ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Estruturando um Curta-Metragem.

01.12.2017

 

Com as inscrições do Script+ abertas durante todo o mês de dezembro, ainda dá tempo de você preparar seu roteiro de curta e hoje eu quero deixar umas dicas pra você, iniciante que não sabe muito bem por onde começar. Lembrando que esse ano, os vencedores ganham os dois guias de roteiro do Roteirista Empreendedor, um curso online exclusivo oferecido pela Escola de Roteiro e o Final Draft 10, o maior e melhor software de roteiro do mercado. E o melhor, as inscrições são de graça.

 

Eu costumo dizer que roteiro é que nem piada: se tiver que explicar é porque é ruim. Se um roteiro de longa é uma piada, um curta é uma "punchline".

 

A lógica do storytelling é a mesma. Uma história é uma história em qualquer mídia e formato, mas criar uma narrativa completa em um curta é um desafio nível hard. Isso porque o número limitado de páginas faz com que cada palavra tenha que valer a pena.  

 

Um curta pode ser uma única cena ou uma mensagem simples. As regras narrativas dos curtas permitem uma maior liberdade criativa, mas é importante que o curta seja direto ao ponto. Tenha uma mensagem clara e vá direto ao que interessa. Pense. O que é realmente essencial para esse história?

 

Tendo dito isso, vamos abordar um pouco um modelo de estrutura narrativa curta. Esse não é o jeito certo, nem o errado, é apenas uma das mil maneiras existentes.

 

Tudo começa com uma idéia. Uma mensagem que você quer passar. Um ponto de vista que você quer explorar. Uma situação que você quer mostrar. Para a idéia se tornar uma história, ela deve ter 3 atos: começo, meio e fim. Introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

No seu roteiro de 15 páginas, podemos calcular a duração de cada ato. Podemos dizer, por exemplo, que seu primeiro ato tem 4 páginas, o segundo 8 páginas e o terceiro 3 páginas.

 

Isso significa que as primeiras quatro páginas, vc reserva para introduzir o personagem e o conflito em questão. Quanto maior o conflito, mais gloriosa é a vitória.

 

As próximas 4 páginas, você reserva para o "Fun and Games", a parte do roteiro onde as coisas acontecem de acordo com o plano do protagonista.

 

Nas próximas 4, a coisa muda de figura e o problema foge do controle do protagonista. É uma espiral dramática até o fundo do poço, o ponto dramático mais baixo da história.

 

As últimas 3 páginas, você guarda para o clímax e a resolução. Sua resolução não precisa ser mais do que uma página, mas é aqui que você vai debater a sua questão dramática central. Seja qual foi a pergunta, a situação ou o conflito que você apresentou, é aqui que você resolve.

 

E é assim que você desenvolve uma narrativa convencional em um formato curto. Calculando e dividindo sua criatividade no espaço que você tem a disposição.

 

Lembre-se que escrever requer estudo, estrutura e forma. Ignorar os elementos o drama é dar murro em ponta de faca. A diferença entre os profissionais e os amadores é que o profissional pensa antes de começar a escrever. O amador começa a escrever antes de pensar.

 

Por isso, se você ainda não tem curta e quer preparar algo para o Script+, siga esse modelo e corra pro abraço. Mas sinta-se livre para ignorar e criar sua própria narrativa. O regulamento está disponível na página do concurso.

 

Boa sorte a todos!

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com