ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Bird Box - Uma Análise Pessoal.

27.12.2018

 

Eu li o livro faz um tempo, e eu tinha amado a narrativa.
Escrita de fácil interpretação e que fez a minha imaginação ir além do que eu imaginava.

Infelizmente, o final do livro não me agradou, apesar do desfecho moral - que eu acredito que poderia ser um pouco mais trabalhado.


É uma opinião minha. Não se ofendam.

 

O filme, assim como todo filme, não é 100% fiel ao livro, considerando, inclusive, que a direção não foi feita pelo próprio escritor, Josh Malermam.

Beleza.

 

[TEM SPOILER AQUI - pra caralho]

 

Nem o autor do livro e nem a diretora do filme se posicionaram quanto aos significados e identidades "daquilo" que há lá fora.

Pra mim, Lilian, junto com alguns textos que li na época do livro, entendi que:

É uma analogia à depressão.

 

"Aquelas coisas" que habitam no mundo afora, simbolizam a depressão.
É um filme, então lançaram como forma de epidemia, invasão extraterrestre, seres não humanos com sobrepoderes.

 

As pessoas que viam "aquela coisa" são as pessoas que não suportaram a depressão, e sem quaisquer explicação, cometiam suicido - com muita tristeza, dizendo coisas que aparentemente marcaram sua vida - (num trecho a moça que foi salvar a Malorie dizendo "stay here mom, please, don't go" algo assim e cometeu suicídio em seguida).

 

As pessoas que conseguiam se refugiar em residências, simbolizam as pessoas que estão em processo de superação (ou não) do desespero da depressão, inclusive, muitos eram pessoas com certos problemas visíveis como Insegurança (Charlie), gravidez indesejada (Malorie), baixo auto estima (Lucy), recém viúvo (Douglas), depressão pós parto (Olympia) enfim....

 

Os loucos nos quais não eram atingidos por "aquela coisa", são as pessoas pseudo-saudáveis que, ou incentivam o suicídio ou são aquelas pessoas que costumeiramente tem o hábito de dizer que depressão é frescura - grupos de apoio ao ato suicida cujo carregam como lema a "coragem" de tirar a própria vida.


Ou também, como a minha amiga Giovana comentou, eles simbolizam as pessoas que romantizam a depressão. Pessoas nas quais adoram a tristeza e a melancolia - inclusive todos no filme dizem - "vc deveria ver, é lindo! Todos deveriam ver isso!" (Obrigada pela sugestão muito coerente amiga!)

 

As aves, são as boas lembranças que todos nós carregamos dentro de si, mas guardados em caixas - exatamente por isso, o nome do livro/filme como forma de chamar a atenção para o que pode te salvar da depressão - e sempre quando "aquela coisa" se aproximava, os pássaros ficavam agitados de forma a tirar sua atenção, para alertar que algo ruim está vindo - fuja!!!! Depressa!!! -

 

As crianças seriam a esperança (da vida, socialmente falando) que podem ter dois significados sendo a primeira, como um alerta a nós adultos, para que fiquemos em prontidão pelas crianças e jovens da atualidade que, por mais incrível que pareça, o número só cresce, dia após dia. A segunda, seria como a nossa muleta (desculpem-me se soa pejorativo) mas para que nós adultos, possamos nos manter firmes pelos nossos filhos, sobrinhos e qualquer outra criança que faça parte da sua vida.

 

Enfim, os cegos e não cegos do refúgio.
Claramente simbolizam as pessoas nas quais conseguiram superar a depressão. Pessoas que tem total ciência da existência "daquelas coisas", mas que aprenderam a se proteger, buscam ajudar os outros que tem os mesmo problemas e medos e se unem contra esse mal chamado Depressão.

 

Adendo: quando o último "morador" da casa se juntou, ele era "o louco". Podemos ver que ele fez inúmeros desenhos "daquilo" que ele via.... Todos eram diferentes. Formas, tamanhos e expressões. Significa de forma desenhada pra quem não entende que: depressão não é igual pra todo mundo. Não diminuam a dor do outro porque seu monstro não é igual do outro.

Eu gostei muito do livro e, com certeza indico para que leiam (mesmo depois de terem visto o filme).

 

Lembrando: É A MINHA FUCKING OPINIÃO. NAO TO FALANDO QUE É ISSO E PONTO FINAL.
SE ACHARAM UMA BOSTA, QUANDO FOREM COMENTAR, NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR UMA TEORIA QUE SUPERE ESSA OU VOCÊ VAI SER SO UM BABACA.

Obrigada ♥️

 

Considerando dessa forma, acredito que o filme possa não ter sido tão bosta pra vc, que só esperava um suspense muito louco com várias mortes nada a ver.

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com