O que é Conflito?



Uma enquete no grupo do facebook fez acender uma dúvida que ainda permeia na cabeça de muitos iniciantes. Afinal de contas o que é conflito?


Ao contrário do que muitos pensam, conflito não é necessariamente uma cena de luta, nem uma perseguição de carro. Quando falamos de conflito dramático, estamos falando de qualquer choque de IDÉIAS e essa é a base de todo bom diálogo.


Basicamente, quando falamos de conflito, estamos falando de duas forças que colidem, de duas idéias opostas. O conflito pode ser interno, de um personagem decidindo se vai ou não agir. Pode ser externo, duas pessoas discutindo. Pode ser físico, uma luta corpo a corpo, pode ser em larga escala, uma guerra mundial. Conflito é todo processo de tomada de decisão e sim, ele existe em TODAS as cenas do filme.


Para entender a base do conflito, é preciso entender a construção de um bom DIÁLOGO. Quando dois personagens falam, o que torna a conversa interessante é justamente o conflito. veja a belíssima obra de Spike Jonze, "Her", um filme recheado de conflito por todos os lados. Existe o conflito do protagonista interpretado por Joaquin Phoenix e sua luta contra a depressão. O conflito do relacionamento com uma inteligência artificial. O conflito da vizinha, interpretada por Amy Adams que mesmo sendo casada se sente desconectada do marido.


Observe o conflito inicial de Star Wars, Uma Nova Esperança. Luke quer se juntar a rebelião, se tornar um piloto para lutar na guerra contra o império, mas seu tio precisa de sua ajuda na fazenda por mais uma temporada.


Que tal a cena da dança de Pulp fiction? Onde Vincent (Travolta) leva a mulher do chefe, Mia (Uma Thurman) para dançar e a cena toda é um conflito interno de Vincent, que quer ao mesmo tempo ser leal ao patrão e divertir Mia. Lembra de todo o diálogo sobre massagem nos pés? Aquilo é conflito puro!


Toda história possui uma questão dramática central e o que dá combustível para essa QDC é justamente o conflito. Sem conflito não tem história.


Sempre que você estiver decidindo entre pizza de mussarela ou pepperoni, isso é conflito. Sempre que você tiver na fila do caixa, ponderando se a outra está ou não andando mais rápido, isso é conflito. Sempre que você está decidindo que roupa usar pro seu encontro, isso é conflito.


Até mesmo um olhar contemplativo para o horizonte é resultado de conflito interno.


Toda cena deve ter conflito? Sim. O que não significa que toda cena é uma cena de luta. Uma história é feita a partir de um plot. Um plot é um conjunto de cenas e cada cena, passa por uma tomada de decisão para ir para a outra. Essa tomada de decisão é o conflito sendo trabalhado. Isso não é a opinião do Bill Labonia ou de outros roteiristas, mas trata-se dos fundamentos do próprio storytelling.


A vida é formada por conflitos. Cada decisão que tomamos é resultado de um conflito e o mesmo vale para os personagens das nossas histórias.


O que você acha? Qual o seu conflito favorito do cinema ou da TV? Deixe seu comentário e participe da discussão. Mande também sua dúvida para roteiristaempreendedor@gmail.com.


E não deixe de se inscrever no Script+, O Festival de Roteiro de Curta-Metragens do Roteirista Empreendedor e concorra a uma cópia do Final Draft 10, o software de roteiro mais usado por profissionais no mundo inteiro.







O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA 16.722.838/0001-29

Todos os produtos e serviços online são entregues imediatamente.

www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram