ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Da VFS para as Telas - Seth Lockhead e o roteiro de HANNA

22.07.2017

Seth Lockhead é roteirista e conseguiu o que muitos sonham: emplacou o seu primeiro longa com um estúdio de Hollywood. Nada mal.

 

A Vancouver Film School tem vários alunos prodígios espalhados pela indústria, mas talvez um dos mais celebrados seja Seth Lockhead. Posters autografados do seu primeiro longa estampam as paredes e corredores da VFS como troféus para a escola e como incentivo para os alunos que ali estão. A certeza de que as propriedades intelectuais que estão criando ali, na escola têm potencial para alavancar uma carreira como roteirista.

 

A história de Seth Lockhead e a concepção de seu roteiro, Hannah, que foi produzido em 2011 pela Focus features e distribuído pela Sony é reproduzida incessantemente pelos professores da VFS e cada vez que alguém reconta essa história, ela fica maior e mais heróica, por isso para quem quiser ouvir diretamente da boca dele, abaixo segue um vídeo de uma entrevista dele na VFS falando sobre todo o processo de criação e negociação do filme.

 

Hannah foi um dos conceitos de longa que Seth desenvolveu em sua passagem pela VFS e segundo ele mesmo, o primeiro tratamento estava bem longe de ser o que vimos nas telas. Era um draft de 65 páginas que não fazia muito sentido, mas com as aulas, consultorias e mentoria dos professores, Seth pode reescrever e polir esse roteiro até ele estar pronto pra ser enviado para as produtoras.

 

Com o roteiro pronto, chegou a hora de fazer o que ninguém mais faz. Seth pesquisou centenas de produtoras no Google e começou a entrar em contato com cada uma delas. Foram 200, 400, 700, 1000 emails - cada um que conta aumenta um pouco - mas o próprio Seth reconhece algo entre 200 e 400, já que ele mesmo perdeu a conta de quantos pitchs por escrito ele escreveu para conseguir sequer ser lido.

Em cada email ele escreveu apenas poucas palavras, uma ou duas frases no máximo. "Eu tenho um roteiro sobre uma menina que foi treinada para ser uma assassina em busca de sua família. Você tem interesse em saber mais sobre essa história?" Isso foi o suficiente para atiçar a curiosidade das produtoras. Ele começou a receber propostas de gente interessada em ler o roteiro, e foi só então, depois que solicitado que Seth enviou seu texto para as produtoras.

 

No começo ele recebeu algumas propostas, mas nenhuma que ressonasse com ele. Uns queriam transformar o roteiro em um filme B de baixo orçamento. Outros queriam um filme de ação tradicional, mas Seth estava determinado a encontrar uma produtora que tivesse a mesma visão que ele tinha daquele filme. Ele encontrou essa produtora na Focus Films. 

Uma vez que a Focus leu e gostou do roteiro, eles compraram os direitos, mas mantiveram Seth para escrever um novo draft com a ajuda e feedback de seus novos produtores executivos e foi desse processo que o draft que vimos no cinema foi desenvolvido.

 

"Os personagens são os mesmos, os conflitos são os mesmos, os temas são os mesmos, mas algumas coisas mudaram. Personagens foram adicionados, plot points foram reestruturados, mas o que interessa, a essência da minha história continuou intacta."

 

Em março desse ano, foi anunciado que Hannah vai virar série de TV, em maio a série foi comprada e encomendada pela Amazon e Seth foi escalado para escrever Shadow of the Colossus.

 

E você? O que você acha da trajetória de Seth? Deixe seu comentário, compartilhe esse post e vamos escrever nossa história, rumo ao sucesso.

 

Assista abaixo a entrevista completa de Seth na VFS

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com