ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Os 5 Tipos de Conflito

04.10.2018

 

Conflito é a base do storytelling. Sem conflito não tem história e quanto maior o conflito, mais gloriosa a vitória. Você já deve ter ouvido pelo menos uma dessas frases antes, ou chegado a essas conclusões sozinho, porque todo o trabalho do roteirista gira em torno de criar e resolver conflitos.

 

Por isso hoje nós vamos falar dos 5 tipos de conflitos que você pode explorar no seu roteiro.

 

1. Personagem vs Personagem

Aqui o conflito é externo. Dois personagem entram em choque por diferentes motivos.

 

- Eles têm objetivos opostos. Ex. Um quer construir, o outro destruir. Um quer justiça e o outro vingança.

- Eles têm objetivos iguais, estão atrás da mesma coisa. Quando ambos os personagens compartilham do mesmo objeto de desejo, estão apaixonados pela mesma pessoa ou querem conquistar o mesmo território.

- Um personagem quer impedir o outro de causar destruição, de explodir uma bomba, de causar o apocalipse.

- Um personagem inveja e deseja o que o outro tem, por exemplo, um personagem que quer usurpar o trono de um rei, ou se tornar presidente da empresa, ou simplesmente assumir a vida do outro.

 

2. Personagem vs Sociedade

Também conflito externo onde um personagem combate algum aspecto da sociedade, seja o preconceito, seja a tirania, seja a escravidão. Aqui é um combate ideológico. Podemos encaixar aqui "12 Anos de Escravidão", "Jogos Vorazes", "The Handmaid's Tale" e até mesmo "Romeu & Julieta".

 

3. Personagem vs Natureza

O inimigo aqui são causas naturais. Filmes desastres, terremotos, tsunamis, animais selvagens, mutações genéticas. Traz muitos conflitos internos junto, já que entender a natureza significa entender a si mesmo. Se encaixam aqui filmes como "Life of Pi", "Tubarão" e "Perdido em Marte".

 

4. Personagem vs Tecnologia

Aqui o personagem é vitima de sua própria criação. O avanço tecnológico ameaça a própria existência humana. Filmes como "The Matrix", "Eu Robô" e até mesmo "Frankestein".

 

5. Personagem vs Ele Mesmo

Conflitos internos são - na minha opinião - os mais interessantes. A busca individual por sua identidade, o conflito entre o bem e o mal que acontece dentro de nós a todo momento. A verdadeira escolha de Sofia. Eu poderia citar histórias como "Na Natureza Selvagem", "Comer, Rezar e Amar" como exemplos onde o personagem não deseja mudar a sociedade, e sim ele mesmo.

 

Isso não quer dizer que uma história não possa explorar mais de um tipo de conflito. Muitas histórias exploram múltiplas camadas de conflito para maior efeito dramático.

 

O que você acha? Qual seu tipo de conflito favorito?

Vamos falar sobre isso?

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com