ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

CARGO. Como um Curta de Sucesso se Tornou um Longa-Metragem?



Cargo é um thriller pós-apocalíptico australiano escrito por Yolanda Ramke e dirigido por Ramke e Ben Howling. A produção estrelando Martin Freeman foi baseada no curta-metragem dirigido por Ramke e Howling. O longa chega aos cinemas em maio, mas o curta foi lançado em 2009.


Depois de perder a mulher ser mordido por um Zumbi, Andy, um pai sozinho e assustado precisa levar seu bebê para um local seguro antes que ele mesmo se transforme.


Para os cineastas Yolanda Ramke e Ben Howling, a estréia do seu primeiro longa nos cinemas em Maio é o ápice de uma jornada de cinco anos.


A produtora Umbrella vai lançar o longa com um lançamento limitado nos cinemas, cerca de 20 a 30 telas inicialmente, seguida por um lançamento mais amplo. Uma forma de testar a resposta do público antes do lançamento em larga escala.


Mas a Netflix comprou o filme quando ainda estava em pós produção depois de ler o roteiro e o curta original.


"Nós estávamos conscientes das dificuldades de um amplo lançamento no circuito comercial e a dificuldade de colocar as pessoas nas cadeiras de cinema. Como cineastas, você gostaria de ter seu filme visto por todo mundo na tela grande, mas infelizmente essa não é a nossa realidade. Então pra nós foi mais importante fazer com que o filme fosse visto por muita gente e a melhor forma de fazer isso é pela Netflix."


Yolanda também respondeu algumas perguntas.


Você dirigiu o curta-metragem "Cargo", que foi finalista no Tropfest 2013. Como foi essa experiência?


O sucesso de Cargo online depois do festival foi uma grande surpresa. Eu acho que da última vez que eu chequei, o curta tinha algo em torno de 11 milhões de views no youtube, o que é muito louco. A situação em que eu e meu co-diretor Ben Howling nos encontramos era essencialmente a fantasia de qualquer cineasta emergente: Nós conseguimos representação nos Estados Unidos e conseguimos Produtores Associados para transformar o curta em longa. Desde então, foram 3 anos desenvolvendo o material através de inúmeros tratamentos. Como qualquer busca criativa, tivemos altos e baixos. Eu aprendi muito sobre roteiro, sobre o funcionamento da industria, sobre quanto realmente custa fazer um filme no cenário atual. Foi um trabalho bem árduo - como deve ser - mas foi também um privilégio ter tantas oportunidades pra trazer nosso projeto a tona.


Você dirige o longa adaptado do seu curta esse ano. Pode nos falar mais sobre esse processo de adaptação?


Sim, Eu co-dirigi o longa com Ben Howling e eu escrevi o roteiro. Nos acabamos de encerrar as filmagens no sul da Austrália em Outubro, com o Martin Freeman, que foi uma experi6encia e uma parceria fantástica! Nos começamos a pós em novembro. O processo de transformar o curta em longa levou três anos, desde o tratamento final até a pós produção.


Nós desenvolvemos o material com Kristina Ceyton e Sam Jennings na Causeway Films. Com Russell Ackerman e John Schoenfelder da Addictive Pictures. O Desenvolvimento do projeto foi uma experiência muito positiva. Nós tínhamos confiança que nossos produtores tinham os mesmos gostos e sensibilidades que a gente. Eles entendiam nossas intenções e o tom do filme e nos deram um feedback incrível. Eles nos apoiaram como diretores estreantes. Cargo foi o primeiro roteiro que eu escrevi na vida. Normalmente você escreve o seu primeiro sozinha, por conta própria e sem prazo definido. Eu tive que escrever o meu com produtores no meu pescoço e um prazo apertado. Foi fantástico e aterrorizante. não dá tempo pra se preparar muito, então você meio que aprende enquanto faz. O mais importante é contar uma história em que você esteja apaixonada pelos personagens, porque você vai passar anos naquela história, com aquelas pessoas de mentira. Além do mais, tudo o que você pode fazer é torcer para que a audiência consiga se conectar e que o material ecoe dentro deles, mas até lá, mais trabalho duro e mais fé.


Não deixe de conferir o CURTA clicando na janela abaixo.



Quer se dar bem nos festivais e ganhar alguns prêmios? Que saber como funciona o mercado e como fazer com que seu roteiro chegue na frente das pessoas certas? venha participar do Scriptlab, o Laboratório de Roteiro de Séries que prepara o seu projeto para feiras de pitch e rodadas de negócios. Clique na aba SCRIPTLAB para saber mais!






O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com