ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Como exibir seus roteiros e ser lido?

26.06.2017

 

Felipe Martins pergunta:

 

"Olá, tudo bem? Antes de mais nada gostaria de parabenizá-los pelo site, que tem me ajudado cada vez mais a dar os primeiros passos na minha carreira de roteirista com mais segurança. Venho para tirar uma dúvida (se estiver no site, perdoe-me). Existe alguma plataforma online na qual eu possa postar os meus roteiros que vocês recomendam? Ou a melhor solução é sempre ter meus roteiros impressos? Agradeço desde já e aguardo a resposta! Valeu!"

 

Oi Felipe, tudo bem? Obrigado pelo elogio. Quanta a sua dúvida, está perdoado.

 

Portfólio é um assunto importante e muita gente não dá o devido valor - ou até não entende a importância .

 

Quando você é um fotógrafo, você monta um álbum no facebook, no picasa, no instagram; se você é um videomaker, você tem um reel no youtube, no vimeo; se você é um músico, você tem uma demo online em algum lugar ou até mesmo um clipe. Tudo isso é fácil de divulgar. Fotos, vídeos, músicas são absorvidas instantaneamente. Com roteiro é diferente.

 

Um roteiro não pode ser absorvido instantaneamente. Para ler um roteiro, é preciso sentar sem ter mais nada para fazer por pelo menos duas horas, estar com a mente relaxada e concentrado na leitura. Com isso, os roteiristas precisam se vender de outra forma.

 

Como fazer com que os outros saibam que você é um roteirista mesmo sem eles terem lido o seu trabalho? para os roteiristas iniciantes, que não tem filmes para mostrar essa é uma barreira que parece intransponível. Parece...

Vocês vão dizer: "lá vem ele falando a mesma coisa de novo", mas eu vou dizer de novo sim. Ganhar prêmios é a melhor forma de mostrar para os outros que você é capaz de escrever profissionalmente. Se você não for capaz de vencer um concurso dificilmente conseguirá vender um roteiro. Um prêmio no currículo mostra que você já foi lido, julgado e premiado. Significa que outra pessoa já se deu ao trabalho de ler e avaliar o seu trabalho.

 

Mas e os roteiros? Vamos lá.

 

Se você fuçou o meu site, já deve ter visto o meu portfólio lá exposto. Meus roteiros estão lá, na íntegra para quem quiser se dar ao trabalho de ler. Para quem não quer, os prêmios estão lá pra isso. Eu gosto de ter meu portfólio online porque eu não quero que eu seja um funil para o meu próprio trabalho, faz sentido? Se a única forma das pessoas lerem meus roteiros for através de mim, isso de certa forma limita o alcance do meu trabalho. Tendo o roteiro exposto, ele está lá para quem quiser ler.

 

Mas você não tem medo que "roubem" seu roteiro?

 

Não. Na verdade só uma pessoa muito burra para se apropriar de uma propriedade intelectual alheia DEPOIS dessa propriedade já ter sido publicada na internet. Provar que eu sou o dono é tão fácil que se alguém tentar se apropriar de alguma propriedade intelectual do meu portfólio é o mesmo de estar assinando um cheque em branco e mandando pra minha casa. Se você está mais preocupado de ter sua idéia roubada do que em ser lido, talvez essa seja a profissão errada para você.

Ter seu portfólio fixo em um lugar seu tem suas vantagens. Além de você ter o controle sobre as suas informações as pessoas ficam a vontade para ler seu trabalho. 

 

Mas isso não significa que você deva sair mandando roteiros não solicitados por aí. Você só deve ENVIAR um roteiro se alguém lhe pedir diretamente e demonstrar genuíno interesse em ler.

 

Na falta de uma plataforma própria, você pode criar seu próprio site/blog onde você possa escrever histórias curtas e contos como forma de demonstrar suas habilidades.

 

Hoje em dia, a FILMOCRACY está crescendo na europa como uma plataforma de networking e venda de roteiros. vale a pena conhecer.

 

Existem plataformas internacionais, como o The Black List onde você pode pagar para exibir seus roteiros para produtores norte-americanos. 

 

E só imprima seus roteiros se alguém realmente lhe pedir.  Salve as árvores!

 

Respondi a sua pergunta? Vocês têm mais alguma dúvida? mandem suas dúvidas e perguntas para roteiristaempreendedor@gmail.com que sempre que eu tiver tempo livre eu venho aqui para responder. Perguntas sobre estrutura, carreira, negócios? Pode mandar!

 

O importante é que ANTES de se dizer roteirista, você precisa ter MAIS DE UM roteiro para mostrar. Portanto, comece a escrever AGORA o portfólio que você vai usar no ano que vem e renove esses roteiros todos os anos. Mantenha-se relevante e atualizado.

 

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com