ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Wakanda Forever - Pantera Negra

17.02.2018

 

Finalmente chegou ao cinema o mais novo filme da Marvel, o último antes do tão aguardado Infinity War e eu tenho que lhes dizer que Os Irmãos Russo vão ter uma pica grande pra segurar, porque seguir Pantera Negra de tão perto assim vai ser uma tarefa difícil.

 

Pantera Negra é pra mim, um dos melhores - senão o melhor - filme da Marvel até agora e quem me conhece sabe que eu sou um otário para filmes da Marvel. Eu amo esse universo e esses personagens desde criancinha. Vou explicar o porque o filme funcionou tão bem pra mim. Pode ficar tranquilo que eu não vou ficar aqui falando de política. Estamos aqui pra falar de cinema!

 

Durante muito tempo os filmes da Marvel assumiram uma fórmula que depois do décimo filme passou a ficar bastante visível e mais cedo ou mais tarde a Marvel precisava se renovar e o Tio Feige não desapontou. O Chefão do Marvel Studios parece que aprendeu a lição e ao invés de contratar diretores para dirigir filmes genéricos, ele agora permite que os artistas possam colocar um pouco mais de seu olhar e de sua personalidade no filme. Taika Waititi fez isso de forma majestosa em Thor Ragnarock e Ryan Coogler faz ainda melhor com Pantera Negra.

 

Além de ter um elenco fenomenal, todos os atores realmente se entregaram para o papel e deram excelentes performances. Chadwick Boseman é um rei em todos os sentidos. A forma como ele fala, como ele se porta. Ele é uma pessoa que quando entra na sala todos ficam em silêncio.

 

Aliás, você pode dizer que um filme é bom quando você consegue facilmente entender e diferenciar a personalidade de todos os personagens. Todos aqui têm seus conflitos e seus ideais e em nenhum momento eles parecem peões controlados por um Rei. Os atores dão uma profundidade enorme para os personagens e logo de cara você consegue identificar o laço entre cada um deles.

 

Michael B. Jordan entrega o melhor vilão da Marvel, sem sombra de dúvidas. Ele conseguiu quebrar o paradigma da Marvel que são péssimos vilões. Killmonger é profundo, suas motivações são claras e ele é muito honesto com quem e com o que ele é. Em nenhum momento você acha que ele é hipócrita ou desonesto. Você compra o conflito dele mesmo que não concorde com os seus meios. Ele tem um sentimento de revolta legítimo e sua motivação é mais do que válida e se ele fosse um pouquinho menos desequilibrado, você iria torcer pra ele. Killmonger é um daqueles vilões que diz coisas com as quais você concorda, mas que depois faz você questionar se você mesmo não é um vilão no mundo real. Quando um personagem faz a gente olhar pra dentro da gente, sinal de um trabalho bem feito.

 

Wakanda é uma civilização viva e depois desse filme você vai se sentir parte daquele mundo. A mitologia é passada de forma tão lúdica e interessante que não fica naquele didatismo chato de worldbuilding. Wakanda parece um lugar real, com gente de verdade. Pra vocês entenderem o que eu estou falando, veja Thor, por exemplo. Thor já teve 3 filmes, agora o quanto você realmente sabe sobre Asgard? Depois de apenas um filme do Pantera Negra nós já somos especialistas em Wakanda.

 

O filme tem seus defeitos. Em determinados momentos o Chroma Key ficou muito visível e em outras cenas a Computação gráfica parecia inacabada. O filme tem umas redundâncias narrativas que eu vou abordar já já, mas que são perdoáveis, uma vez que o filme funciona.

 

O vilão Killmonger só não é melhor porque aparece pouco. Depois de sua cena inicial ele fica boa parte do filme ausente. Enquanto T'Chala está disputando o trono com M'baku. Não entendi porque ao invés de repetir o Desafio duas vezes eles não introduziram o Killmonger pra desafiar T'Chala logo no início? Todo aquele conflito com M'baku poderia ter sido simplificado para dar mais destaque para Killmonger.

 

Mas não podemos esquecer que Pantera Negra não é um filme solo. Ele é parte de uma história muito maior e independente se você concorda ou não com o formato, o Universo compartilhado da Marvel é uma realidade e vai continuar sendo enquanto os filmes continuarem fazendo esse sucesso todo.

 

Você vai ver muita gente exaltando a "política" do filme e pra mim isso é irrelevante. Ontem fui assistir ao "veredito" do omelete e pra minha surpresa eles não falam nada do filme, apenas do que ele representa, da política, da justiça social, etc. Pra mim filmes são separados entre bons e ruins e Pantera Negra está alto na lista dos bons.

 

O que é no mínimo irônico, porque o filme tem uma mensagem muito clara que vai de encontro com aqueles que pregam justiça social. O filme fala que para vencer precisamos nos unir e não nos separar, por isso quem separa as pessoas em brancas, negras, índias, gays, homens e mulheres é que estão de fato criando barreiras que nos separam. O filme é bem claro em mostrar que o vilão é o justiceiro social radical e o herói é a pessoa sensata e moderada.

 

Prometi que não ia falar de política e não vou, mas vou deixar só uma observação aqui embaixo.

 

Assisti ao filme em Vancouver na estréia e o cinema estava lotado de pessoas e jovens que vieram justamente para assistir ao filme. Jovens felizes e orgulhosos, estampando suas cores  e sua cultura e isso me encheu de alegria. Um dos jovens estava fantasiado de Pantera Negra, outros vieram de turbante e roupas típicas africanas. Todos estavam felizes e em nenhum momento houve atrito. Pelo contrário. Vi um grupo de jovens negros ajudando um casal branco a se vestir com os adereços africanos para tirar fotos e em nenhum momento se tocou no nonsense de "apropriação cultural". Finalmente a cultura africana está no mainstream e para que ela continue, basta que as pessoas deixem que ela se prolifere, que se multiplique, que invada as lojas e passarelas do mundo na cabeça e no corpo de todo o tipo de pessoa.

 

Afinal de contas, somos todos iguais. Alguns fanáticos pregam guerra social e cultural no Brasil e no resto do mundo. Rico contra pobre, Gay contra Hetero, Homem contra mulher, Preto contra branco. Tome muito cuidado com quem alimenta esse tipo de divisão. citando o rei T'Chala,

 

"Pessoas sábias constróem pontes, pessoas tolas constróem barreiras".

 

Um ótimo fim de semana.

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com