3 Maneiras de Destravar o seu Roteiro

Todo roteirista tem medo de travar, de ter aquele famoso bloqueio de escritor. Amigo, isso é tudo coisa da sua cabeça - óbvio. Mas aqui vão três dicas rápidas pra te ajudar na hora em que você estiver se sentindo travado.

PLANEJE, planeje, planeje. Quanto mais você planejar, melhor. O processo de escrita fica muito mais eficiente quando você já sabe pra onde você está indo. Faça uma Beat Sheet e uma escaleta antes de partir pras páginas.

LEIA bastante. Quando você se encontrar em um beco sem saída narrativo, busque ajuda em um outro roteiro de gênero similar. Você não é o primeiro roteirista a travar em uma história e quanto mais você lê, mais você identifica como outros roteiristas contornaram os mesmos problemas. Ler deve ser o passatempo favorito de todo escritor, por isso não deve ser tão difícil.

TERMINE o seu roteiro! Não interessa o quão ruim você ache que está ficando. Escreva seu primeiro tratamento até o final. É mais fácil consertar um roteiro que já existe do que tentar editar e escrever ao mesmo tempo. Acredite, TODO primeiro tratamento é ruim. Bem vindo ao clube. É o segundo, o terceiro, as vezes o oitavo tratamento que finalmente tem potencial pra virar um filme. Por isso insista na sua história até o fim. Pra consertar um roteiro você precisa de um roteiro pra consertar.
Gostou das dicas? Deixe um like ou comente as suas próprias dicas. O Nos diga o que funciona pra você. Chame um amigo pra curtir o Roteirista Empreendedor.
Tags: