ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Character Driven e Plot Driven

17.12.2018

 

Quando se escreve uma série existem vários aspectos estruturais que devem ser contados: Tempo, numero de capítulos, singlecam, multicam, divisão de atos, beats, e se ela é uma série Character Driven ou Plot Driven. Você não sabe o que estes termos em inglês significam? Então veja hoje no Roteirista Empreendedor.

 

 Character Driven e Plot Driven são dois termos usados comumente na literatura e no roteirismo, elas ditam qual é o foco da sua historia, se é um protagonista, grupo de protagonistas ou a trama em si. Diferentes formas de se escrever dão diferentes focos, sendo que uma a trama existe para servir de apoio a evolução dos personagens, e a outra os personagens existem como ferramenta narrativa para a historia progredir.

 

 Vejamos algumas características do Character Driven:

 

Ele é intimista, vemos boa parte do que compõem os personagens, suas dualidades que serão trabalhadas durante o decorrer da trama, a trama serve e gira entorno deles, sendo que poucas situações estão fora do controle. O protagonista geralmente é o ponto chave da série, e sem ele, ela não existe. Tire Walter White de Breaking Bad, como a série fica? Exatamente, ela não funciona sem ele. Contudo o protagonismo pode ser dividido em diferentes personagens, fazendo com que uma unidade de personagens atuem como protagonistas, o que é mais presente em sitcoms. Pegue Brooklin Nine-Nine, Jack Peralta pode até ser o grande protagonista, mas todo o restante do elenco tem sua importância. É comum que aspectos de uma única persona seja dividido entre eles, Jack é o brincalhão, Tery é a disciplina, Rolt é o comando, Rosa é a coragem, e por aí vai.

 

O Plot Driven se difere do Character Driven ao dar ênfase na trama. A trama é uma sucessão de acontecimentos que estão fora do controle do personagem, podemos atribuir certo determinismo dentro de algumas séries Plot Driven, visto que os fatos acontecem de maneira coincidente. Apesar de o foco ser a trama, os personagens sim podem ter um bom desenvolvimento. Game of Thrones tem um grande casting desenvolvido e pode ser considerado Plot Driven, seus personagens são tridimensionais, porém muita coisa está fora do controle deles. Arya Stark, uma garota corajosa, filha de um nobre, assistiu a morte do pai sem poder impedir. O Plot Driven baseasse principalmente em causa e efeito, sendo que alguns acontecimentos repercutem por várias temporadas. 

 

Em muitas séries é comum que um complete o outro, mas é importante definir qual é o foco principal, personagens bem desenvolvidos criam empatia com os telespectadores. Já tramas bem construídas podem fisgar a atenção deles por toda exibição. Cada roteirista tem suas facilidades e dificuldades. Se você não gosta de desenvolver personagens de maneiras complexas e expô-los, certamente que uma série Character Driven não seja sua praia. Escritores experientes podem até dominar os dois, mas como roteirista iniciante seu foco deve ficar nos seus pontos fortes e desenvolver seus pontos fracos.

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com