ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Trabalhando com Cinema em Vancouver

24.07.2017

 

Vancouver é o terceiro maior polo de cinema da América do Norte, atrás apenas de Los Angeles e New York. Uma indústria que movimenta cerca de 2 bilhões de dólares por ano, com uma média de 50 produções acontecendo simultaneamente apenas em Vancouver. Não por acaso, Vancouver é o destino favorito para todos aqueles que buscam uma carreira na indústria do entretenimento e querem fugir da competitividade e estilo de vida de Los Angeles.

 

Além do dólar mais barato, Vancouver tem uma vasta gama de paisagens e pode se disfarçar como várias outras cidades. Nova York, Boston, Washington, Chicago, Miami, Los Angeles, até mesmo as fictícias, como National City, Central City e Star City. Vancouver é lar de Deadpool e dos X-Men. Star Trek, Arquivo-X, Supernatural, Once Upon a Time são apenas algumas das centenas de produções que filmam aqui em Vancouver e como você pode imaginar, cada um desses sets precisa estar totalmente preenchido de profissionais. É aí que você entra.

 

O Cinema é uma economia enorme para a cidade e naturalmente o mercado tratou de reagir a isso. Escolas de cinema, produtoras de games e estúdios de animação começaram a abrir na cidade. A demanda de profissionais cresceu e com ela a necessidade de treinar essas pessoas para o trabalho nos sets de filmagem da cidade. Hoje, Vancouver tem equipes de filmagens especializadas a ponto de dar conta de qualquer blockbuster. Com o dólar mais barato e os descontos fiscais do governo para estimular a contratação das equipes locais, os estúdios de Hollywood não têm muita opção a não ser trazer seu trabalho - e dinheiro - pra cá.

 

Outra coisa é que nenhum sindicato da indústria de cinema e TV de British Columbia nunca entrou em greve, o que torna a indústria muito mais confiável. Aliás, basta a simples ameaça de greve em Los Angeles que as produções americanas em Vancouver disparam.

 

Bom, mas eu falei isso tudo porque eu queria chegar no Motion Picture Industry Orientation Course, Uma certificação obrigatória para todo mundo que quer começar a escalar as ladeiras para trabalhar nos maiores sets do mundo. Já pensou você cercado de jedi's? Ou preparando a iluminação para uma cena dos Vingadores? Ou quem sabe você prefira presenciar a magia sendo feita em um set de David O. Russel. Seja qual for a sua ambição, seu caminho começa aqui, em Vancouver. É um curso de dois dias que fala das leis, regulamentos e procedimentos em um set de filmagem. Eu fiz o curso esse fim de semana e estou pronto e certificado para trabalhar alguns sets. 

 

O curso vai te dar uma idéia clara de quem é quem em um set profissional e quais os degraus que você precisa subir para alcançar aquela tão sonhada posição de Diretor, Diretor de Fotografia, Câmera, etc. Vai te falar os procedimentos padrão dos sets, as leis e regulações que você está sujeito, quais os seus direitos e deveres e vai te ensinar como se filiar a uma Union, os sindicatos.

 

Ao contrário dos sindicatos do brasil, as Unions canadenses realmente protegem os membros. Alem de regerem seus cachês e regulamentações, eles te oferecem assessoria jurídica - caso você tenha problemas com algum produtor, a Union te fornece um advogado para defender seus direitos - os membros recebem planos dental e de saúde, orientação de carreira, contadores e todo o suporte que você precisa para ter sucesso na sua carreira. Fazer parte de uma Union traz grandes vantagens, mas com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Fazer parte da Union significa se comprometer com os padrões de qualidade e segurança de trabalho impostas por ela.

 

Mês que vem, Arquivo-X vai estar na cidade e esse que vos fala vai tentar uma vaga de PA no set. dedos cruzados.

Se você leu até aqui, deve estar se perguntando o que isso tem a ver com roteiristas.

Bom, é que nem só de roteiro, vive o roteirista, se você acompanha o Roteirista Empreendedor, lembra do artigo sobre Profissões para Todos os tipos de Roteiristas, se não, você pode ler clicando AQUI. Existem outras funções que o roteirista pode exercer no set, como Script Supervisor, por exemplo.

Além disso trabalhar em sets vai te dar a oportunidade de conhecer muitos produtores. Produtores esses que vão se lembrar de você na hora que você ligar pedindo uma reunião pra mostrar um roteiro. Além de ter a oportunidade de conhecer atores, diretores de arte, de fotografia, todos os contatos que vão lhe recomendar para outros jobs.

 

Por isso, se você tem o sonho de trabalhar em grandes produções de Hollywood, mas não sabe se o tio Trump vai te deixar entrar e trabalhar nos States, vem pra Vancouver. A Hollywood no norte.

Se você leu meu livro, deve saber a história sobre como eu cheguei aqui, se não leu ainda... aproveita que a Segunda Edição digital está ainda maior, mais caprichada. Mas se você quer vir estudar na VFS e não sabe como, mande um email pra roteiristaempreendedor@gmail.com. Eu tento, na medida do possível responder a todo mundo, mas caso seja humanamente impossível, eu faço outro artigo sobre isso.

Gostou? Quer mais conteúdo sobre isso? Deixe seu comentário, sugestão, compartilhe e curta o Roteirista Empreendedor que você me ajuda a trazer cada vez mais conteúdo para os Roteiristas Independentes.

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com