$500 mil a U$1.2 milhão, o cachê do roteirista fica em U$47 mil, mas um pagamento de U$5 mil na publicação do roteiro, isso para um roteiro original, primeiro e segundo draft.

 

Isso significa que uma vez que você se filia na guilda, cada roteiro que você entregar para um terror de até 1.2 milhão, você leva mais ou menos 50 mil dólares pra casa. Escreva 4 por ano e você tem uma carreira de sucesso.

 

Para se filiar, você precisa ter vendido o seu primeiro roteiro a uma produtora credenciada por, no mínimo, 5 mil dólares. Ou seja, seu primeiro roteiro de terror pode valer U$5 mil e uma filiação na guilda. Vale a pena ou não?

 

Muitos filmes de terror se apóiam em falsos sustos embalados a música e a efeitos sonoros e embora muitos desses consigam fazer montanhas de dinheiro para seus investidores, um BOM filme de terror pode quebrar as barreiras do gênero para atingir o grande público. Quando isso acontece, temos um possível fenômeno do cinema, como é o caso de Tubarão, O Exorcista, Psicose e inclusive o filme que revolucionou a produção de horror, A bruxa de Blair, que custando míseros 60 mil dólares, prosseguiu para faturar 248 milhões de dólares nas bilheterias mundiais.

 

Se animou? Quer dar o primeiro passo? Peraí que tem mais!

 

Se você quer colocar o seu roteiro em evidência, um prêmio ajuda muito e quando esse prêmio vem de um festival específico do gênero é melhor ainda. É quando você tem certeza que o seu roteiro dialoga com o público certo.

 

O Screamfest é um festival de cinema de horror que acontece todos os anos em Beverly Hills, CA e é uma ótima janela para exibir seu trabalho para agentes e empresários. O festival aceita tanto filmes completos, quanto roteiros não filmados, então para o roteirista é uma chance de mostrar seu trabalho e de quebra, conhecer um monte de diretores e produtores de horror no evento. É uma oportunidade de ouro.

 

Para se inscrever, você precisa de um roteiro de longa de horror entre 75 e 130 páginas em inglês. As inscrições finais se encerram no dia 13 de junho e quem deixou pra última hora vai pagar 77 dólares, mas quem se inscreveu no início do ano, pagou apenas 35. Por isso é bom se programar com antecedência e nunca deixar para última hora. Leia o regulamento AQUI.

 

O festival acontece entre 10 e 19 de outubro, os finalistas serão anunciados no início do mês e o vencedor vai levar:

 

- U$ 1000 em dinheiro.

- Uma reunião com Ryan Turek, diretor de desenvolvimento da Blumhouse Productions, cujas produções incluem Sinister, Insidious, Paranormal Activity, Dark skies e muitos outros.

- O troféu de caveira dourada especialmente feito pelo designer Stan Winston.

- Software de roteiro Movie Magic

- Assinaturas para serviços de distribuição de roteiros, como InkTip e Sellascript.com

 

Quer mais ainda? Pra você não ter desculpa, o Roteirista Empreendedor tem descontos e pacotes para a revisão, script doctor e tradução do seu roteiro. Tá esperando o que? Quer iniciar sua carreira como roteirista de horror? Entre em contato que o Roteirista Empreendedor tem as soluções que você precisa.

 

Você gosta de filmes de Horror? Já pensou em trabalhar com isso? Deixe seu comentário e curta a nossa fanpage.

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com