ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Escreva uma Sitcom!

21.01.2019

 

Roteiristas iniciantes geralmente bombardeiam nosso grupo com perguntas como “Qual gênero vocês gostam de escrever”, “Qual gênero mais lucrativo”, “Como escrever uma série de tal gênero”. Essas perguntas são compreensíveis, um iniciante geralmente é inseguro sobre suas próprias habilidades e tenta se apoiar na opinião dos outros para conseguir a aprovação para querer forçar-se a trabalhar. Eles querem crescer rápido, eles querem lucrar rápido. Longe de eu criticar, até hoje com um pouco mais de experiencia eu continuo a fazer perguntas semelhantes, e é bom lembrar que você não escreve para si, e sim para audiência, então a opinião alheia tem seu valor. Hoje eu vim apresentar uma solução, não é a única, para se começar no roteirismo, a de escrever uma sitcom.

 

Não posso afirmar com absoluta certeza que as sitcoms sejam o gênero mais fácil de se trabalhar, há pessoas que tem dificuldade com a comédia, mas é um bom gênero para entrar no mercado, ela possui facilidades que convém com os roteiristas iniciantes. Vamos as definições do que é uma sitcom: 

 

Sitcoms são séries de comédia, geralmente possuem a duração de 30 minutos na grade, ou seja, 25 minutos de série, 5 minutos de comercial, podendo variar, elas são escritas com espaçamento duplo, são gravadas em estúdio, e tem um roteiro mais técnico que as outras séries. As sitcoms são produtos baratos para televisão, já que geralmente não fazem uso de locações externas, e possuem um ritmo de produção acelerado, semelhante a novelas, muitas, inclusive, tem seus episódios escritos e gravados durante a exibição na mesma, tendo sala de roteiristas, o que pode dificultar o trabalho do roteirista com prazos curtos e mudanças drásticas de roteiro. Mas em contrapartida, seus roteiros são técnicos, ou seja, o roteirista que manda na série, o ritmo de produção chega a ser tão acelerado que o tempo de decupar o roteiro e adicionar cortes, indicações e etc chega a ser cortado, jogando tudo nas costas do roteirista.

 

Em fatores de audiência, uma sitcom pode muito bem atrair grandes audiências, garantindo sucesso e novas temporadas, que rentabiliza mais o seu produto, ou podem flopar logo de inicio, com a rejeição popular. Por isso o numero de sitcoms produzidas no exterior é enorme, são sitcoms entrando e saindo a todo momento. Podemos dizer que no Brasil não há muitos no ar, mas as que passaram fizeram sucesso e são lembradas pelo publico até hoje, séries como Sai de Baixo e A Grande Família são reprisadas até hoje, mesmo após o seu fim.

 

Quer saber mais como são escritas as sitcoms? Estruturas, criação de personagens e tudo o mais para sua série atingir o sucesso? Então conheça o livro vermelho do Roteirista Empreendedor e saiba mais sobre como escrever sitcoms, dramas e mais.
 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com