ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Como Escrever um Roteiro de Musical?

26.06.2018

 

Uma pergunta que eu sempre recebo diz respeito ao roteiro de musicais. "Eu tenho que criar as músicas na hora de escrever o roteiro?" A resposta é não.

 

Para entender como funciona um roteiro de musical, precisamos entender o que o número musical em si representa. Feito isso o resto é intuitivo.

 

Desde os musicais da broadway até as princesas da Disney, Musical é sim um grande negócio que une o melhor dos dois mundos quando o assunto é storytelling emocional: o roteiro e as canções.

 

Ainda bem que não cabe a nós, roteiristas escrever essas músicas maravilhosas. Eu jamais seria capaz de criar algo tão simples e poderoso como o "Let it Go", tema de Frozen.

 

Mas dependendo do tipo de filme que você quer fazer, você precisa primeiro definir, quantos BEATS ESPECÍFICOS tem a sua história?

 

Pense em BEATS ESPECÍFICOS como as grandes cenas que o público daquele gênero espera. Se é um filme de ação, o público espera uma grande sequência de ação a cada 10 minutos - mais ou menos. Se é uma comédia, precisamos ter um grande beat de comédia a cada 10 minutos. No caso dos musicais, precisamos de um número musical a cada 10 minutos.

 

Aliás, quem decide quantas músicas o filme vai ter é a produção, mas se você, roteirista, quer criar um musical original e independente, essa é a maneira certa de fazer.

 

cada número musical vêm para reforçar um beat narrativo ou um tema governante do filme. Cada personagem, tem seu próprio tema que é explorado em forma de canção. Um grande exemplo é o Gaston de A Bela e a Fera. Temos um número musical que nos diz exatamente o quanto Gaston é forte, corajoso e bonito, substituindo qualquer cena de introdução de personagem.

 

Assista alguns números de seus musicais favoritos e marque a duração de cada número. Algo entre 3 e 5 minutos geralmente.

 

Se cada número tem aproximadamente 4 minutos, podemos dizer que 10 números vão ocupar aproximadamente 40 minutos de filme. Entendeu como funciona?

 

Cabe a você dosar a razão entre história e números musicais e tente ao máximo fazer as duas coisas ao mesmo tempo.


então, em um musical de 90 minutos, com 10 canções de 4 minutos em média, me deixam com 50 minutos de narrativa tradicional para trabalhar.

 

Na hora de escaletar o roteiro, você vai posicionando os números musicais na sua timeline intercalando com as cenas, distribuindo ao longo do filme.

 

Dessa forma, cada número é uma "nota" narrativa que você atinge e reforça ao longo do filme.

 

Você gosta de musicais? qual o seu favorito? Tem dúvidas e perguntas sobre isso? Deixe um comentário e vamos escrever musicais!

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com