ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Afinal, o que é Dramedy/Dramédia?

20.07.2018

 

 

Nos últimos anos, um fenômeno apareceu para balançar os formatos das séries de TV, que sempre respeitaram as regras de Dramas de 1 hora e comédias de meia hora.

 

Surgiram as Dramédias, criadas supostamente como comédias de uma hora. Mas será que são mesmo? 

 

O maior exemplo de Dramedy, talvez seja Orange is the New Black Essa série ilustra bastante o conceito, mas afinal, de onde surgiram as dramédias?

 

Se você está esperando uma explicação narrativa, uma nova escola de roteiro ou uma nova forma de escrever, tenho más notícias. A explicação é puramente mercadológica.

 

Vê, Dramédia não é um gênero, nunca foi. Esse termo foi criado por produtores, para participar de premiações. Vou explicar.

 

O Globo de Ouro e o Emmy são os dois grandes prêmios da TV americana e ambos premiam por categorias, DRAMA e COMÉDIA.

(Entende-se por drama tudo o que não é comédia)

 

O que acontece, é que nos últimos cinco anos, uma certa série de drama ambientada em Westeros, com castelos, bastardos e dragões dominou a categoria de drama, sem dar chances pra mais ninguém. Como é que você compete com uma série de 10 milhões por episódio, quando a minha custa apenas 1 milhão?

A resposta é... trapaceando.

 

Isso mesmo que você leu. As produtoras descobriram um jeito de trapacear, e fizeram isso inscrevendo suas séries de drama na categoria de comédia, onde ela teria mais chances de ganhar. Os produtores espertalhões criaram o termo dramédia como um novo formato televisivo, mas no fundo o que eles queriam era ganhar prêmios sem ter que competir com Game of Thrones.

 

Isso não acontece só na TV, o cinema também adotou essa prática. Basta o filme ou série terem um ou dois momentos engraçadinhos pros produtores na maior cara de pau vestirem o filme como comédia. Isso aconteceu com The Martian e Corra!, ambos filmes de drama - Corra é um suspense de horror - mas que concorreram e venceram na categoria Comédia e Musical.

 

Muita gente usa Jane the Virgin como exemplo perfeito de dramédia, já que não se pode afirmar que é uma série de drama. realmente, Jane tem muito mais momentos engraçados do que beats dramáticos, mas isso é porque ela usa o formato de novela mexicana, que são capítulos de uma hora cheios de comédia. Jane the Virgin é uma novela que foi maquiada de série para conquistar o mercado americano (que odeia novela).

 

E você, o que acha? Drama, comédia, Dramédia? Deixe um comentário e vamos bater esse papo.

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com