ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

10 Dicas pra quem quer arrumar tempo para escrever.

04.07.2018

 

A realidade do roteirista empreendedor é diferente da do roteirista americano. Muitos aqui têm um segundo  - ou melhor, primeiro - emprego para garantir o sustento e as vezes é difícil arrumar aquele momento para escrever. Por isso, resolvemos reunir essas 10 dicas pra você que tem uma vida agitada mas mesmo assim quer arrumar um tempinho para desenvolver seus roteiros.

 

  • Seja Realista com as suas metas! Não adianta você querer escrever um longa por semana que isso vai te estafar ates de você sair do primeiro ato. Seja realista em relação ao tempo que você tem e a sua força de vontade e escreva, nem que sejam poucas páginas todos os dias.

  • Mantenha-se organizado. Esse é um conselho que eu me dou todos os dias. Eu sou muito disperso e eu posso estar imerso em um projeto hoje que amanhã minha mente começa a divagar em outro e se eu não me disciplinar, eu termino com meia dúzia de tratamentos pela metade e nenhum realmente completo. É preciso terminar um projeto antes de começar outro, ou quantos projetos você conseguir administrar, nesse caso, vale a dica número 1 de novo.

  • Ao invés de marcar hora, tente definir quanto tempo você dispõe por dia pra escrever. Se você acha que consegue ter 1 hora por dia pra escrever, fica mais fácil administrar, porque você pode usar meia hora pela manhã pra estruturar suas idéias e meia hora a noite pra escrever. Flexibilidade é a chave.

  • Aproveite o translado para o trabalho ou para a faculdade para escutar podcasts da sua área, ou escolha uma trilha sonora que tenha a ver com o seu projeto, algo que possa te inspirar e usar aquele tempo, nem que seja para pensar no que você vai escrever mais tarde. Eu passo horas repetindo linhas de diálogo até achar aquela forma que tem uma sonoridade bacana, que mais se encaixa no que eu quero dizer. Isso também é trabalho.

  • Trabalhe na sua Carreira. mesmo que você não escreva naquele dia, separe alguns minutos para trabalhar os seus contatos. Grande parte do trabalho no mercado audiovisual é feito por indicação, então frequente grupos especializados, busque contato com pessoas da área que você admira. Procure construir relacionamentos com as pessoas, sem pedir nada. Deixe que elas vejam por si mesmas o quanto você é competente. Claro, que você precisa ter alguns roteiros de portfolio antes.

  • Otimize seu tempo para melhorar as suas habilidades. Se você acha que tem facilidade pra escrever diálogos, por que não focar nisso? Procure maneiras de se destacar usando as habilidades que você tem a sua disposição.

  • Use sua vida como um balde de inspiração. Todos os dias, uma história digna de filme acontece ao nosso redor e se a gente não prestar atenção elas passam. Use o seu outro emprego para pescar personagens, histórias e situações. Use o conhecimento profissional que você tem para imaginar como seria um workplace comedy no seu trabalho. Escute as histórias das pessoas, você pode se surpreender.

  • Leve sua história com você o tempo todo e olhe pra ela sempre que estiver em uma fila ou entediado. Pode ser no celular, ou cartões no seu bolso. O tempo que você estiver em uma sala de espera ou dentro do ônibus, use para pensar na sua história. Quanto mais você pensar, repensar e ruminar essa história, mais redondinha ela vai ficando. Mas cuidado pra não pensar demais. O objetivo é colocar histórias no papel e não mante-las na cabeça.

  • Use toda aquela raiva, frustração e stress do seu emprego normal para abastecer a sua carreira como roteirista. Conflito é a nossa especialidade e se você conseguir canalizar seus sentimentos nas páginas, você vai ter uma verdadeira obra prima nas mãos.

  • Não tenha pressa. O sucesso é uma churrasqueira que demora pra pegar, mas quando pega a brasa fica acesa por muito tempo. Faça do "Tudo tem seu tempo" o seu mantra. Foque em escrever as melhores histórias que você puder que o resto se encaixa naturalmente.

É muito importante ter disciplina e foco no que você quer, porque seu sucesso ou fracasso depende única e exclusivamente de você. 

 

E lembre sempre que do iniciante ao experiente, o Roteirista Empreendedor está aqui pra te ajudar e te dar suporte no que você precisar.

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com