ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

BERSERK: Necessidades e Desejos

14.12.2018

 

No capitulo 11 do livro vermelho do Roteirista Empreendedor é abordado a criação de personagens, espera?! Você ainda não possui o Guia Prático dos Roteiros de TV, então corre lá na nossa loja e adquira já, nele você aprenderá como criar séries de comédia, drama, realitys e a desenvolver sua escrita para TV. Voltando. Vamos falar de personagens que fazem contrapontos uns com os outros, e hoje usaremos como exemplo o manga Berserk.


As motivações dos personagens são divididas em necessidades e desejos. Necessidades é aquilo que o personagem realmente precisa e não sabem, já os desejos são explícitos e refletem seu egocentrismo.  E agora entra Guts, o protagonista e Griffith, o antagonista. Os dois contrapõem um ao outro sempre e eles quebram o já conhecido arco de modificação de prioridades.


Vamos começar pelo antagonista. Griffith tem o sonho de possuir o seu próprio reino, esse sonho pode se encaixar como desejo, para isso ele desenvolve uma necessidade, que é a de conseguir poder e influencia para transforma-lo de um plebeu para um rei. Contudo, ao decorrer da estória Griffith perde o seu sonho aos poucos devido a vários acontecimentos, sendo o mais marcante o abandono de Guts de seu grupo, e aí que a necessidade falsa imposta anteriormente cai por terra. O antagonista possuía a necessidade de ter um companheiro fiel que se igualasse a ele, e não que o visse em outro patamar como seus subordinados o viam. Sua necessidade traduzia-se em uma carência.


Guts difere de Griffith, suas necessidades são claras, a de sobreviver e proteger aqueles que ele gosta, mas seus desejos não são explícitos, visto que suas obrigações eram mais urgentes durante sua vida ele nunca conseguiu definir um objetivo claro. Sua vida era comprometida a de Griffith, por um contrato feito em combate. Porém após um discurso de seu comandante, ele toma a decisão de procurar um desejo, algo para suprir sua existência e que desse a ele um escopo, assim como Griffith ele sai à procura de um sonho, mas para isso ele terá que tomar de volta na espada o que foi lhe retirado, a liberdade.


Em muitas tramas o QUERER e o PRECISAR são facilmente identificáveis pela a audiência, e o arco só estará completo quando o personagem alcançar o que precisa, e não o quer. Mas em Berserk é diferente, a ruina dos personagens começam justamente quando eles tomam a decisão de procurar seus propósitos. Para a série o desejo é passivo de punição, o que complementa que o egocentrismo seja algo prejudicial. Eu poderia encaixar vários paralelos nesse texto, todavia, Berserk baseasse em um principio de determinismo, então de certa forma não posso dizer se o que acontece no manga era simplesmente para ocorrer daquela forma, ou realmente alguma divindade estaria punindo os desejos humanos e supérfluos.


Esta foi só uma pequena amostra do nível de senso crítico que o livro instiga aos leitores, se você quer também compreender como algumas séries são escritas e outras teorias aplicadas na criação de personagens tridimensionais, não deixe de visitar nossa loja. 
 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com