ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

5 Lições de Escrita do Roteirista Vencedor do Pulitzer Donald Margulies.

12.04.2018

 

Você provavelmente não conhece Donald Margulies. A grande maioria dos roteiristas profissionais são desconhecidos do grande público, mas reconhecidos e respeitados dentro da indústria e Margulies é um desses. Sua carreira é principalmente no teatro, escrevendo peças e musicais. Sua peça Dinner with Friends (Jantar com Amigos) ganhou o prêmio Pulitzer de Melhor Drama. Donald também é professor de Inglês e Teatro na Universidade de Yale. Ele participou de um podcast da rede Yale e esses são as cinco lições extraídas do programa.

 

1. Tenha Prazer em Escrever.

É de conhecimento comum no mercado de roteiro que um roteirista de sucesso não é necessariamente aquele que teve um número de roteiros produzidos - Muitos roteiristas têm carreiras estáveis e continuam a receber mesmo que seus roteiros nunca cheguem as telas. Eu fui um roteirista freelancer por 26 anos sem ter nenhum roteiro produzido. São muitos roteiros que não são produzidos. O segredo é gostar do que faz e desapegar. Você tem que gostar de planejar, de fazer pesquisa. Escrever deve ser o seu passatempo favorito. Ficar animado e ansioso para mergulhar em um projeto ou adaptação.

 

2. Aprenda Algo Novo com Cada Projeto.

Margulies acredita que o roteirista deve superar o pensamento de escrever o que não parece natural, ou algo que contrarie suas idéias. É preciso aproveitar as oportunidades de pesquisar e aprender sobre um ponto de vista que você mesmo não experimentaria em sua vida privada. É sempre importante sair de cada projeto sentindo que você aprendeu algo novo, que aquilo lhe enriqueceu de alguma forma.

 

3. Adaptação é Como Fazer uma Colagem.

Como você transforma uma conversa de cinco horas entre dois escritores em um road movie? É preciso desconstruir a história  até seus elementos mais básicos. Você reorganiza esses elementos para obter novos significados. É como fazer uma colagem.

 

4. Seja Sutil em Relação a Política Atual.

Quando questionado se roteiristas possuem responsabilidades no cenário político atual, ele aconselha justamente o contrário. Evite ser arrogante e evite discursos. A política, de fato faz despertar muitos artistas, e isso é ótimo, mas as coisas estão se desenrolando tão rápido, que seu filme corre o risco de ficar datado muito rápido.

 

5. Faça do Seu Roteiro uma Boa leitura.

Quando Margulies fez a transição do teatro ele começou a trabalhar na TV. Alguns de seus primeiros trabalhos foram com grandes nomes como Norman Lear, Anna Meara e Jerry Stiller (Pai do Ben). Foi trabalhando em uma adaptação do filme Baby Boom que Margulies realmente aprendeu a diferença entre teatro e TV. Principalmente quanto ao ritmo da escrita. mas a crítica mais importante que ele recebeu veio de Nancy Meyers, que disse que ele se certificasse que seu roteiro era uma boa leitura. "Foi um feedback incrível que me abriu os olhos - Escreva algo que seja uma boa leitura. CONTE A HISTÓRIA - Eu estava só listando fatos. Foi uma lição muito valiosa."

 

Tem algo a dizer? Quer conversar e interagir com a melhor comunidade de roteiristas do Brasil? Entre no nosso grupo Roteirista Empreendedor - Open Group, onde roteiristas iniciantes e profissionais se ajudam no caminho para a carreira profissional. E se você é aluno ou cliente do Roteirista Empreendedor, entre no nosso grupo fechado e exclusivo de profissionais do mercado, o Roteirista Empreendedor - Networking para ter acesso a nossa rede de cineastas, produtores, diretores e escritores.

 

Clique no link abaixo para ler o artigo original de Travis Maiuro e escutar o Podcast na íntegra.

 

To Live & Dialogue in LA

 

 
Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com