ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Como o Politicamente Correto vai Arruinar sua Escrita.

11.07.2018

 

Vivemos em uma época complicada para ser artista. Enquanto criador, você estará sob constante vigilância de uma patrulha ideológica, dedicada exclusivamente a apontar injustiças sociais em sua arte, seja um roteiro, um filme ou uma pintura. Mas é possível agradar todo mundo? E o que isso significa na prática?

 

Economicamente, essa é a melhor época da história para entrar na indústria cinematográfica, mas culturalmente, é a mais complicada. O artista e criador está sob constante ataque, não importa o que faça. De um lado, os justiceiros sociais vão exigir representação igualitária em tudo o que você escreve, tirando o controle criativo de suas mãos. do outro, vão dizer que você é do mal, que está forçando goela abaixo da sociedade uma representatividade forçada e bla bla bla e não importa o que você faça, sempre vai ter alguém com raiva de você.

 

Mas enquanto escritor e roteirista, a que ponto nós devemos nos preocupar com isso?

 

Eu tenho certeza que muita gente clicou nesse link só pra passar raiva, pois ao insinuar que o politicamente correto pode arruinar sua escrita, pra eles isso significa que eu sou imediatamente de algum grupo neo-nazista da KKK.

 

Esses dias fui chamado de "eleitor no bozonaro" de graça por uma pessoa que nem me conhece e obviamente nunca leu nada que eu escrevi, mas que em sua mente deturpada, leu algo que não concordou e logo me jogou pro lado do inimigo. Ironicamente a pessoa pertence ao grupo que se diz cabeça aberta e prega a tolerância.

 

Se lesse algo que eu escrevi, veria que minha animação Obscurity tem como protagonista uma menina alienígena de 16 anos que se sente alienada por ser a única de sua espécie. Veria que meu piloto Oath of Allegiance tem como protagonista uma motoqueira e engenheira brilhante que combate o terrorismo nos EUA. Se lesse meu spec de Supergirl, veria que é sobre a... Supergirl.

 

Eu sou um grande fã de protagonistas femininas, não porque eu sinto necessidade de representa-las, nem porque sou forçado, mas porque criativamente eu gravito mais em volta de mulheres fortes.

 

Vê, eu fui criado pela minha mãe, meu Pai nos deixou quando eu ainda era criança. Minha mãe sempre foi minha heroína. Ela era a mulher mais forte que eu conheci na vida e até hoje é minha referência e meu compasso de ser humano. Eu tenho muito orgulho de ter sido criado por uma mulher forte.

 

Eu cresci com Ellen Ripley, Sarah Connor, Lara Croft. Elas eram fortes porque eram pessoas fortes e não porque eram mulheres e existe uma diferença gritante. Em resumo, o sexo, raça ou orientação do seu personagem não deve - ou não deveria - ser o tema central do seu filme.

 

Você já experimentou fazer uma "troca de gênero" em seu protagonista? experimente? Nada precisa mudar, porque ser de um determinado sexo, raça ou orientação sexual não faz de ninguém melhor. Mas definitivamente, existem PESSOAS melhores que outras.

 

O fato é que a internet deu voz pra todo mundo, e infelizmente os idiotas falam mais alto que as pessoas sensatas. É muito fácil se perder nas opiniões extremistas de ambos os lados e achar que isso representa o grande público. Não representa.


E tentando agradar todo mundo, você acaba se perdendo do fio condutor que conduz a nossa profissão. Nós somos contadores de histórias e histórias são construídas em cima de CONFLITOS. Ao eliminar o conflito, você elimina a verdadeira essência do que faz uma história interessante. 

 

E é por isso que o politicamente correto vai arruinar sua escrita. Ao tentar agradar todo mundo, você termina não agradando ninguém.

 

Por isso escreva o que você gostaria de assistir. Se você quer ver mais protagonistas negros, escreva um protagonista negro. Se você quer mais personagens trans no cinema, escreva sobre personagens trans. Escreva sobre o que quiser, até mesmo sobre pessoas deploráveis cuja ideologia é oposta a sua. Aquele universo é seu e você controla tudo o que acontece dentro dele. não deixe ninguém dizer o que você pode ou não pode fazer dentro do seu universo criativo, e não tente ditar o que os outros podem ou não podem fazer no deles.

 

 

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com