Thor Ragnarock - Desconstruindo Diálogos.


Thor Ragnarock, terceiro filme da franquia parece que finalmente acertou o tom e o lugar do personagem. O Diretor Taika Waititi teve bastante liberdade criativa para fazer o que faz de melhor. Comédia com diálogos afiados e bem construídos. O primeiro filme trouxe um tom shakespeariano para a história e estava mais preocupado em tecer laços com os vingadores do que em contar a história de Thor. O segundo tentou expandir a mitologia, trazendo vilões galácticos para ameaçar Thor, mas ainda assim o filme dependeu muito do seu "núcleo humano".


A Marvel finalmente entendeu que as histórias de Thor tem que se passar em Asgard (ou melhor, no espaço, mais próximo dos guardiões da Galáxia e mais longe dos Vingadores. Pra mim, Thor é o Aquaman da Marvel. Ele não vive na Terra, tem todo um mundo para se preocupar, mas quando a terra precisa de ajuda, sabe onde encontrá-lo. E finalmente Chris Hemsworth parece confortável na pele do Deus do Trovão. Ele tem um timing de comédia incrível, o que foi acentuado ainda mais pela direção do Taika.


Uma cena me chamou atenção, e é um dos meus momentos favoritos do filme. A cena do elevador entre Thor e Loki e sua sequência "Get Help!".



Uma cena onde a ação e o "fim do mundo" param por um momento enquanto dois irmãos compartilham um momento necessário para o crescimento dos dois. Uma conversa rápida, bem íntima, mas que traz toda uma carga dramática e define o relacionamento entre os dois irmãos adotivos.


INT. GRANDMASTER’S PALACE - ELEVATOR - CONTINUOUS

Thor e Loki estão subindo


LOKI

É o seguinte. É melhor eu ficar aqui mesmo em Sakkar.

THOR

Exatamente o que eu estava pensando.

LOKI

...Você acabou de concordar comigo?

THOR

Esse lugar é perfeito pra você. É selvagem, caótico, sem lei.

Meu irmão, você vai se dar muito bem aqui.

LOKI

Você pensa mesmo tão pouco de mim?

Esse é o momento de virada do diálogo. Veja que o arco de Thor está se completando. O herói orgulhoso e cabeça-quente do primeiro filme finalmente aprendeu que algumas coisas são o que são e que ele deve aceitar e seguir em frente. Já Loki também chega em um momento de reflexão de toda a sua vida. Depois de ameaçar dominar a terra, ser preso pelo irmão, banido de casa, tomar o lugar do pai para reinar em seu lugar. Loki passou a vida perseguindo suas próprias ambições e aqui, nesse elevador junto do irmão, ele percebe que não importa o que aconteça, eles sempre compartilharão essa conexão, esse laço familiar que os une. Loki é ambicioso e o fato de Thor achar que ele deveria ser apenas mais um trambiqueiro de Sakkar o ofende.


Thor pausa, considera seu irmão. Então:


THOR

Loki, eu te achava extraordinário.

Eu achava que nós íamos lutar lado a lado para sempre.

Mas no fim das contas, você é você e eu sou eu...

Sei lá, talvez ainda exista bondade dentro de você, mas

sejamos honestos, Nossos caminhos divergiram há muito tempo.

Loki magoado com a disposição de Thor em abandoná-lo. Disfarça seus sentimentos com:

Os roteiristas Eric Pearson, Craig Kyle e Christopher L. Yost gostam de dar notas emocionais no roteiro, coisa que aprendemos a nunca fazer. Mas perceba que com poucas palavras eles conseguem ditar o tom da cena e dar a direção e a emoção exata para o diretor. Ao contrário de um roteiro especulativo, esse é um roteiro encomendado para uma equipe de produção específica. nesse caso, notas para a equipe, diretor e atores são muito bem vindas. Mas percebam como Loki se faz de "emburrado"

LOKI

É melhor que a gente nunca mais se veja de novo.


Pausa. Thor coloca a mão no ombro do irmão de forma afetuosa. Foco em Loki. Será que o Thor conseguiu atingi-lo?

THOR

É o que você sempre quis.

Nesse momento, os dois irmãos percebem que esses são seus últimos momentos juntos e nos próximos minutos, o herói e o quase-vilão desaparecem para dar lugar a duas crianças aprontando travessuras no palácio. Esse tipo de nuance mostra o tipo de relacionamento e intimidade que esses personagens compartilham. Não só isso, a brincadeira define perfeitamente o relacionamento dos dois.

Pausa. Então:

THOR (CONT’D)

Ei, vamos fazer "socorro"

LOKI

Que?

THOR

"Socorro"

LOKI

Não.

THOR

Qual é, você adora.

LOKI

Eu odeio.

THOR

É legal. Funciona toda vez.

LOKI

É humilhante.

THOR

Você tem uma idéia melhor?

LOKI

Não.

THOR

A gente vai fazer.

LOKI

Nós não vamos fazer "socorro".


INT. GRANDMASTER’S PRIVATE GARAGE - CONTINUOUS

Vários níveis de plataformas com dúzias de naves espaciais. A porta do elevador se abre. Thor carrega Loki nos ombros enquanto Loki finge estar fatalmente ferido.


THOR

Socorro! Por favor! Meu irmão está morrendo.


Um pequeno grupo de guardas Sakkarianos se viram para olhar para eles. Um dos guardas aponta sua arma.


THOR (CONT’D)

Socorro! Ajuda!

Thor levanta Loki e o arremessa contra os guardas, nocauteando todos como pinos de boliche. Loki se levanta e Thor se aproxima ao seu lado.

THOR (CONT’D)

Clássico.

LOKI

Eu ainda odeio. É humilhante.

THOR

Pra mim não é.

O momento de descontração nos mostra como foi o relacionamento dos dois e nos revela um pouco mais sobre quem são eles. Thor, o líder. Bonito, carismático e brincalhão, que sempre acaba convencendo o irmão Loki, que vai na onda. Thor literalmente pega Loki nos braços e o arremessa, o que mostra que ele "manipula" o irmão a fazer suas vontades, o que criou uma birra interna em Loki, que se via sendo constantemente humilhado para que Thor pudesse sair por cima. É incrível como uma simples brincadeira entre irmãos consegue nos revelar tanto sobre eles.


Confira o ROTEIRO de Thor Ragnarock clicando AQUI.


Qual o seu momento favorito do filme? Você gostou? Não gostou? Por que? Deixe seu comentário e curta nossa FANPAGE para que a gente continue produzindo conteúdo como esse.

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com