O Policiamento da Ficção. Até que ponto isso é Bom?



Você sabia que se você perguntar a um policial se ele é um policial ele é obrigado a dizer que sim? Você sabia que é possível arrombar qualquer porta com um cartão de crédito em poucos segundos? Você sabia que quando você está lutando em cima de um trem as Leis da Física não se aplicam?


Tudo isso são coisas que aprendemos no cinema e na TV. Um grampo de cabelo é capaz de abrir qualquer fechadura. Quando você atira no tanque de gasolina de um carro ele explode. Filmes e séries frequentemente distorcem a realidade em prol da história e isso nunca foi um problema... até agora.


Até que ponto obras de ficção devem ter responsabilidade com a realidade? Como escritor você deve ter achado que tem liberdade criativa, que pode inventar personagens e situações para contar a sua história. Porém, existe hoje um patrulhamento das obras de ficção que visa responsabilizar autores por equívocos, erros ou mentiras que personagens inventados falam em uma obra inventada. Sim, eu estou falando da polêmica envolvendo a novela O Outro Lado do Paraíso, Os Psicólogos e os Coaches.


Eu lembro que quando eu era moleque, todas as novelas vinham com uma mensagem na frente "essa é uma obra de ficção, qualquer semelhança ou discrepância entre nomes, personagens e situações é mera coincidência". Parecia uma redundância na época. Eu pensava "Por que as pessoas precisam de aviso de que isso é uma obra de ficção? O fato de s er uma novela criada e inventada por um autor não é o suficiente?" Hoje percebo que esse aviso era mesmo muito necessário, pois sem ele as pessoas acreditam e levam a sério tudo o que vêem na TV.


Novela não é Jornal Nacional e querer atribuir o mesmo grau de responsabilidade social aos dois é um equívoco. É reduzir o jornalismo a espetáculo e elevar ficção a realidade. tenho certeza que nem autores e nem jornalistas são a favor desse pensamento.


Então como explicar o conflito criado a partir de uma cena de ficção, onde um personagem inventado fala para outra como fazer alguma coisa de forma equivocada. Será que a novela tem a obrigação de ser fiel a realidade? Se eu escrever uma história onde um médico destrata pacientes, os chama de mentirosos e se recusa a interagir com eles, será que o conselho de medicina viria em cima de mim por retratar um médico de uma forma tão politicamente incorreta? talvez eles nunca tenham assistido House.


Percebe onde eu quero chegar? Onde vamos parar? Será que as pessoas que assistem Game of Thrones acreditam que realmente existem Dragões voando por aí? Será que o autor da novela "inspirada" em Game of Thrones deve tomar cuidado? Vai que alguém vê uma luta de espada na novela e acha que pode sair lutando com espada na rua? que loucura.


Eu não assisto novela, até porque onde eu moro não tenho acesso a elas. Porem eu sou autor, sou escritor, roteirista e como todo escritor criativo eu prezo muito pela minha liberdade criativa. Eu não sou um documentarista. Eu não tenho obrigação de educar ninguém. Meu objetivo é criar arte, entreter e me realizar profissionalmente.


Não se pode colocar em autores de ficção a responsabilidade por educar as pessoas. cabe aos PAIS e a família educar seus filhos. E aos adultos, cada um é responsável pelas suas próprias decisões e dizer que a culpa é do autor da novela é reduzir o público a uma massa burra e tirar dos adultos as responsabilidades pelos seus próprios atos.


O mesmo vale pra quem acha que a novela "acaba com a família brasileira". Quem acaba com a família é a própria família. São os pais que não conversam e não educam seus filhos e querem cobrar do autor da Novela essa responsabilidade.


O que você acha sobre o assunto? Acha que autores e roteiristas devem ter obrigação em retratar a realidade como ela é ou o cinema, a TV e a literatura continuam livres para criar e nos levarem a lugares e situações jamais imaginadas? Deixe a sua opinião e o seu comentário.





O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA 16.722.838/0001-29

Todos os produtos e serviços online são entregues imediatamente.

www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram