ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Escrevendo Grandes Personagens.

30.01.2018

 

Todos os grandes filmes têm uma coisa em comum. Todos eles têm personagens inesquecíveis. Personagens que nos ajudam a entender e a dar significado aos conflitos da nossa própria vida. Todos nós estamos procurando entender nós mesmos, nosso lugar e nossas visões.  Apenas nos colocando no lugar do outro e encontrando os mesmos conflitos nós podemos entender o que nós mesmos faríamos naquela situação. Filmes nos dão a oportunidade de experimentar sentimentos e pontos de vista que talvez nunca experimentaríamos. De que outra forma, eu conseguiria entender como era a vida de um judeu na segunda guerra? De um escravo nos impérios? De uma princesa solitária?

 

Tudo começa com identificação. Nos identificamos com um personagem quando conseguimos enxergar nele um traço da nossa própria personalidade. Quando personagens são mal escritos, essa ilusão é quebrada. Nós como público somos muito cientes de quando estamos vendo um PERSONAGEM. mas quando o roteirista faz o seu trabalho direito, ele cria uma pessoa verossímil. Alguém que você poderia muito bem encontrar na fila do banco, no caixa do supermercado. Quando isso acontece, a experiência emocional de assistir um filme está completa. A partir do momento em que nos identificamos com um personagem, nós sofremos, choramos e comemoramos com ele. Todos nós já conhecemos pessoas inesquecíveis e quando personagens são mais do que linhas de diálogo em um papel, eles se tornam essas pessoas.

 

 Grandes personagens não são grandes de verdade. Todos nós temos um lado negro dentro de nós. Um pensamento ou opinião que não expressamos porque sabemos que é errado. Algo pelo qual nós nos envergonhamos secretamente. Um defeito que talvez nunca tenhamos tido a oportunidade de corrigir. A maioria de nós nem sabe se existe algo errado com seus valores e costumes até o momento onde são confrontadas com situações e pontos de vista diferentes. Sabemos com certeza que não somos perfeitos, mas as vezes fica difícil entender realmente o porquê. Grandes Personagens têm defeitos, como nós. Coisas que eles precisam corrigir em suas vidas. Isso nos leva a segunda grande característica que marca grandes personagens.

 

Grandes personagens têm grandes problemas. Tudo começa com uma pessoa com um problema. Nós precisamos dar aos nossos personagens grandes obstáculos a serem ultrapassados e uma excelente motivação para tentar. Quando vemos um personagem passando dificuldades, vemos nós mesmos e nossas próprias dificuldades. E talvez no momento em que a gente iria desistir, o personagem triunfa, nos dando uma sensação de que é possível superar dificuldades sim, e que você sai delas mais forte do que quando entrou.

 

Grandes personagens têm grandes relacionamentos. E não estou falando de relacionamentos amorosos, falo de relações interpessoais que temos no nosso dia a dia com pessoas do nosso círculo imediato. Todos nós temos ao menos UMA pessoa pela qual vale a pena lutar. Pode ser uma mãe, um filho, um amigo, um amante. É isso que move nossas vidas, pessoas que nós amamos e pessoas que nós odiamos. Grandes Personagens experimentam tudo isso. Eles se cercam de pessoas que adicionam a ele mesmo, que fazem dele uma pessoa melhor e se distancia das pessoas falsas, que só sugam dele. Isso é um traço inerente na maioria de nossas vidas. Todos queremos nos rodear de pessoas e amigos que nos completem e que faça a gente se sentir bem, mas nem sempre conseguimos identificar direito quem é quem. As pessoas com quem Grandes Personagens se relacionam são aquelas que desafiam seus limites e adicionam perspectivas diferentes ao seu pensar. 

 

Grandes personagens dão um jeito. Todos nós estamos a procura de significado e respostas e muitas vezes não sabemos nem por onde começar a procurar. Os grandes personagens que nós nos lembramos são aqueles que apesar de todas as dificuldades e apesar de todos os obstáculos enfrentados, dão um jeito. Eles simplesmente desafiam os próprios limites e dão um jeito de resolver os problemas. Os grandes personagens nos apresentam respostas que estamos procurando. "Como eu saio dessa rotina que está me matando?". Grandes personagens dão um jeito.

 

E tudo isso se resume a principal característica de um grande personagem.

 

Grandes personagens somos nós mesmos. Todos os personagens que escrevemos parte de dentro de nós. Ao invés de procurarmos respostas do lado de fora, olhemos para dentro de nós mesmos pra perguntar "o que eu faria?". Isso porque nós PRECISAMOS nos identificar com os personagens. precisamos NOS VER neles, por isso todos eles começam de nós mesmos. Um roteirista que escreve grandes personagens é aquele que  consegue extrair sentimento e significado das lições e dificuldades do dia a dia.

 

Quer mais conteúdo como esse? Deixe seu comentário, curta e compartilhe nossa fanpage.

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com