ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

É Possível Fazer Cinema no Brasil sem Leis de Incentivo?

03.03.2018

 

Essa pergunta sempre acaba voltando pra mim, até faço parte de um grupo cujo objetivo é justamente responder essa pergunta. Pra mim a resposta é bem clara, mas pra muita gente, o mercado de cinema ainda é um mistério. Afinal, é possível fazer cinema no Brasil sem as Leis de Incentivo? Existem investidores de cinema no Brasil?

 

A resposta é sim. É difícil mas não é impossível.

 

As Leis de Incentivo servem exatamente como o nome diz, para INCENTIVAR a produção e não para condicionar a produção ao seu uso. Para entender como o mercado audiovisual funciona é preciso pensar fora dessa caixinha.

 

Resumindo a grosso modo, as Leis de Incentivo permitem que uma empresa abata cerca de 6% de seu imposto de renda para "investir" em cinema e em troca, tem sua marca associada com uma produção que pode - ou não - atingir milhões de pessoas. Mesmo com as leis de incentivo, a empresa espera um certo retorno e é aí que muitos cineastas e estudantes esbarram. "mas as empresas não querem financiar o meu filme, só o do Zé Padilha." Claro! O cara que coloca dinheiro em qualquer coisa quer maximizar seu potencial de lucro e minimizar o risco. Isso é gestão básica.

 

Eu as vezes falo de forma ríspida, e muitas pessoas não gostam disso. mas a forma como eu falo serve para dar um sacode na pessoa mesmo, fazer ela sair daquela zona defensiva de conforto e pensar no ambiente que ela sonha em entrar.

 

É preciso parar de pensar que fazer cinema é um direito de todos. Não é. Parafraseando o famoso ditado, "Qualquer idiota é capaz de pintar um quadro, apenas um gênio é capaz de vendê-lo."

 

É preciso entender que cinema não é caridade. Ninguém está interessado em realizar sonhos, em criar oportunidades e em fazer amigos. Tudo isso é CONSEQUÊNCIA do trabalho e não o objetivo. Quem faz cinema faz com um único objetivo em mente: ganhar dinheiro. Se esse não for seu objetivo, então você não precisa de Lei de Incentivo nem nada. faça um filme com seus amigos e seu celular que tá tudo certo. mas se você sonha em viver de cinema no Brasil, continue lendo.

 

Cinema, TV, audiovisual em geral é um NEGÓCIO. Um negócio CARO que gera muita grana se feito da forma certa. Muita gente pensa em cinema APENAS como arte e cultura, quando na verdade ele é MUITO MAIS do que isso. Cinema é, acima de tudo, VENDAS.

 

O roteirista "VENDE" uma idéia para um produtor, que "vende" para um distribuidor, que vende ingressos para o público, que por sua vez vende a experiência a seus amigos. Uma vez que você entende o princípio básico da venda, a realidade do audiovisual se abre na sua frente. Para vender QUALQUER COISA, você precisa vender por mais do que o preço de custo, do contrário você não tem lucro e vai a falência.

 

Qualquer coisa que você se disponha a vender, mesmo que sejam COXINHAS, você vai ter um preço de custo e um preço de venda e seu objetivo é entregar a seus clientes a MAIOR QUALIDADE PELO MENOR PREÇO. É assim que você vai vender mais coxinhas que seu concorrente.

 

Com cinema não é diferente. Existem investidores? Claro. Existe investidor pra tudo. O cara que sabe investir, sabe identificar potencial de lucro em um projeto. é assim que startups começam. Um grupo de pessoas têm uma idéia, abordam um investidor e através de um plano de negócios sólido, mostram por A+B que vão conseguir ter o retorno do investimento em "X" meses. Quando o investidor sente cheiro de LUCRO, ele INVESTE.

 

"Mas Bill, como eu faço pra provar pro investidor que meu filme vai gerar lucro pra ele?"

 

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. não é tão fácil quanto parecia, não é mesmo? Se você espera que um desconhecido invista dois milhões de reais em um filme seu, o mínimo que você precisa fazer é provar pra ele que consegue devolver o investimento e gerar LUCRO para ele e para você. em outras palavras - sendo ríspido como de costume - você vai oferecer ao investidor a oportunidade de ganhar dinheiro em cima do seu trabalho.

 

 

Nessa hora é preciso ser direto e analítico. Não interessa se você acha que sua história é fantástica. não interessa se sua mãe disse que você é um gênio. Não interessa quanto tempo você passou escrevendo e ninguém liga para o sonho da sua vida. Se você não for capaz de tratar seu filme como um produto, sua vida vai ser mil vezes mais difícil. Você precisa pensar em termos de números. "Se meu filme estrear em tantas salas de cinema, por tantos dias, sabendo que cada sala comporta "X" espectadores, quantas sessões eu preciso lotar pra cobrir meu custo de produção? Quantos ingressos eu preciso vender para gerar 40% de lucro para os meus investidores? Você pode achar que como "artista" você não tem obrigação de saber disso.... mas tem. Isto é, se você quiser viver da sua arte.

 

Como você vai atrair o seu público? Qual será seu orçamento e sua estratégia de marketing? Existem muitos fatores no lançamento de um filme que você não pode controlar, mas existem outros que você PODE e são esses que você DEVE ter o controle o tempo todo.

 

Um dos objetivos do meu trabalho, nos meus cursos e aqui no Roteirista Empreendedor é fazer com que as pessoas entendam que arte também é negócio, um negócio que custa caro e que gera muita grana. Se você quer pedir dinheiro dos outros para produzir, é melhor você ter garantias para essa pessoa.

 

As Leis de Incentivo são boas e essenciais para o nosso cinema, mas é preciso reconhecer que elas servem como muleta por aqueles que não sabem ou não querem gerar lucro com o cinema. Conheço cineastas que mesmo com leis de incentivo conseguem gerar lucro, mas vejo também uma grande maioria que produz filmes que não tem o mínimo compromisso com o público nem a bilheteria, pelo simples fato de o filme já sair do papel pago. Com ou sem leis de incentivo, é preciso saber que o objetivo é criar uma INDUSTRIA no brasil e indústria se constrói através de lucro e não de caridade.

 

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com