ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

A Falsa Derrota. Como Funciona o Segundo Ponto de Virada.

01.02.2018

 

Se você ainda não está familiarizado com os sete pilares da narrativa cinematográfica, dê uma lida no Guia Prático do Roteiro de Cinema porque hoje vamos falar do momento mais importante de todo filme, o Segundo Ponto de Virada, mais conhecido como A Falsa Derrota ou o momento "Tudo Está Perdido". Como exemplo vamos usar o segundo ponto de virada de Spider Man Homecoming, uma agradável surpresa da parceria Sony/Marvel.

 

Essa é a cena em questão e para entender como ela funciona, precisamos fazer a engenharia reversa e desconstruir todo o momento para entender como os roteiristas criaram esse momento.

 

 

Quando Peter chega para capturar o Abutre, ele está certo de que a história terminou. Ele é muito mais rápido e mais forte que o seu oponente e caminha com confiança para levá-lo a justiça. Porém logo o filme vai reverter as expectativas de Peter... e a nossa. Para a reviravolta ocorrer, o herói deve achar que vai vencer e nós também. Perceba como o tom de Peter é "te peguei", "Acabou". Só que a batalha entre Peter e o seu inimigo não vai ser definida pela força bruta de cada um, e sim pelo maior fator que os separa, ligado diretamente ao TEMA do filme. O Abutre vence porque é mais velho, mais experiente e embora não seja mais inteligente, é mais sábio.

 

Isso fica claro quando vemos o tom com o que ele se refere a Peter. Ele fala com o Homem Aranha como um adulto fala com uma criança, com uma pitada de arrogância e superioridade. Veja como ele manipula o garoto logo no início da conversa, se colocando como uma posição de autoridade sobre ele (o pai da mocinha) .

 

"Peter, você é jovem. Não entende como o mundo funciona". Veja como o Abutre tem uma perspectiva completamente diferente. Ele mostra o cinismo que vêm com a experiência enquanto peter rebate com o completo oposto, a inocência que vem com a juventude. "Eu entendo que vender armas para bandidos é errado!".

 

"Como você acha que seu amigo Stark pagou por aquela torre?" Veja como o Abutre tenta manipular Peter tentando forçar sua perspectiva. Ao mesmo tempo, ele apela para o que ele e Peter têm em comum: a origem pobre. Pra ele, Peter têm obrigação de pensar como ele, já que os dois vieram do mesmo lugar. A velha tática da "identidade de grupo" que diz que toda mulher TEM que ser feminista, que todo negro TEM que ser oprimido, que todo pobre TEM que odiar os ricos. É uma postura vitimista. Atenção nessa palavra: vitimismo. Ela vai ser muito importante na cena.

 

"Por que você está me dizendo isso?" Pergunta Peter no tom mais inocente que só um adolescente pode ter. Mais uma mostra que Peter ainda não têm experiência para entender o truque mais velho do livro: o vilão sempre monologa para ganhar tempo. Percebe como cada linha que sai da boca de Peter reforça o seu caráter? Percebe a dinâmica entre os dois personagens finalmente vindo a tona? Inocência vs Experiência.

 

A Primeira reversão ocorre quando o Abutre dá a volta por cima, chamando suas asas para o resgate. Peter consegue usar seus poderes para se esquivar, mas novamente sua inocência o impede de perceber o que realmente está acontecendo. Como eu disse antes, esse momento NÃO vai ser definido pela força bruta ou agilidade de cada um, e sim pela experiência.

 

E agora é que a cena começa de verdade.

 

Enquanto o Abutre foge tranquilamente, Peter está soterrado debaixo dos escombros. Esse é o momento que define o segundo ponto de virada. A Falsa derrota. Derrotado, Peter está preso, imobilizado, sem conseguir respirar. É nesse momento que o menino Peter Parker de 16 anos vêm a tona. Percebemos aqui que o Abutre estava certo, ele não passa de um garoto bem intencionado. Veja a vocalização dele, como ele chora, como sua voz afina e engasga na garganta. Isso é proposital, para mostrar que de fato, ele é uma criança em perigo.

 

"Socorro! Eu estou preso aqui embaixo! Por Favor!". Essa seria a nossa reação naquele momento. Gritar por socorro e rezar para não morrer ali. Esse é o momento que DEFINE o herói em sua jornada, pois é no âmago do seu ser no seu conflito mais profundo que ele vai tirar forças para superar o desafio.

 

É aqui que o tema do filme aparece para fazer a diferença. E o tema aqui é a transformação do jovem Peter Parker em Homem-Aranha. Não por fora, ele já é o homem-aranha tecnicamente, mas por dentro. Ele precisa finalmente aceitar que não é Peter Parker, o menino vulnerável, Vitima das circunstâncias. 

 

Lembra da palavra VITIMISMO? é aqui também que ela vem pra jogo. Porque Para reverter essa situação, Peter precisa parar de se vitimizar, precisa parar de chorar e de pedir ajuda e deve assumir a responsabilidade. Ele deve arregaçar as mangas e crescer. Só ele pode resolver os próprios problemas. Ver o pobre Peter chorando debaixo dos escombros me corta o coração todas as vezes, mas é uma emoção necessária para construir esse momento de virada. 

 

É quando Peter se acalma e vê seu rosto refletido na água, dividindo espaço com a sua máscara. A dualidade de sua vida, ali, olhando pra ele. Dizendo para ele QUEM É VOCÊ DE VERDADE? "Se você não é nada sem o traje, você não deveria tê-lo." Isso mostra que o Homem-Aranha é mais do que um uniforme, é a pessoa que está por baixo. É isso que define um herói. Perceba que Peter precisa buscar o sentimento DENTRO DELE MESMO para sair dali. Veja como a expressão dele muda quando ele começa a sussurrar 'vamos lá, Peter". 

 

Mas logo depois ele já está falando "vamos lá Homem-Aranha". - Eu me arrepiei nesse momento só escrevendo isso - Esse é o ponto de virada. Não é a luta, não é a vitória do vilão. Esse é o momento em que o herói se transforma e aprende. VAMOS LÁ HOMEM-ARANHA!

 

Peter Parker é soterrado. Homem-Aranha emerge das cinzas. Nesse momento Peter deixa de ser uma vítima, para se tornar o herói de fato. afinal, grandes poderes trazem grandes responsabilidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com