ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

O Dossiê Cloverfield

08.02.2018

 

Você também ficou confuso e odiou The Cloverfield Paradox? Essa não é uma defesa do filme - que é bem medíocre - mas uma análise da saga como um todo. Como esses filmes se conectam? Cloverfield faz sentido? Spoilers a frente, lógico!

 

 

Tudo começou em 2008 com Cloverfield. O filme é uma fita recuperada pelo departamento de Defesa depois do ataque de um monstro gigante em Nova York. A fita recebeu o codinome "Cloverfield". Naquele filme, descobrimos que Rob está indo embora para o Japão, ele vai ser vice-presidente de uma empresa chamada Slusho!. É possível ver seu irmão Jason usando uma camisa da empresa no filme.

 

 

Slusho! é uma bebida cujo ingrediente secreto é extraído do fundo do oceano. Se você pesquisar o nome da Slusho! no google, vai descobrir que ela pertence a corporação japonesa Tagruato, uma empresa de extração de petróleo possivelmente responsável por despertar o monstro. Uma das plataformas de perfuração da Tagruato foi destruída pelo monstro antes dele chegar em Nova York. O vídeo abaixo mostra parte da campanha viral de Cloverfield.

 

 

Através de seu site "oficial", a Tagruato publicou no dia 18 de janeiro a seguinte mensagem:

 

"Tokyo - 18 de janeiro de 2018.

A Tagruato iniciou o desenvolvimento de uma tecnologia revolucionária de energia, no que o CEO Ganu Yoshida chamou de um grande salto para o nosso planeta. Essa forma de energia renovável vai demorar cerca de quatro anos para ser completada, com mais 6 anos de período regulatório. Pretendemos trazer essa energia revolucionária até 18 de abril de 2028."
 

Na última cena do filme, A câmera de Rob acidentalmente mostra um objeto caindo no mar. Muitos achavam que aquele era o monstro, mas descobrimos depois que foi um satélite da Bold Futura que caiu na costa do Atlântico. Você vai entender já já.

 

 

Em 2016, Michelle sofre um acidente e acaba presa em um bunker com um homem chamado Howard Stambler. Howard passou 14 anos na marinha, onde era um analista de telemetria de satélites. Enquanto procurava satélites espiões russos, Howard e seu parceiro descobriram algo muito maior, mas ao confrontar a marinha, eles foram silenciados. O parceiro de Howard foi acusado de traição e sentenciado a prisão perpétua. Howard deixou a marinha com a garantia de ficar calado.


O que quer que aconteceu na marinha, deixou Howard traumatizado. Ele passou a construir um abrigo no quintal de sua casa. ele começou a se preparar para o apocalipse.

 

No filme é possível ver uma carta da Bold Futura endereçada a Howard. Ele foi homenageado como funcionário do mês em fevereiro de 2016. um mês antes dos acontecimentos de 10 Cloverfield Lane.  Bold Futura é subsidiária da... Tagruato.  Howard era analista de telemetria para a Bold Futura.

 

O terceiro ato de 10 Cloverfield Lane enfureceu muita gente. Alienígenas? Invasão? Que porra é essa? No final desse filme, vemos que a terra foi invadida por alienígenas, em naves espaciais e armas químicas. Vemos também que Howard morava na Rua Cloverfield.

 

 

The Cloverfield Paradox se passa em 2028 e a terra está passando por uma crise energética. Um acelerador de partículas imenso shamado Sheppard foi construído em órbita e a tripulação da estação espacial Cloverfield é a responsável por testar o equipamento, que pode resolver a crise energética para sempre. É possível ver referências a Tagruato e a Slusho! no filme. basta prestar atenção.

 

 

No filme, escutamos a explicação de Mark Stambler - Algum parentesco com Howard Stambler? - , autor do livro "O Paradoxo Cloverfield" onde ele diz o seguinte:

 

"Aquele acelerador é 1000 vezes mais poderoso do que qualquer um jamais feito. Cada vez que eles testam eles arriscam romper a fibra do espaço-tempo, fazendo com que diferentes dimensões colidam, distorcendo a realidade, não só na estação, mas em todos os lugares. Esse experimento pode desencadear o caos, do tipo que nunca vimos antes. Monstros, demônios, Bestas do fundo do mar. E não apenas aqui e agora... mas também no passado e no futuro. Em outras dimensões."

 

A campanha de marketing de The Cloverfield paradox diz o seguinte. "Há 10 anos um monstro atacou Nova York. Descubra agora o porquê." Mesmo sendo no futuro, o filme se propõe a ser uma espécie de "prequel" de Cloverfield. Parece confuso? É por isso que é um paradoxo.

 

A teoria do filme, é que graças ao mal funcionamento da Sheppard em 2028, diferentes dimensões colidiram. isso fez com que um monstro despertasse em 2008 em um desses universos, que Aliens invadissem a terra em 2016 em outro e que nazistas recebessem ajuda sobrenatural em outro. Quem tentar conectar os filmes Cloverfield em uma única linha temporal vai falhar, porque os filmes se passam em um MULTIVERSO. Cada filme se passa em um universo DIFERENTE, mas todos eles foram desencadeados por um único incidente inicial: o paradoxo.

 

Isso significa que todos os filmes acontecem simultaneamente, em dimensões e épocas diferentes. 

 

 

Pra tentar facilitar eu fiz esse gráfico baseado em uma das teorias que rodam a internet. Lembra bastante a teoria do Dr. Brown em De Volta para o Futuro 2. Para entender é preciso falar do "Paradoxo do Avô". 

Imagine que um viajante volta no tempo e mata o próprio avô, impedindo então o pai de nascer. Agora imagine que ele voltou pra casa. Você acha que o lugar pra onde ele vai voltar é o mesmo que ele saiu? A resposta é sim. Vê, a timeline original precisa ser preservada. Portanto não adianta você voltar no tempo e matar Hitler, quando vc voltar para o futuro ele ainda vai ter existido. Apenas na timeline alternativa os eventos realmente aconteceram.

 

 O gráfico não é perfeito, mas explica a conexão entre os filmes.

 

A nossa timeline permanece imaculada, pois os eventos não acontecem em sequência e sim simultaneamente em cada uma dessas timelines alternativas, mas todas oriundas da mesma. O que os sobreviventes da Cloverfield encontram quando voltam pra terra é justamente o choque dessas realidades. Claro que tudo isso não passa de teoria.

 

Ainda existem muitas dúvidas, principalmente em relação aos Alienígenas.  Em 10 Cloverfield Lane Emmet descreve o ataque como um brilho intenso e vermelho vindo do céu. não se espante se Overlord tratar de explicar esse brilho vermelho. De qualquer forma, não temos todas as peças do quebra-cabeças para saber o que realmente está acontecendo. só nos resta conjecturar.

 

O site da Tagruato foi atualizado depois do SuperBowl e agora mostra uma espécie de Glitch, provavelmente consequência do Paradoxo. Se você gosta de busca ao tesouro, fique ligado no marketing viral de Cloverfield. Ele é silencioso, mas se você usar suas habilidades de detetive, você vai ter muitas horas de diversão e investigação sobre todas as peças desse imenso enigma chamado Cloverfield.

 

Gostou? está confuso? eu também. Deixe seu comentário e suas conclusões e vamos continuar a conversa!

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com