ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Como Escrever um Roteiro de Musical?



Uma pergunta que eu sempre recebo diz respeito ao roteiro de musicais. "Eu tenho que criar as músicas na hora de escrever o roteiro?" A resposta é não.


Para entender como funciona um roteiro de musical, precisamos entender o que o número musical em si representa. Feito isso o resto é intuitivo.


Desde os musicais da broadway até as princesas da Disney, Musical é sim um grande negócio que une o melhor dos dois mundos quando o assunto é storytelling emocional: o roteiro e as canções.


Ainda bem que não cabe a nós, roteiristas escrever essas músicas maravilhosas. Eu jamais seria capaz de criar algo tão simples e poderoso como o "Let it Go", tema de Frozen.


Mas dependendo do tipo de filme que você quer fazer, você precisa primeiro definir, quantos BEATS ESPECÍFICOS tem a sua história?


Pense em BEATS ESPECÍFICOS como as grandes cenas que o público daquele gênero espera. Se é um filme de ação, o público espera uma grande sequência de ação a cada 10 minutos - mais ou menos. Se é uma comédia, precisamos ter um grande beat de comédia a cada 10 minutos. No caso dos musicais, precisamos de um número musical a cada 10 minutos.


Aliás, quem decide quantas músicas o filme vai ter é a produção, mas se você, roteirista, quer criar um musical original e independente, essa é a maneira certa de fazer.


cada número musical vêm para reforçar um beat narrativo ou um tema governante do filme. Cada personagem, tem seu próprio tema que é explorado em forma de canção. Um grande exemplo é o Gaston de A Bela e a Fera. Temos um número musical que nos diz exatamente o quanto Gaston é forte, corajoso e bonito, substituindo qualquer cena de introdução de personagem.


Assista alguns números de seus musicais favoritos e marque a duração de cada número. Algo entre 3 e 5 minutos geralmente.


Se cada número tem aproximadamente 4 minutos, podemos dizer que 10 números vão ocupar aproximadamente 40 minutos de filme. Entendeu como funciona?


Cabe a você dosar a razão entre história e números musicais e tente ao máximo fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

então, em um musical de 90 minutos, com 10 canções de 4 minutos em média, me deixam com 50 minutos de narrativa tradicional para trabalhar.


Na hora de escaletar o roteiro, você vai posicionando os números musicais na sua timeline intercalando com as cenas, distribuindo ao longo do filme.


Dessa forma, cada número é uma "nota" narrativa que você atinge e reforça ao longo do filme.


Você gosta de musicais? qual o seu favorito? Tem dúvidas e perguntas sobre isso? Deixe um comentário e vamos escrever musicais!

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com